Técnica para Germinar Sementes – I


Vou mostrar uma técnica bem interessante para facilitar a vida e a germinação de sementes. Esse é meu método favorito e o que uso em praticamente todo plantio e essa técnica é excelente por vários motivos, um deles é que se você planta sementes que demoram para germinar pode acabar deixando de molhar algum dia ou vários e comprometer a germinação. A semente pode até sequer germinar por causa disso. Sementes precisam de umidade constante até germinarem e por isso essa técnica é muito eficiente. Além disso é muito prática pois diminui consideravelmente a necessidade de molhar as sementes. Então a maior parte do tempo você só irá observar se elas já germinaram ou não.

Aproveitei que ia plantar algumas sementes de amor-perfeito e fotografei todo o processo, mas antes da explicação há duas coisas muito importantes que você deve lembrar sempre que usar essa técnica:

Você deve adaptar a técnica às necessidades da semente que você vai plantar. Se precisa de luz como as camomilas deixe o recipiente em local com muita luz indireta e não cubra as sementes, mas sem sol direto, se precisa de escuridão total para germinar como o amor-perfeito deverá ser plantada a uma certa profundidade e bem coberta. Sempre pesquise as necessidades da semente que você pretende plantar, isso faz toda a diferença para o sucesso da germinação;

Leia o tópico Como Plantar SementesFaça tudo como foi descrito nesse tópico. Você verá que só irá acrescentar mais detalhes ao plantio, mas deve levar em consideração as observações do post, principalmente: a fase da lua, quais sementes deve plantar dependendo da estação do ano e o local ideal para deixar as sementes germinando (isso vai depender da semente que você quer germinar como foi dito no primeiro item), etc.

Materiais

- sementeira;

- sementes;

- plástico filme;

- agulha de tapeçaria (não é essencial);

- substrato de boa qualidade ou mistura adequada para germinação;

- húmus de minhoca (1 parte de húmus para 3 partes de substrato);

- vasilha plástica na qual caiba a sementeira com uma certa folga;

- caneta para retro-projetores (também não é essencial).

Como fazer

O primeiro passo, lógico, é escolher as sementes, mas nesse caso sugiro que você considere sementes de rápida germinação se for iniciante para testar a técnica e ver sua eficiência. No meu caso estou plantando amor-perfeito (que não é de rápida germinação, pelo contrário, demora que é uma beleza).

Lembre-se de pesquisar sobre a semente que irá plantar. Algumas não devem ser cobertas com substrato, outras precisam ser bem cobertas, algumas precisam de luz para germinar, outras não.

Sementes de amor-perfeito

Depois de você ter lido o post Como Plantar Sementes já sabe a fase da lua adequada entre outros detalhes importantes para o plantio, então pegue sua sementeira e com uma caneta para retro-projetores (é a única que pega no material do qual são feitas as sementeiras)  escreva o nome das sementes que irá plantar. Se for plantar várias sementes basta escrever acima de cada espaço para saber o que plantou e aonde. Quando for reutilizar a sementeira basta apagar os nomes escritos com cotonete e álcool.

Quando plantar não preencha todo o espaço com substrato, deixe abaixo do limite da sementeira, aproximadamente 1,5cm.

Sementes de amor-perfeito já devidamente plantadas

Depois de plantadas as sementes pegue a vasilha que você separou e na qual a sementeira caiba com alguma folga e coloque água preenchendo o fundo, mas de forma que fique abaixo da altura da sementeira.

Coloque a sementeira na vasilha com água e espere a terra umedecer por completo. É um processo rápido, não leva mais do que uns poucos minutos.

Pondo a sementeira de molho

Você vai perceber que já pode retirar a sementeira quando a terra estiver bem úmida na superfície e de maneira uniforme, sem nenhum ponto seco.

Terra já completamente úmida

Feito isso, tire a sementeira da vasilha e com o plástico filme cubra toda a superfície da sementeira deixando uma sobra de plástico em todos os lados para poder esticar e enrolar nas laterais de forma que em cima fique bem esticado.

Sementeira coberta com plástico filme bem esticado e preso nas laterais

Por fim faça 3 ou 4 furinhos em cada espaço plantado com a agulha de tapeçaria para troca de ar. Isso não é extremamente necessário. Na maioria das vezes eu confesso que não faço e nunca tive problemas por causa disso. Finalmente sua sementeira transformada em mini estufa vai ficar assim:

Todas as vezes que você notar que a terra está secando basta colocar a sementeira novamente na vasilha com água sem precisar retirar e colocar o plástico. Com a maioria das semente eu nem preciso molhar de novo, porque a umidade se mantém por bastante tempo quando é feito esse processo.

Outras alternativas

Você pode fazer tudo como foi descrito no post e ao invés de usar plástico filme colocar um pote de vidro transparente virado de cabeça para baixo para funcionar como estufa. É ainda melhor porque ele pode ser mantido por bastante tempo mesmo depois da germinação, enquanto o plástico filme deve ser retirado logo que as sementes germinarem para poderem ter espaço para crescer.

Com criatividade você encontra muitas formas de fazer estufas caseiras, como usar garrafas pet cortando e acoplando uma metade na outra; pode plantar em copinhos de plástico ou embalagens vazias de iogurte, principalmente aquelas que vem com 4 ou 6 copinhos e cobrir com plástico ou pote de vidro; embalagens quaisquer que tenham tampa transparente tipo as de tortas e bolos de padaria ou que você possa cobrir com plástico filme podem se tornar sementeiras também. Há muitas formas de criar sementeiras e em muitos casos ainda reciclar no processo ; )

Algumas das minhas sementes germinadas recentemente dessa forma

Essas são ipoméias e camomilas que botei na mesma sementeira. Pra se ter uma idéia eu plantei essas sementes no dia 21 de Outubro. As ipoméias germinaram no dia 23 e as camomilas no dia 24. As fotos foram tiradas no dia 25.

Sementeira com ipoméias e camomilas

Camomilas germinando

About these ads

185 Respostas para “Técnica para Germinar Sementes – I

  1. ola Bruna, plantei sementes de pinheiro abeto azul pincea não sei o que, acho que semeeie e depois dei uma leve mexidinha com os dedos, depois rego sempre demanha e a noite sempre deixo úmido mas não encharcado, coloco no sol da manha retiro no meio dia e depois as 6hra da tarde deixo mais um pouco no sol … bom fazem dois dias e nada, será que melo nossa semente? obrigado

    • Olá Alysson! O ideal é pesquisar sobre essa semente em especial, talvez ela tenha um tempo de germinação maior. Nem toda semente germina rápido. Infelizmente não tenho experiência com essa espécie para te passar, então sugiro que você pesquise sobre ela e descubra tudo que puder.
      Abraços Floridos

  2. Olá Bruna gostei muito do seu site,queria lhe perguntar, comprei farinha de osso para por nas plantas e gostaria de saber se você acha certo ou se acabarei estragando tudo?
    Obrigada querida e um lindo final de semana.

  3. Olá Bruna, gostei muito do artigo e como sou iniciante notei vários erros que estava cometendo. Esse me pareceu um ótimo método e bem simples, e irei tenta-lo em breve. Porém ja estou com uma germinadeira de isopor bem grande em andamento (era a unica que tinha vendendo na loja que comprei) e lá estão semente de rucula, alface, cebolinha, salsa, e 2 tipos de tomates há 2 dias. Comprei uma terra adubada para o plantio, recomendada pelo vendedor. Gostaria de saber se há diferença significativa para esse substrato misturado com homus de minhoca para esta terra que comprei, e se a criação da estufa é fundamental para a germinação dessas sementes. Seu site já está salvo nos favoritos. Muito obrigado!

    • Ps: as sementes ainda não germinaram, e como nunca vi germinando minha impressão é que nunca irão germinar kkk abraço

      • Olá Hugo! Esse mix de técnicas que passei é ótimo por isso, você pode acompanhar a germinação desde os primeiros estágios e economiza espaço, vasos e substrato. De qualquer forma não desanime. Depois que germinarem as primeiras você vai querer germinar tudo que ver pela frente, rs.
        Abraços Floridos

    • Olá Hugo! Essa terra adubada pode servir sim. Quanto mais soltinha melhor. Substratos que ficam muito compactos quando regados não são bons para germinação. A estufa não é fundamental, mas com certeza faz muita diferença. Se não dá para colocar nessas não tem problema, tome cuidado com as regas para não deixar as sementes desidratarem e espere as germinações. Mas numa próxima oportunidade use a estufa porque ajuda muito além de ser bem mais prática. Veja o post “mix de técnicas de germinação”, é exatamente o que tenho usado já há algum tempo.
      Abraços Floridos

  4. Tudo bem Bruna , queria saber da sua opinião ,comprei uns pacotinhos de semente de flores , mas já vai fazer 20 dias e nem sinal de germinar , é possivel ainda elas germinarem ? ou posso descartar a hipótese e utilizar os vasinhos para outro tipo de planta, se você puder dar sua opinião ficarei muito grato.

    • Olá Renato! Depende das espécies que você plantou. Algumas demoram muito para germinar. Se você nunca plantou e está começando agora eu posso te sugerir algumas espécies ótimas para começar e de germinação rápida : )
      Abraços Floridos

  5. Olá Bruna, tudo bem?
    Plantei tagetes e não germinou, eu cobri as sementes com terra – 0.5 cm e deixei na meia sombra. Seria melhor não cobrir a semente e deixar a pleno sol?
    Obrigado
    Julio

    • Olá Julio! As sementes podem ser antigas por isso não germinaram. Normalmente eu não cubro tanto as sementes, faço uma cobertura bem superficial. Só não deixe a plano sol, deixe à meia-sombra.
      Abraços Floridos

    • Olá Bianca! Só com o tempo e observando para saber. Se você fica muito ansiosa ou ainda é inexperiente tente germinar no algodão e depois passar para o substrato, já que você vê a germinação assim que o broto sai da semente.
      Abraços Floridos

      • Oi obrigado por me responde esta nascendo agora as plantas muito legal:)…..tenho também um lirio e este caido as frores gostaria de saber se pode deixar ou tem que corta elas obrigado…

      • Ola bruna obrigado por me responde:)tenho um pe de maracujá e esta sendo atacado por larvas já tentei de tudo e não deu certo você sabe alguma coisa pra me ajudar……

      • Olá Bianca! Eu não conheço nenhum defensivo que funcione com a larva minadora, o que sempre vejo como recomendação é retirar as folhas afetadas. Eu nunca tive esse problema aqui, então também não posso ajudar muito.
        Abraços Floridos

  6. Bom dia,
    Preciso plantar sementes de olho de cabra, que são muito duras e não nascem, como devo proceder para conseguir germinação.
    Aguardo e agradeço a atenção.

    • Olá Bernardo! Eu conheço a semente, mas nunca plantei. Infelizmente não tenho como te ajudar nesse caso. O ideal é pesquisar sobre a germinação dela especificamente para descobrir se há alguma particularidade ou alguma dica para quebra de dormência, etc. O que você pode tentar é deixar de molho por 24 horas na água ou no chá de camomila e depois plantar, mas isso é uma sugestão bem genérica que funciona com a maioria das sementes, não quer dizer que vai funcionar com essa.
      Abraços Floridos

    • Olá José! Veja os posts sobre as técnicas de germinação de sementes I e II e os posts Horta em Casa e Hortas em Garrafa Pet. Esses posts devem te ajudar bastante ; ) Além desses há posts sobre algumas espécies específicas como tomates, pimentas, salsinha, etc. Qualquer dúvida estou à disposição.
      Abraços Floridos

  7. párabems amiga seu bolg e censacional ajudas as pessoas sem nada em troca poderia ter mas pessoas assim o mundo seria bem, melhor bjs no coraçao

  8. Bruna Pimentel, estou com o mesmo problema com o ” Amor Perfeito” as vezes ele germina mas não consigo ver a planta ainda grande, vou tentar na sua estufa agora, em quanto tempo faço o transplante?

    • Olá Karla! O transplante pode ser feito 30 dias após o plantio. Normalmente é o tempo que eu espero. Só transplanto antes quando vejo que a planta está bem resistente e o recipiente pequeno demais.
      Abraços Floridos

    • Olá Assis! Eu esperaria até abrirem completamente as folhas e já faria o transplante, mas se o vaso for de bom tamanho pode deixar as mudas nele. Deixe as mudas recém transplantadas em local sem sol direto pelo menos nos primeiros 15 dias.
      Abraços Floridos

  9. Oi, gostaria de saber o seguinte:
    1. As camomilas e alfazemas precisam ficar expostas no substrato?
    2. Se eu cultivar sementes que germinem em temperaturas altas eu terei que colocar a mini estufa no sol?
    3. Quanto tempo demorou para seus amores perfeitos nascerem?

    Obrigado :D Fica Com Deus :D

    • Olá Lynnyker! As camomilas precisam ficar expostas sim, não devem ser cobertas, já as alfazemas eu nunca plantei, então não sei te dizer, mas acredito que não há problema se ficarem expostas desde que haja umidade suficiente para germinarem. A estufa não deve ficar no sol, independente do tipo de semente. A estufa é feita para gerar o calor necessário para a germinação. Meus amores perfeitos levaram por volta de 20 dias para germinarem, mas nunca consegui cultivá-los com sucesso. ; (
      Abraços Floridos

  10. Comprei sementes de cravos e já vou plantá-los em
    copinhos plásticos, como vc nos ensinou. Amei seu blog. Parabéns e gratíssima!!! Abraços! Gostaria de receber seu e-mail com o Programa das fases da lua. Obrigada!

  11. amei , esto começando a gostar de jardinagem e comecei um jardim na casa de minha filha e uma chácara, estou amando mas preciso aprender mais sobre jardinagem gosto muito de flores, e també
    vou fazer um canteiro de verduras…

    • Olá Tiago! Você pode usar essa técnica a princípio. Não posso te ajudar de forma mais específica nesse caso porque nunca germinei sementes de vinca, então não tenho experiência.
      Abraços Floridos

    • Olá Katia! Não tenho experiência com essas espécies. Morango já plantei e germinei, mas é chatinho. Infelizmente não posso te ajudar muito nesse caso, mas sugiro que você pesquise especificamente pela germinação de cada espécie. Além disso tome cuidado com a umidade pois em excesso apodrece as sementes e se faltar elas podem desidratar e não germinam mais.
      Abraços Floridos

  12. Oi Bruna
    Moro em fortaleza onde 90% do ano faz sol, então resolvi plantar girassóis ;
    Para fazer as mudas vc fala em usar além do húmus, substrato, é o polém?
    Aqui nos locais onde se vendem mudas eles vendem adubo orgânico que se chama bargana mistura de arisco c palha de coqueiro mas não sei se para mudas da certo . Obrigada pela atenção abraços floridos e ensolarados

    • Olá Cida! Húmus é produzido por minhocas, essa bargana eu não conheço então não posso te afirmar que tem o mesmo efeito. O húmus é realmente muito bom para as plantas.
      Abraços Floridos

  13. OI BOM DIA PROCURANDO INFORMAÇAO COM FAZER SEMEATURA DE MORANGOS ACHEI VC,GOSTARIA DE SABER SE POSSO ESTAR FAZENDO DO MESMO JEITO ACIMA UMA ESTUFA, E GUANDO GERMINAR COLOCA SE AMA MUDA EM CADA VASO, POR VOU PLANTAR EM VASOS,NAO SÓ MORANGOS MAS TAMBÉM RÚCULA E SALSA. ESPERO RESPOSTAS DEUS DE JÁ AGRADESÇO

    • Olá Joana! Pode usar essa técnica para morangos sim e também para a rúcula e salsa. A rúcula, aliás, depois de 2 ou 3 dias já começa a germinar. ; )
      Abraços Floridos

  14. Ola Bruna como eu faço pra plantar semente de pimentinha de cheiro?? eu posso usar essa tecnica do papel filme??? A semente que eu tenho é fresca, eu tenho que colocar ela no sol antes??? Me ajude por favor

    • Olá Deuci! Você pode usar essa técnica que funciona muito bem para pimentas. Eu costumo germinar as minhas usando primeiro algodão e depois passando para os vasos com plástico filme. Veja o post “mix de técnicas de germinação” que tem toda a explicação. Veja também o post “pimentas” que vai te ajudar bastante.
      Abraços Floridos

  15. Pingback: O Dilema das Sementes | Os Saberes do Jardim·

  16. Boa tarde,
    olha eu gostei de sua tecnica de amor_perfeito , mas eu so preciso saber com quanto tempo devo fazer o transplante ou com quantos centimetros e se ela pode ser cultivada em .

    • Olá Elisabeth! Quando a muda tiver 30 dias você pode transplantar. Se você achar que a muda ainda está muito frágil não transplante, mas normalmente com 30 dias já é possível trocar a muda de vaso.
      Abraços Floridos

  17. Eu fiz essa técnica nas camomilas mas já faz 15 dias e nada de germinarem,elas ainda podem germinar ou devo fazer outra tentativa?

    • Olá Karina! As sementes de camomila germinam bem rápido, mas não devem ser cobertas, apenas colocadas sobre o substrato. Além disso as sementes podem estar velhas. Sementes de camomila quando estão mais antigas não germinam mesmo. Outra hipótese é ter sido umidade demais ou de menos, mas as outras duas são mais prováveis. Eu faria uma nova tentativa.
      Abraços Floridos

  18. ola querida bruna..gostaria de saber se para a semente de pimenta germinar o solo precisa estar sempre umido?quanto tempo leva?precisa de sol ? obrigada …….

    • Olá Jana! Precisa de solo úmido sim, mas sem sol. Deixe os vasos com as sementes para germinar à meia sombra. Normalmente pimentas germinam de 7 a 15 dias após o plantio. Essa técnica usando plástico filme e a técnica de germinar no algodão funcionam muito bem com pimentas. Eu associo as duas, veja o post mix de técnicas de germinação que publiquei recentemente.
      Abraços Floridos

  19. ótimo blog, parabéns pela iniciativa de deixar dicas valiosas como estas que vc nos abençoou…fico feliz de aprender um pouco mais…pois nesta vida, nunca sabemos tudo…valeu Bruna,,,

  20. fiz uma besteira com minhas flores, plantei muitas sementes no mesmo buraco e agora as mudas estão nascendo coladas. oque fazer ?

  21. Muito bacana, tentarei dessa forma, eu tive um sério problema para germinar sementes de pimenta, essa coisinha não nasce por nada.
    Até que eu vi um post sobre a criação de uma estufa feita em casa, antes eu só conseguia germinar 1 a cada 10, agora com a estufa eu germino 7 a cada 10.
    Para compartilhar a ideia, segue o link da estufa, ele é boa porque é barato de se criar e tem todas as características de uma industrial, sem contar que por ser pequena cabem em qualquer buraco:

    http://www.tudoemvolta.com.br/2013/11/estufa-agricola-plantas-eletrica-caseira.html

    • Olá! Sementes de pimenta não são difíceis de germinar, mas sementes velhas raramente germinam e no frio só com estufa. Sendo a semente fresca e tendo calor e umidade é só questão de tempo. Nessa época do ano não precisa nem usar estufa, só em épocas mais frias. De qualquer forma esse modelo de estufa eu nunca tinha visto e é muito interessante.
      Abraços Floridos

  22. Pingback: Mix de Técnicas de Germinação | Os Saberes do Jardim·

  23. oi menina. tenho mudas de tomate cereja/salada,salsinha,mangericao,cebolinha e outras, nunca reparei nesse fungo.achei interessante o leite.seus artigos me mantem atualizado e alerta.CONTINUE ASSIM.

  24. Pingback: Horta em Casa | Os Saberes do Jardim·

  25. As sementes que você comprou foram de rosas coloridas? Elas são realmente coloridas? Estou pesquisando para comprar sementes para cultivo de rosas coloridas, arco-iris, azul, black, verde,roxa, mas tenho medo que seja mentira. Você sabe de alguém que comprou e eram coloridas mesmo?

      • Ol Bruna, agradeo pela sua ateno. Obrigada pelas dicas de como cuidar do mofo cinza nas minhas begonias. Que Deus lhe abenoe.

        ________________________________

  26. Olá Bruna, eu preciso germinar sementes de Cyca Revoluta. Devo lavar as sementes antes de usar a sementeira? Elas gostam de muita água? Demoram quanto tempo para germinar? depois de germinar, onde devo plantá-las? Obrigada.
    Marília Gardini

    • Olá Marília! Eu nunca germinei esse tipo de semente. Não conheço as necessidades dessa planta. O ideal seria você pesquisar especificamente o cultivo delas. Infelizmente não consigo te ajudar nesse caso. : (
      Abraços Floridos

  27. Olá, Bruna! Estou por aqui de novo: amei as suas dicas! Será que você poderia, por favor, enviar o arquivo do programa que usa para acompanhar as fases da lua? Muito obrigada! Um grande abraço!

  28. Olá!
    Muito boa a matéria!
    Estou com sementes de amor perfeito e uma floreira para planta-las na varanda.. nesse caso é necessario transferi-las para um jardim depois? ou elas resistem no espaço da floreira?
    to pensando em plantar duas minis kalanchoes junto, tem como?
    Obrigada!

  29. Bom dia. Plantei salsa lisa, salsa crespa, alecrim, sálvia, lavanda, manjericão, pimenta, tomilho entre outros. Plantei em sementeira como a sua, mas ainda não tinha visto sua dica de estufa. Então, só três dias depois que coloquei o filme plástico. Aqui no meu apto nessa época do ano não tem muito sol, só um pouco na parte da tarde, estou com medo delas não germinarem. Aqui em Belo Horizonte não está tão frio e nem tão quente nessa época. Quanto tempo você acha que posso esperar até desistir dessas sementes?

    • Olá Gabriela! Depende da semente. Manjericão e tomilho por exemplo germinam rápido, já a pimenta demora mais, então não tem um prazo exato. Eu costumo esperar por 30 ou até 45 dias. Esqueço o vasinho e se nesse tempo não nascer nada eu cavo delicadamente até a semente para ver se há sinal de germinação, se não houver eu descarto.
      Se você tiver muita dificuldade faça uma estufa, porque a maioria das sementes precisa de calor para germinar.
      Abraços Floridos

  30. Olá Bom dia!! fiz ontem uma mini horta mais qual quantidade de agua posso usar hoje de manhã joguei água duas vezes por achar que estavam secas fiz aquela horta de garrafa pet na horizontal e coloquei sobre luz indireta..me ajude por favor..
    Kelly Natalia

    • Olá Kelly! As mudas não estão pegando sol? Porque recém plantadas podem sentir mesmo. De qualquer forma, mesmo se colocadas à meia-sombra, dependendo da espécie e se fizer muito calor, elas sentem e nesse caso não adianta ficar colocando água porque dificilmente elas se recuperam. : (
      O ideal é colocar água sempre no começo da manhã bem cedo ou no fim do dia sem sol. Só tome cuidado com o excesso de água, porque pode apodrecer as raízes.
      Abraços Floridos

  31. Bom dia, Estou querendo cultivar Amor Perfeito mas moro em Fortaleza-CE, aqui eh uma cobertura, tenho meia sobra , mas também tem vento… essa planta resiste ao vento? se fechar as janelas da varanda creio que fara calor para ela. A temperatura aqui varia de 24 a 30 graus. Qual a chance de ela florar e permanecer assim? .
    Parabéns pelo blog, estou adorando.
    Obrigado.

    • Olá Izanice! Até acho que eles resistem sim, mas eu evitaria. Se você conseguir manter uma boa rotina de adubos eles podem ter um bom desenvolvimento, mas realmente não é o clima ideal para amor-perfeito. De qualquer forma, se você gosta plante, tente, pode dar certo. ; )
      Abraços Floridos

  32. amigo dos amigos e amigo plantei algumas mudas ou seja sementes de amor pefeito mas como faço para deixa em semi sombra srsr seria em uma varanda onde nao bate sól?

    • Olá Daniel! Adubo sempre ajuda, mas amores perfeitos gostam de climas amenos. Mesmo tendo adubo, se as condições não forem boas eles vão crescer lentamente mesmo.
      Abraços Floridos

      • Cara Bruna .Obrigada por todos os emails que voce envia p/ mim.Por favor envia de novo os emails que ensinam sobre a adubao, eu perdi todos, no sei o que houve com o computador apagou tudo apertei algum lugar errado. Obrigada.

        ________________________________

      • Olá Tania! Procurei e não achei nenhum e-mail sobre adubo que eu tenha te enviado. Deve ser o post sobre adubos. Nesse caso é só acessar no blog. Pesquise adubo e você vai achar o post. ; )
        Abraços Floridos

      • Ol Bruna, perdoe-me, perdi os emails que ensina a adubao. Olhei rapidinho e depois entrei e j no consegui achar mais. Apagou tudo. Por favor envia de novo p/ mim. Essa tcnica de molhar o esterco muito boa, quero seguir passo passo. Obrigada

        ________________________________

  33. Plantei salsa, cebolinha, pimenta dedo de moça nos vasos de plastico de 80cm por 18cm junto com as sementes. A salsa deu quer foi uma beleza. A cebolinha não vingou. Plantei as pimentas no lugar e estão com 20cm de altura. Maravilha. Comprei tudo isso na Cobasi também. Meu filho comprou sementes de amor-perfeito, bela-da-noite, cravo chabaud, lupinus variado, onze horas, pimenta de caienne, Colocou em copinhos de plastico com furo como vc disse mas não cobriu. Molha com vaporizador e a noite deixa debaixo de uma lampada dicróica azul (Disseram que é para melhor germinação. E tem uma vermelha que disseram colocar pos nascimento)-Isso procede. Eu nunca fiz. Como nenhuma germinou em 20 dias ele trouxe aqui em casa e deixo no quintal com luz indireta. Já passou uma semana e nada germinou. Podes por favor me enviar o programa das fases da lua a cada mês e o início das estações do ano com hora e dia exatos.
    Obrigado

    • Olá Álvaro! Salsa dá com muita facilidade mesmo. A cebolinha eu sugiro plantar a partir do bulbo da planta adulta. Tem um post sobre isso no blog.
      Já ouvi falar sobre as lâmpadas adequadas, mas nunca usei e nunca fiz uma estufa nesses moldes então não sei exatamente o que te indicar nesse caso.
      Técnicamente na estufa era pra ter germinado porque é um ambiente controlado. Fora da estufa nessa época do ano pouca coisa via germinar. A maioria das plantas não gosta do frio.
      Mais tarde envio o arquivo, estou sem ele agora para mandar.
      Abraços Floridos

  34. oi
    por gentileza,gostaria de saber se tem que fazer algum furinho embaixo dos potinhos,antes de colcoar as sementes na sementeira-obrigada

  35. Muito boa a matéria, a melhor que achei até agora sobre germinação de sementes. Recentemente eu comprei várias espécies de sementes de plantas que dão flores e estou super ansiosa para começar a plantar, mas vi sua dica sobre a fase da lua e vou aguardar até o inicio da lua crescente. Outra coisa Bruna, no seu outro post sobre como plantar sementes vc indicou o biomix, mas não achei por aqui onde moro. Comprei uma terra adubada que vem com húmus de minhoca, e gostaria de saber se ela vai servir para eu plantar as sementes tranquilamente? eu vou começar plantando Verbena, Cravinas e Petúnias e amor perfeito, de acordo com a embalagem e o site onde comprei, todas as sementes podem ser plantadas durante o outono e inverno, Todas as minhas sementes são da Isla, compradas no site Toca do Verde, essa marca é boa de trabalhar?
    Obrigada pela excelente matéria.
    Beijos!

    • Olá Jéssica! Pode usar essa terra sim, mas observe se ela não seca muito rápido. De qualquer forma use a técnica do post e você não deve ter problemas.
      A Isla é uma boa marca sim.
      Abraços Floridos

  36. Olá!!! Amei seu blog, está de parabéns!!! Bom preciso de sua ajuda, as plantas que mais gosto são rosas, daí comprei sementes de rosas raras, (azuis, verdes, negras, etc), porém a única coisa que entendo é de molhar,(pq minha mãe me obrigava quando criança), mas agora quero cultivar estas belas plantas, e simplesmente não sei como! Fase da lua, que tipo de vaso, (já que é para dentro de casa), quanto tempo leva, pode me ajudar? Além de me fazer um bem danado, vou fazer bonito com a amada. Bjs,
    Itamar Lopes Uberlândia-MG

    • Olá Itamar! Muita gente me faz perguntas sobre o cultivo de rosas e eu nunca sei dar boas respostas… Acho que vou comprar uma muda pra aprender e poder trocar experiências, rs. Eu realmente não entendo nada do assunto. Vou ter que te sugerir que procure blogs ou fóruns especializados em rosas para conseguir melhores informações.
      Quanto a lua plante na crescente ou na cheia tudo que cresce acima da terra.
      Abraços Floridos

    • Olá Carolina! Eu não conheço nenhum nome específico para essa técnica. A outra técnica que eu já usei é a do papel toalha que passei no outro post Técnica para Germinar Sementes II e tem também a técnica do algodão, mas essa eu nunca usei.
      Abraços Floridos

  37. plantei as sementes. Elas nasceram, mas, não teve crescimento! notei que aos poucos o caule ficou meio que …. podre ou mucho. não sei se foi por ter posto meuita agua ou o substrato não ter uma boa drenagem… não sei. Você sabe algo a respeito? será que se eu plantar somente no humus de minhoca e regar todas as manhãs resolveria? Fortaleza -CE

    • Olá Jhon! Se ficou podre provavelmente foi excesso de água mesmo. Eu não sugiro plantar somente no húmus. Faça outro vaso, mas com substrato e húmus misturados.
      Se você usou a técnica que passei não deve regar mais depois que cobre com o plástico filme, nem após nascimento da muda se ainda mantiver o plástico. Mesmo depois de tirar onomástico, normalmente o substrato ainda mantém a umidade por dois ou três dias dependendo do clima.
      Abraços Floridos

  38. ola recentemente minha ame comprou sementes de oregano plantou direitnho faz mais de 21 dias e naõ germinou o que pode ter ocorrido ??

    • Olá Carlos! Se você mora em local mais frio pode ter sido esse o problema. Aqui em SP não tem nascido mais nada do que planto já faz uns 10 dias. Mas pode ter sido falta de umidade ou excesso, ou até mesmo a semente pode ser velha demais e nesse caso normalmente elas não germinam.
      Abraços Floridos

  39. Gostei muito da matéria, me ajudou muito. Essa técnica pode ser feita em copo plástico?
    Muito obrigado.

  40. Oii plantei amores-perfeitos e em 10 dias germinaram (moro na paraiba) eu coloquei elas em uma estufinha feira cm um aquario q eu tinha ^^…..Maior felicidade é ver elas crescendo…eu nao enterro as sementes simplesmente jogo encima da terra , em 4 dias ja estao colocando rabinho fora da semente rsrsrs

    • Olá Dominik! Que ótimo que você conseguiu germinar amor-perfeito! Essa planta não costuma germinar com tanta facilidade, ainda mais em local tão quente.
      Abraços Floridos

      • Cara Bruna estou tendo dificuldades de conseguir um local mais apropriado p/ colocar as sementeiras p/ elas germinarem melhor, por favor me indica onde é o melhor local p/ deixá-las, p/ que germinem com mais sucesso. Semeei gerânios, oteospermum e verbena, não sei se a época é ideal. Aqui onde moro nessa época do ano é muito frio, sul de Minas, a temperatura chega até 6 graus á noite. Não tenho estufa por isso estou com minhas sementeiras de cá prá lá e de lá prá cá. Olha não sei o que fazer me ajuda. Estou com vontade de comprar uma estufa, gostaria que me indicasse onde comprar. E quero adquirir também um termômetro. Só preciso saber onde comprar. Obrigada.

        ________________________________

      • Olá Tania! O local ideal é o que tem muita luz, mas sem sol direto. No frio são poucas as sementes que germinam. Essas que você mencionou eu nunca semeei então não sei qual é a preferência delas, mas gerânios normalmente gostam de frio.
        A estufa pode ser qualquer vidro ou isopor que caibam os vasos. Os vidros, o termômetro e o termostato você pode comprar em lojas de aquarismo, algumas lojas de animais também costumam ter. Já o isopor normalmente em supermercados você acha.
        Abraços Floridos

  41. Quanto tempo as sementes de amor-perfeito costumam germinar e qual a profundidade que devo colocar as sementes, no fundo mesmo?

  42. Olá, Bruna, gostaria de receber informações sobre germinação de sementes do tomate cereja. Desde já agradeço.
    Abraços,
    Emerson

  43. Olá Bruna, essas sementeiras que vc usa são bem legais, aqui na minha cidade não acho e na internet só achei no mercado livre com 30 espaços e vem lá da bahia…pequenas iguais as suas são legais, onde eu poderia achar? vc compra pela net?
    Obrigado, grande abraço!

    • Olá Fabio! Eu compro na Cobasi, uma loja de animais que tem um ótima seção de jardinagem. Mas você pode usar potes de iogurte. Compre aqueles iogurtes que vem com 6 unidades, faça furos no fundo dos potinhos com um prego aquecido e use como sementeiras. : )
      Abraços Floridos

      • Olá Bruna, perdoe-me mas perdi o calendário das fases da lua,por favor me manda de novo. Obrigada.

        ________________________________

  44. gostaria de saber se é possivel plantar morangos, sendo que moro em sao luis – maranhao. jà tentei e nunca nasceu. tem alguma técnica boa? Obrigada

    • Olá Leonice! Eu sugiro a própria técnica do post. É a que eu uso para plantar morangos e várias outras sementes. Você pode tentar e talvez tenha mais sorte com as germinações : )
      Abraços Floridos

  45. oi Bruna é possivel vc me mandar uma foto de morango quando começa a nascer ,tenho procurado na web mas ñ achei nada desde já agradeco.

    • Olá Cleuza! Eu jurava que tinha, mas não encontrei nos meus arquivos. De qualquer forma eu vou plantar hoje mesmo ou amanhã algumas sementes novas, entre elas morangos. Depois devo fazer um post sobre o desenvolvimento deles, mas assim que germinarem eu mando uma foto para você. : )
      Abraços Floridos

  46. Bom dia.

    Estou precisando de uma ajudinha, tenho algumas sementes de rosas e gostaria de saber quais os cuidados para planta-las para que obtenha sucesso na germinação. tem algum mistério ou posso usar este método de germinação que indicou para o amor – perfeito.

    Desde já muito obrigado por fazer nos iniciantes terem sucesso com nossos jardins.

      • Obrigada por todos os emails enviados p/ mim. Por favor envia de novo p/ mim a tecnica de como montar sementeiras, como empotinhos de iogurtes e cobrir com papel filme… perdi os emails. Desculpe-me eu tinha de ter salvo e não salvei. obrigada…

        ________________________________

      • Oi Tania! Eu já respondi por e-mail há algum tempo, mas agora que vi que não coloquei a resposta aqui também. Como pode servir ara outras pessoas, segue a resposta:
        Para ver novamente qualquer post antigo basta acessar o blog, http://saberesdojardim.wordpress.com/. Ao acessar pesquise por categoria ou pesquise no blog o que deseja ver. Também é possível ir vendo todos os posts na ordem em que foram publicados, mas se o que você quer for algum mais antigo você precisará passar por várias páginas.
        Abraços Floridos

  47. Olá Bruna, plantei camomila, nasceu um pezinho que não sei se é de mato ou camomila, pesquisei teu blog para ver se tinha uma foto de uma mudinha com umas quatros folhinhas, como a minha. Vou ficar acompanhando teu blog. Um grande abraço

  48. Ah, ia esquecendo, existe um mês mais favorável para semear as sementinhas de amor-perfeito? Moro em local muito, muito quente! Abraços!

    • Olá Elzeli! Amor-perfeito gosta de clima bem ameno. Para quem mora em locais quentes leia-se friaca, rs. Em locais quentes dificilmente amor-perfeito vai germinar e se germinar não deve resistir ao calor : (
      Se você qusier tentar espere a época mais fria do ano.
      Abraços Floridos

      • Queria saber quantas sementes de morango eu coloco em cada potinho, pois elas são muito pequenas e tenho medo delas não germinarem. Outra pergunta, como retirar as sementes do morango e pode guardar algumas para planta depois? BJS gosto de plantas frutíferas mais sou leigo nisso OBG.

      • Olá Bruno! Sempre apenas uma semente por pote ou vaso independente da espécie. Não coloque mais do que uma senão o crescimento fica prejudicado e mudas de morango são minúsculas sendo quase impossível separar.
        Eu nunca retirei sementes de morango. Sempre compro o saquinho com as sementes então nesse caso não posso te ajudar.
        Independente da forma como você vai tirar as sementes pode guardá-las para plantar depois sem problemas.
        Abraços Floridos

  49. Amei suas dicas e se possível, gostaria de receber o programas das fases da lua a cada mês e o início das estações do ano com hora e dia exatos, vc poderia me enviar? Grata!
    Elzeli

  50. Oi, adoro plantas, flores, mas não sei bem como cuidar, comecei plantando feijões com as crianças, tenho um jabuti que adora as folhas, coloco os feijões em potinhos de danone e dou pla ela!!! Aí comprei sementes de tomate, nem sei direito porque, na anciedade coloquei 3 sementes em cada potinho, caso uma não nascesse teria mais 2 para tentar…..KKKKK, nasceram todas , e são mais de 10 potinhos, e procurando ajuda cheguei aqui, agora quero plantar sementes de flores, li e quero ler muito mais, adorei, por favor me mande o programa das fases da lua, agradeço, bjs

    • Olá Regina! No começo muita gente comete esse erro de colocar várias sementes pra germinar juntas (eu inclusa, rs), mas o ideal é você tentar separar e replantá-las separadamente deixando uma por pote ou vasinho. Se o espaço for pequeno use copos descartáveis, mas faça furos no fundo ou, se não fizer, tome muito cuidado para não encharcar.
      Para começar com o pé direito direito com as flores eu sugiro ipomoeas : )
      O arquivo já foi enviado parao seu e-mail.
      Abraços Floridos

  51. Se possível, gostaria de receber o programas das fases da lua a cada mês e o início das estações do ano com hora e dia exatos.

  52. Pingback: Um dia de jardineira « Os Saberes do Jardim·

  53. Cara Bruna. Adorei suas explicações sobre como fazer uma sementeira. Gostaria muito que voce me explicasse sobre a fase da lua, eu verdadeiramente não entendo nada, por favor me explique como olhar a fase da lua p/ montar as sementeiras, e se tem influencia também a fase da lua ao plantar mudas de plantas e quais são as fases melhores p/ as plantas florirem mais, como no caso dos geranios. Gostaria muito que voce postasse como fazer sementeiras de verbenas, pois ja tentei plantar varias vezes e não tive sucesso. Aguardo sua resposta. Obrigada. Tania

  54. Ola Bruna, posso fazer essa mesma tecnica para germinar sementes de pimentas Bhut Jolokia?? Desde ja agradeço,

    • Olá Rodrigo! Com certeza. Eu germinei muitas pimentas assim (inclusive a bhut) que agora já estão dando frutos. : )
      Depois vou fazer um post sobre toda a evolução de algumas das minhas mudas de pimenta.
      Pode usar a técnica que funciona muito bem. Só tome o cuidado de verificar os vasos e sementeiras periodicamente dependendo do lugar onde você more. Se morar num lugar muito quente a tendência é que sequem mais rápido e as pimentas levam de 5 a 10 dias para germinar. Por outro lado, se você mora num local mais frio também mantenha maior atenção porque no frio elas ou não germinam ou demoram bem mais do que o normal o que provavelmente fará com que você precise molhar a terra algumas vezes até a germinação.
      Abraços Floridos

  55. Amei o se blog, foi o primeiro que explica direitinho como fazer uma sementeira e os demais detalhes. Posso fazer isso com alface, rúcula e outras verduras. Quantas sementes posso colocar em cada vasinho????

    • Olá Adeliana! Sempre uma semente só por vasinho. Você pode até colocar duas se for um vaso maior, mas compensa comprar vasinhos em maior quantidade e plantar apenas uma semente em cada um.

      Abraços Floridos

  56. boa noite menina, amei o seu blog, fiquei dia inteiro de hoje palnatando sementes, haja tuperwares velhos rs, ate grão de bico plantei, tudo etiquerado. vms ver no quevai dar, se nada der ao menos me diverti masa acredito que logo cmeça a germinar minhas sementes e quando isso acontecer eu volto pra dizer quais germinaram, são muitas. bjsno coração.

    • Oi Tereza! É muito bom plantar sementes e depois ver várias mudinhas crescendo. Cuidado porque vicia, rs
      Boa sorte com as germinações e dê notícias de quais germinaram.
      Abraços Floridos

  57. bom dia muito obrigada pelas dicas q vc nos dá.
    fiz ontem minha primeira tentativa (plantei algumas sementinhas)graças aosseus incentivos q vc posta aki
    um abraço
    soraia mello
    OBS devo t pertubar com algumas duvidas heim…bjs

  58. Ola’… Resolvi deixar aqui meu comentario sobre os amores perfeitos. A germinacao e mesmo looooonga e eles realmente se dao muito bem em climas mais frios. Observei que umas sementes que devem ter sido levadas pelo vento ( eu tinha plantado mudas nos canteiros da casa meses antes)nasceram muito tempo depois em uns pequenos espacos proximos da porta de casa.

    • Olá Mariete! Aqui em SP essa é a melhor época para começar a semear o amor-perfeito. No calor é muito difícil germinarem : (
      Que bom que você tem bons resultados com eles. São plantas lindas!
      Abraços Floridos

    • Olá Sueli! Eu também tenho dificuldade de germinar amor-perfeito. É uma planta que aprecio o clima ameno, leia-se frio, então dificilmente vai germinar no calor. Eu plantei no calor, ainda em março, mesmo sabendo que seria difícil a germinação naquele período, mas estou aguardando. Como faço o esquema das estufinhas o substrato se mantém muito tempo úmido então só observo basicamente e quando vejo que está começando a perder a umidade, o que demora bastante, coloco na vasilha com água novamente.
      Considerando meu insucesso não consigo te ajudar muito :( , mas sugiro que você insista especialmente agora que está começando a cair um pouco a temperatura.
      Abraços Floridos

  59. Pingback: Ipomoea Quamoclit « Os Saberes do Jardim·

  60. Adorei as informações!!! Sou completamente leiga em jardinagem e não tinha idéia de como plantar sementes, segui o seu passo-a-passo e plantei algumas sementes de Bellis, Alegria de jardim e Tagete na noite do dia 20/03 e hoje notei que a Tagete está começando a germinar, fiquei muito feliz. Realmente é muito legal ver “acontecer”, diferente de comprar a planta já na floricultura… é especial.
    Obrigada pela ajuda. =)

    • Olá Caroline! Prepare-se porque plantar sementes é altamente viciante, rs. São bem legais para começar também ipoméia, morango, mosquitinho e as dálias. Todos germinam super rápido. Aliás, bom saber que o tagete é de rápida germinação, vou experimentar. ; )

      Qualquer dúvida sinta-se à vontade para perguntar aqui pelo blog ou para me mandar um e-mail.

      Abraços Floridos

  61. Pingback: Como Cuidar de Mudas « Os Saberes do Jardim·

    • Olá Ariel! Pode sim. Funciona muito bem com todas as sementes que já testei, inclusive morangos. Só resista à tentação de colocar várias sementes em cada parte da sementeira ou muitas no mesmo vasinho, porque o crescimento ficará prejudicado. Coloque uma semente por nicho da sementeira ou no máximo 3 em cada vasinho dependendo do tamanho e fique trânquilo porque sementes de morango costumam ter uma taxa de germinação bem alta. ; )

      Abraços Floridos

      • oi bruna vc pode me dizer como sao as folhas do morangueiro quando comessa a nascer…
        me responde outra coisa vc me adoa uma muda de morango obrigado me responde o mais rapido possivel obrigado denovo…

  62. Adorei o post!!
    Minha camomila está do mesmo tamanho da foto que vc colocou aq ^^
    demora qnt tempo pra que eu possa colocá-las num canteiro?
    obrigada

    • Olá Lívia! As minhas eu transplantei para um vasinho maior com uma mistura de substrato (biomix), húmus, farinha de osso e torta de algodão. Cobri com plástico filme para fazer uma mini estufa e elas começaram a crescer super bem. Quando começaram a passar do vaso eu retirei o plástico filme, mas o crescimento é visivelmente menor agora. Se você puder colocar num vaso maior e fazer a estufa elas devem crescer rápido. Quanto maior o vaso melhor porque mais tempo elas ficam em um ambiente com umidade e calor que elas adoram ; )

      • Olá Regilaine! Já vi uma pessoa comentando que plantou um morango inteiro e nasceram várias mudinhas. Particularmente eu nunca fiz isso e não acho que seja a melhor opção porque as mudas vão nascer muito juntas e será bem difícil separar depois. Mas se você quiser pode tentar. Eu sugiro que você use essa técnica mesmo que eu passei aqui, só que ao invés de plantar a semente plante a fruta inteira.
        Abraços Floridos

  63. Olá Bruna, boa tarde!
    Eu plantei algumas sementes de amor- perfeito e elas germinaram, mas não estão crescendo, estão com2cm mais ou menos a quase um mês. É assim mesmo?
    Qual o momento certo p/ transplantá-las p/ o jardim?
    Adoro seu blog é ótimo!
    Obrigada
    Bjus

    • Oi Regina!

      As minhas estão na mesma, germinaram e estão estagnadas, mas muito pequenas para serem transplantadas, mas pelo que já pesquisei sobre o amor-perfeito isso é normal, especialmente agora que o clima está mais quente, amor-perfeito prefere climas amenos. Deixe o vaso ou sementeira com as mudinhas na meia sombra. Amor-perfeito não suporta bem o sol forte.

      Eu estou preparando um post só sobre eles, adoro amor-perfeito, mas estou conduzindo alguns experimentos para dar boas dicas, rs, então ainda estou aprendendo mais sobre eles também , mas qualquer coisa me pergunte e vou ajudar no que puder ; )

      Abraços Floridos

    • Olá
      Gostaria de plantar amor perfeito direto no jardim, é possível? Pensei em fazer canteiros sob as arvores do quintal. É desejável fazer umas estufas individuais nos pés das árvores?

      • Olá Danielle! É possível sim, mas depende muito do local e da época do ano. Agora nos meses mais quentes vai ser difícil conseguir sucesso com os amores-perfeitos e se você mora em local que é quente o ano todo eles provavelmente não vão germinar.
        Eu nunca fiz estufas em locais abertos, direto na terra, mas você pode tentar. O fator de maior importância é mesmo o clima para o amor-perfeito. Eu mesma nunca tive sucesso com eles ; (
        Abraços Floridos

    • Excelente matéria. Qual o tempo médio para a germinação das sementes
      mais comuns, cumpridas, naturalmente, todas as etapas do plantio?
      Muito obrigado.

      • Olá Henio! Fico feliz que tenha gostado do post. : )
        Varia muito o tempo de germinação dependendo da espécie. Pepinos e tomates germinam em 2 ou 3 dias, mosquitinho e ipoméias também germinam muito rápido, pimentas em geral levam entre 7 e 15 dias, já os amores-perfeitos, miosótis, aquilégia, entre outras demoram bem mais para germinar.
        Abraços Floridos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s