Plantando Cebolinha


Eu já falei sobre a cebolinha (allium fistulosum) aqui blog e comentei um dica ótima para plantá-las a partir de maços comprados em mercados ou feiras. Foi nesse post aqui que eu falei sobre isso: http://saberesdojardim.wordpress.com/2010/10/25/cebolinha-allium-fistulosum

Como a cebolinha é um assunto bastante procurado no blog achei que seria interessante mostrar um passo a passo com fotos dessa dica. Espero que esse post traga ânimo para quem quer plantar cebolinha, mas ainda não o fez.

O primeiro passo é comprar um maço de cebolinha com raízes e depois cortá-lo aproximadamente 3 dedos acima das raízes:

Depois de cortar basta plantar em um vaso com terra de boa qualidade. O vaso não precisa ser grande já que a cebolinha não cria raízes muito profundas.

Como estou fazendo mudanças na disposição das minhas plantas resolvi colocar a cebolinha junto com meu tomilho e ficaram uma graça juntos ; ) Veja aí o vaso logo que terminei de plantar, na primeira foto ainda sem a argila expandida e na segunda com a argila (mais bonitinho):

Logo após plantar deixe o vaso em local sem sol direto, se estiver em um horário ainda de sol forte, e regue sem exagero. No dia seguinte ou no fim do dia, já com sol mais fraco, pode colocar o vaso em local definitivo.

Se você leu o post antigo sobre a cebolinha viu, que ao mencionar essa dica, eu comento que no dia seguinte você já pode ver folhas novas brotando e eu não estava exagerando. Plantei esse vaso de cebolinha e tomilho num início de tarde de sábado e no domingo de manhã eu já via uma folha nova aparacendo ao lado das que foram cortadas. Na foto abaixo você pode ver o desenvolvimento da cebolinha na manhã de segunda-feira, ou seja, menos de 48 horas depois do plantio.

Coloquei juntas as fotos do momento do plantio e do vaso dois dias depois para ficar clara a diferença de um dia para o outro e para te poupar de ficar subindo e descendo a barra de rolagem para comparar as fotos.

37 Respostas para “Plantando Cebolinha

  1. Oie entao eu acho que eu acertei agora tirei ela do sol so coloquei ela onde bate so a claridade. Ante ficava muchas cor meio amarelada

  2. Bom dia a todos, como li os comentários anteriores o meu é o mesmo de uma colega acima…. Plantei minhas cebolinhas recentemente em jardineira utilizando minha lavanderia em meu apartamento….. Moro em São Paulo mas cresci em sítio. Minha idéia e trazer um pouquinho que seja dessa terapia fantástica que plantar pra dentro de casa… Bom assim que plantei minha cebolinhas ficara lindas coloque em minha janela, lembrando que não pega sol o dia todo somente o sol da manha…. Assim que plantes minha jardineira ficou linda, dois dias depois crescia minhas primeiras cebolinhas,,,,, mas aí que esta começaram a crescer finas e ao atingir certo tamanho elas tombam….. Mas tudo bem deduzi por dentro de casa não cresceriam como fora…. Mas agora percebo que a raiz esta podrecendo e não sei o que a de errado sendo que depositei terra fértil com muita proteina e etc. Bom eu creio que nesta excesso de água…. Vou rancalas e comprar novas mudas e fazer novo plantiu…. Vamos tentar até darem certo….. Assim vamos colocando aqui nossos erros e acertos para que possamos aprender juntos boa plantação a todos…..

    • Olá Fabiano! Se a raiz está apodrecendo foi excesso de água mesmo. Quando deixamos elas dentro de casa a rega deve ser reduzida, mas acho que o local está ótimo, protegida do vento e pegando sol da manhã. Tente novamente sim e você pode tentar também com o alho. As cebolinhas do alho são uma delícia ;)
      Abraços Floridos

  3. Pingback: Horta em Casa | Os Saberes do Jardim·

  4. Eu plantei cebolas por curiosidade. Já que estavam com raízes e brotos. Estão lindas …. Gostaria de saber se posso utilizar os brotos ( cebolinhas?) na alimentação!!!

  5. As cebolinhas ficam finas por falta de adubo e sol.Se elas receberem os nutrientes necessários ela fica durinha e não tomba com vento e chuva.

  6. Plantei cebolinha que cresceu linda. Separei as mudinhas e as que foram crescendo são muito fininhas, tipo 3 mm de diametro e as que palntei eram uns 7 mm de diametro. O que estou fazendo errado?

  7. Ola!
    Eu tenho feito tudo direitinho, mas ñ sei o que acontece, pq minhas cebolinhas começam a apodrecer desde a raiz. Já tentei reduzir a quant. de agua + tbem ñ adiantou. Ñ sei se o problema é na terra, já que tenho reutilizado o mesmo vaso. o que devo fazer?

    • Olá Lilian! Elas estão no sol? Se estiverem no sol pleno regue diariamente, mas em pouca quantidade e se não estiverem diminua as regas. Eu acho difícil que seja alguma doença, porque apodrecimento normalmente é por excesso de umidade.
      Abraços Floridos

  8. E depois de plantada é só cortar as folhas para usar e ela vai brotando novamente ou precisa arrancar e repetir o processo? Obrigada

      • Você não precisa cortar e nem quebrar, basta pegar as mais de fora e puxar para baixo em direção do bulbo ela ira se soltar sem que quebre isto facilita o crecimento de novas folhas.

      • Olá! Realmente esse é um ótimo método para colher as cebolinhas : )
        Eu costumo cortar porque congelo os ramos que não vou usar, mas para quem vai tirando apenas à medida que usa, vale a pena fazer dessa forma.
        Abraços Floridos

  9. Uma pergunta: devo plantar somente a parte que tem a raiz ou a parte da cebolinha cortada, por inteiro?
    Desculpe, é que sou iniciante nesse assunto. Obrigada!

    • Olá José! É diferente. Essa cebolinha é a normal, o tempero mesmo. A cebola tem ramificações que são quase iguais às da cebolinha, mas o sabor é diferente, é mais ácido e mais forte. Fiz um outro post aqui no blog sobre como plantar a cebola, então você pode plantar as duas e experimentar para ver a diferença de sabor. : )
      Abraços Floridos

    • Olá Juliana! Espero que você possa testar, é incrível como a cebolinha cresce rápido. Mas na falta da cebolinha se você achar cebola pode testar a outra técnica que passei aqui no blog e usar os ramos para temperar ;)
      Abraços Floridos

  10. muinto obrigago pelos exemplos e principalmente pelas belas imagens que vc nois ofereceu é otimo te pesoas a sim pra ajuda
    bjs
    Defherson……

  11. nossa!!! como eh bom agente ter pessoas assim como vc que passa seus conhecimentos para a gente!!!! vou fazer uma enorme plantação em meu sítio, muito obrigado!!!
    bjs
    Franklin

  12. Pingback: Olha quem cresceu… « Os Saberes do Jardim·

Deixe um comentário

