Fungicida Natural para Tomateiros


Eu amo cultivar tomates. É uma das minhas plantas preferidas, mas são bem sensíveis e costumam apresentar várias doenças se você ainda não tem a “manha” do cultivo, por isso eu fiz o máximo com meu tempo mínimo para terminar esse post e colocar no blog porque sei que tem muita gente que cultiva tomates, ou tenta, e precisa urgente dessa dica ótima.

Recentemente estive pesquisando sobre jardinagem (pra variar) e achei um blog maravilhoso, já devidamente incluído nos meus favoritos, que se chama You Grow Girl. Nesse blog achei, entre muitas coisas interessantes, sem contar as fotos maravilhosas da autora, vários posts sobre tomates e um deles especialmente chamou minha atenção pelo nome “Tomatoes Like Milk”. Lendo o post vi que ela falava que já há muitos anos mantém os tomates que cultiva livre de doenças usando leite.

Li todo o post e depois comecei a pesquisar mais sobre isso. Não encontrei sites em português falando sobre o assunto (pelo menos por algumas páginas do google que eu tive paciência de abrir), mas encontrei alguns sites em inglês que davam a mesma dica.

Claro que eu resolvi testar. Tenho alguns pés de tomate crescendo vigorosamente e estão bonitos, mas as folhas mais próximas ao solo estão começando a apresentar os malditos fungos e eles estão se espalhando e sei que, provavelmente, é questão de tempo até começar a tomar todos os tomateiros, como já aconteceu uma vez e eu perdi todos. Sempre fico vigiando para ver se estão piorando muito e claro fico preocupada com meus tomateiros, afinal eu mesma os plantei e vi crescer desde que eram só sementinhas.

Eu ainda não tinha usado nenhum produto para diminuir o progresso dos fungos ou eliminá-los porque não conhecia nada orgânico para tentar resolver o problema e não uso produtos químicos no cultivo de ervas, frutas, vegetais e afins. Além disso já havia tentado outras soluções com tomateiros anteriores e não consegui conter os fungos. Felizmente descobri esse blog e pesquisando mais sobre o assunto encontrei outros blogs e sites que me convenceram e me fizeram ir comprar leite em pó desnatado para os meus tomates.

Vamos às instruções…

O que Usar

Pode ser leite de caixinha ou leite em pó, depende do que você usa em casa. Se costuma ter leite em casa use o leite que tem, pode ser inclusive leite que azedou na sua geladeira ou aquele ficou esquecido em cima da pia de um dia para o outro.

Se você não costuma ter leite em casa como eu, compre leite em pó que dura uma eternidade, só prefira comprar o desnatado.

O Preparo

Se for leite de caixinha (ou garrafa) dilua na proporção de 30% de leite em água (3 copos de leite para 7 de água) para colocar a mistura diretamente na terra regando as raízes ou de 10% de leite em água (1 copo de leite para 9 de água) para borrifar a mistura nas folhas.

Se for leite em pó prepare um copo com 250ml de água e uma colher de sopa de leite em pó e use 1 medida desse leite preparado para 4 medidas de água se for diluir para regar ou borrifar nas folhas. O leite em pó também pode ser colocado diretamente na terra, sem diluição alguma, mas se as folhas dos seus tomates já estão com fungos prefira regar a planta ou borrifar as folhas para um efeito mais rápido.

Como Usar

Se as folhas dos seus tomates já estiverem com fungos use a mistura de leite e água dia sim dia não, ou a cada 3, 4 ou 5 dias dependendo da gravidade do problema. Isso serve tanto para regas quanto para borrifar as folhas. Eu prefiro regar porque tomates não gostam de água nas folhas e isso facilita o aparacimento de fungos, mas já vi depoimentos de pessoas que borrifaram com sucesso e de outras que tiveram problemas (provavelmente borrifaram demais e acumulou líquido ou fizeram em horário inapropriado). Eu normalmente prefiro a rega, especialmente como preventivo, mas se os fungos estão alastrando borrifo diretamente nas folhas, mantendo também a rega.

Nunca borrife à noite. Eu já fiz isso e o fungo piorou, imagino que tenha sido porque as folhas ficaram úmidas por muito tempo. Borrife sempre pela manhã ou no fim da tarde para dar tempo das folhas secarem bem.

Se o seu tomateiro não apresenta problema de fungos e você vai usar a mistura como preventivo pode aumentar o intervalo para uma vez por semana (se houve problema recente), a cada 15 ou 30 dias e pode até misturar o leite em pó com o adubo orgânico que você costuma usar.

Quando for borrifar faça com alguma distância da planta para não acumular líquido sobre as folhas. Tome cuidado para não saturar as folhas com a mistura. Se ficarem gotas de leite na planta, tente sacudir delicadamente pegando pelo caule para tirar o excesso.

Agora vamos aos resultados que eu obtive com os meus tomateiros…

Como eu já mencionei as folhas mais baixas estavam com fungos. Eu não as retirei como normalmente faria exatamente para mostrar os resultados do uso do leite. Primeiro fiz a aplicação do leite (usei o leite em pó diluído na água) a cada rega, dia sim dia não basicamente. Essas são as folhas e o tomateiro como estavam antes do uso do leite como tratamento para os fungos:

As folhas amareladas são as da base com fungo em estágio mais avançado e as outras com pontos brancos são as um pouco acima para onde o fungo já estava se espalhando

Durante o uso, já na terceira aplicação, eu notei que as folhas que estavam mais afetadas pelos fungos não tiveram melhora, mas a velocidade com que elas pioraram foi bem menor do que o normal, apesar de não terem tido melhora alguma. As folhas menos afetadas, que estavam só com 2 ou 3 focos de fungos se mantiveram estáveis sem piora alguma. No geral não houve progresso do fungo para folhas que ainda não estavam afetadas. As saudáveis continuavam saudáveis, o que já é uma vitória, porque fungos se espalham absurdamente rápido nos tomateiros. Você percebe a piora a cada dia se a planta não for tratada.

Após 8 dias de uso do leite a cada rega, as folhas mais doentes pioraram, em ritmo bem mais lento do que o normal, mas pioraram, e algumas já secaram e  caíram; as menos doentes praticamente não tiveram piora, mas também não melhoraram e nenhuma folha saudável foi afetada. O tomateiro está bem mais bonito, as folhas mais novas, como não sofreram com os fungos, se desenvolveram bem e o desenvolvimento da planta no geral foi grande nesse período. Nesse momento praticamente só se via folhas verdinhas e saudáveis e vários brotos se formando, inclusive botões de flores.

O tomateiro nesse momento estava assim (tirei essas fotos com 10 dias de uso do leite):

Posso dizer que foi o método mais eficaz que já usei, sem contar químicos, de controle de fungos em tomateiros. Vale a pena pela praticidade e por não ser tóxico ou agressivo para a planta ou para nós que vamos consumir os tomates depois.

É um método lento de tratamento se for mantida só a rega, mas borrifando vai bem mais rápido. Os resultados vem desde as primeiras aplicações, mas acredito que leve algum tempo até que todas as folhas com fungos piorem, sequem e caiam sem que as demais sejam afetadas. Mas de qualquer forma é algo para ser utilizado como preventivo desde o crescimento do tomateiro e que servirá para que o problema não retorne caso sua planta já esteja doente. Mesmo que você não consiga recuperar seu tomateiro os próximos poderão crescer saudáveis sem maiores riscos de desenvolverem fungos.

Vou compartilhar um link que o Caio, um leitor do blog, gentilmente enviou e que achei muito interessante e serve para ratificar a eficácia do uso do leite tanto na prevenção como no combate aos fungos:

http://www.cnpma.embrapa.br/download/comunicado_14.pdf

About these ads

316 Respostas para “Fungicida Natural para Tomateiros

  1. olá Bruna Pimentel queria umas dicas suas ,pois tenho uma horta de variadas verduras mais minha preocupação é com o tomate ,elas já estão frutífeirando mas todas elas estão sendo furadas pelos fungos provavelmente já cresceram com eles o que faço para que eles cresnçam sem esses fungos esta tecnicas do leite serve mesmo assim ,mim ajude ai urgentemente minha horta é de consumo escolar e não posso usar agrotóxico.por enquanto vou tentando a técnica do leite

    • Olá Cristina! Se for realmente fungo o ideal é usar o leite. Eu não uso outra coisa em casa e funciona muito bem. Comece a aplicar nas mudas mesmo pequenas, o leite não serve só como fungicida, mas também deixa os tomateiros mais bonitos.
      Abraços Floridos

  2. amigo por favor me ajude, lí, e vou falar que fiquei meio indeciso. Tenho 3 tomateiros, pequenos cerca de 30cm, mas já estão com as folhas amareladas e esbranquiçadas algumas, Qual a quantidade mesmo de leite, e água? borrifar só no caule(terra),? fiquei confuso desculpa ai . marinheiro de primeira viagem nos tomateiros. risos

    • Olá Giba! Você deve usar exatamente como está no post, uma medida de leite para 9 de água. Borrife toda a planta sem encharcar, pela manhã ainda sem sol. Não borrife à noite pois pode piorar a situação. O que sobrar no borrifador pode despejar no vaso.
      Abraços Floridos

  3. Olá Bruna, plantei alguns pés de tomates cereja (na terra) e aconteceu exatamente o que você comentou: as folhas começaram a amarelar e o pé foi ficando feito e murcho. Como não tenho muito tempo para cuidar, resolvi fazer um teste: plantei uma semente na espuma fenólica e a coloquei na hidroponia, junto com os pés de alface e couve. Para minha surpresa, o pé cresceu muito rápido, deu muitas flores e frutos (muito mais que na terra) também rapidamente. Porém, após algum tempo, as folhas mais baixas também começaram a amarelar. Você disse que usou o leite na rega, entretanto na hidroponia não há necessidade de regar. Será que apenas borrifando leite nas folhas terei bons resultados? Você tem alguma experiência para o meu caso?
    Farei o teste de qualquer forma e volto para dar um feedback.
    Desde já obrigado.
    Abraços

    • Olá Hamilton! Se o tomateiro já deu flores e frutos algumas vezes provavelmente está no fim do seu ciclo de vida e nesse caso ele começa a amarelar e secar. É um processo natural. O tomateiro sempre morre após algumas produções.
      Abraços Floridos

  4. oi Bruna queria saber como vc coloca o sulfato de maguinezio e 1 colher pra cada pe de tomate ou vc mistura com agua, tou aqui aprendendo com vc amei teu blog pois tou regando o leite nos pes de tomate melhorarao bastante, perdi dois pes de tomate pois chove muito e voltou os fungos so estou esperando secar um pouco a terra pra voltar as regas com o leite,bjxs marina vargas.

    • Olá Marina! Eu coloco ao redor da planta e rego. O leite eu prefiro borrifar uma vez por semana pela manhã, ainda sem sol sobre as plantas, acho que tem um efeito melhor do que na rega. ; )
      Abraços Floridos

  5. Legal Bruna, seus tomateiros estão com sintomas de óidio Oidium sp., este fungo se desenvolve bem quando há poucas chuvas, umidade relativa do ar elevada e alta temperatura, ou quando a planta é muito susceptível à doença, sugiro que quando for regar os tomateiros pelo menos uma vez por semana molhe as folhas, pois assim os esporos do do fungo caem da planta o que ajuda muito no controle dessa doença. Boa colheita (y)

  6. Olá Bruna! Olha, o meu tomateiro já está com uns 2 frutinhos que ainda estão verdes. Só que faz várias semanas que eles estão verdes e parece que não cresceram mais. Eles demoram muito para amadurecer mesmo?
    Obrigada!

    • Olá Ana! Demoram mesmo, é normal. O que já observei é que quanto mais sol pegam e quanto mais forte for o sol, mais rápido amadurecem. Os tomates da minha mãe, que mora em Cabo Frio-RJ, amadurecem muito mais rápido do que os meus, que moro em São Paulo por exemplo.
      Abraços Floridos

      • na minha hora de varanda, em garrafas pet, planto muita variedade de hortaliças; o tomate sempre da muito pouco, mas plantei o tomatinho cereja, esse sim da muito e bonito, o resto corre tudo normal com o uso do leite da fungicida natural que faço e o adubo; isso tudo em portugal, ainda.

        Date: Sat, 15 Nov 2014 13:28:51 +0000 To: pireswalter1@hotmail.com

  7. oi Bruna gostei muito das dicas amo plantar tomate,mais este ano choveu bastante, tava criando fungos amarelano as folhas passei potacio nas folhas,colquei adubo para tomate tava melhorando pouco ate ureia eu coloquei,mais amei a dica do leite ja fiz 5 aplicaçao os tomates estao ficando lindos, eu faço o adubo em casa organico aprendi olhando no yutube como fazer compostagem, e o liquido dos adubos coloquei nos tomates tudo ajuda e mais o leite ja esta saindo os tomatinhos ,tenho um pouco de cada coisa alface,beringela recem plantei,temperos,couve,quiabo,xuxu,alecrim eu plantei os girasol tambem um pouquinho de cada coisa beterraba cenoura.e, eu notei que depois que coloquei variedades de plantas na horta diminuio um pouco os ataques das pragas.

    • Olá Marina! Com certeza é bom variar as espécies, algumas até ajudam a repelir pragas. Quanto ao leite foi uma das melhores coisas que já aprendi até hoje. As plantas adoram, ficam lindas, especialmente os tomateiros.
      Abraços Floridos

    • Olá Isaura! Provavelmente o fato de estarem murchando não tem relação com o leite. O leite trata fungos. Se o tomateiro está murchando provavelmente é por outro motivo.
      Abraços Florrips

  8. Oi Bruna! O que eu posso usar nos meus tomateiros que estão com uma espécie de pó branco no caule e se estende para as folhas? Obrigada!

    • Olá Maria! Provavelmente esse pó branco é sintoma de fungos, mas pode ser que sejam cochonilhas, que dependendo da espécie parece um pó branco, e em alguns pontos fica tipo um algodão. Se for fungo pode usar o leite, se for cochonilha óleo de neem com sabão de côco.
      Abraços Floridos

      • aprendi por aqui a fazer meu fungicida: pimenta, alho e sabao de coco:20 pimentas dedo de moça, 2 cabeças de alho batidos em um litro dagua, coa-se tudo e coloca em mais tres litros dagua com 50gramas de sabao de coco. Esborrifo onde vejo qualquer sinal de praga; srve para todo tipo de praga e para todo tipo de planta.

      • Olá Walter! Essa receita deve ser da cartilha de defensivos naturais. Apesar de ser mais trabalhosa também é boa, mas uso para pragas como cochonilhas e pulgões e não como fungicida. Para fungos uso sempre o leite.
        Abraços Floridos

  9. Olá! Tenho loja agropecuária,vendo mudas de tomate e recomendo aos meus clientes usarem o leite nas regas, inclusive planto e uso nos
    meus tomates.
    Planto os tomates tipo paulista,gaúcho,coração de boi,cereja e híbrido;mas apenas para consumo próprio. Adoro comer tomate;mas
    só os plantados por mim, pois os do mercado contém muito agrotóxico.
    Abraços…
    Rogério

    • OLá Rogério! Fico feliz de saber que você recomenda o leite, realmente é muito útil para os tomateiros. Espero em breve poder ter tantas variedades produzindo quanto você : )
      Abraços floridos

  10. olá.tenho plantado tomates para meu consumo….uso folhas de primavera(bulganvila) rosa ou roxa desde as primeiras 4 folhas de 2 em 2 dias para imunizar…poderia ser mais uma pesquisa para vç postar aqui

  11. Olá Bruna, parabéns pelo Blog, sempre dou uma espiadinha aqui, e hoje vou te pedir ajuda, quanto a minha sálvia e tomilho, que começaram a definhar, ficando com folhas muchas, eles estão juntos e tomam sol o dia todo, e rego loga de manhazinha, o que estou fazendo de errado?
    Obrigada, abç.

    • Olá Dila! Podem ser pragas, excesso de rega, falta de rega, é difícil saber. Verifique se encontra pragas nas folhas, principalmente por baixo ou entre os brotos mais jovens.
      Abraços Floridos

  12. Olá Bruna,

    Falei que ia voltar depois que fizesse os borrifos com leite, fiz durante uns 10 dias e não é que meus tomateiros (tenho 5 pés) num vaso de uns 40cmx40cm , fui tirando as folhas estragadas com o fungo e começaram a sair as folhinhas mais verdes que estão mais viçosas , agradeço muito sua dica.
    Agora uma pergunta quanto tempo demora para dar flor nos pés de tomate?
    Abraços floridos para você também.

    • Olá Mari! Depende da época do plantio. Se você plantar no fim do inverno e começo da primavera em 3 ou 4 meses dão flor. Se plantar no fim do verão e início do outono vão demorar mais. Em épocas quentes florescem mais rápido.
      Abraços Floridos

  13. Olá Bruna,
    encontrei seu blog quando procurava algumas dicas de como cultivar tomates. Meus tomateiros estão maravilhosos, carregados de tomates. Tenho o cereja e o italiano e queria saber se o pé morre assim que é feita a colheita ou se nascem mais no mesmo pé.Adorei a dica do leite. Isto serve para qualquer tipo de planta?

      • Olã Bruna,
        Obrigada pelo carinho da resposta. Suas dicas sobre cultivar tomates foram ótimas. Meus tomateiros estão despencando de tanto fruto. Felizmente nunca encontrei nenhuma praga, os frutos estão maravilhosos. penso que deve ser porque eu os adubo com terra orgânica feita por mim.
        Tenho um espaço para a compostagem e é só o que eu uso. Agora o leite e uma vez a cada quinze dias borrifo fumo diluído em água para evitar fungos. Adotei a prática do leite em todos as hortaliças e em minha plantas frutíferas. Tenho um pé de limão Siciliano que é o meu xodó, principal;mente agora que está cheinho de flor. Beijos floridos.

  14. Olá Bruna, eu sou um horteiro caseiro rss apaixonado por plantas frutíferas, e comecei a um bom tempo tentar germinar tomate, e ganhei experiencia de acordo as péssimas tentativas rs e até que conseguir e descobrir que o tomate não pode molhar com água de torneira que se leva cloro, o cloro mata o pé de tomateiro, e comecei a irrigar embaixo ao invés de molhar as folha, e conseguir desenvolver-los, e os frutos conseguiram desenvolver, mas até então, surgiu uns furo no tomate e outros furos…, e não sei mas o menos o que é, imagino que seja, lagartas. vc já passou por algo assim. espero resposta.

    • Olá Rafael! Já tive esse problema muito tempo atrás, mas nunca descobri a causa. Já vi em alguns locais que isso é causado por uma lagartinha mesmo, mas precisaria pesquisar mais. Pesquise por traça do tomateiro ou broca do tomateiro. Uma das duas pode ser a praga que causa esses sintomas, se não me engano.
      Abraços Floridos

  15. Adoramos o seu blog,nao consigo adicionar vc no face.por favor me adiciona,quero mostrar a minha Horta na Lage.

  16. Bruna, também procurando pela internet achei seu site, amei a dica, como comecei a plantar em vaso 5 mudas de tomates e eles estavam lindos até que apareceram estas manchas brancas fiquei apavorada pois é como você falou ficamos em cima pois as vimos desde que eram sementinhas e aí é como se fossem nossos filhos. Vou fazer a mistura do leite com agua e borrifar nas plantas e espero que eles cresçam mais sadios daqui para frente. Vi a um tempo atrás sobre um fungicida natural e que ainda não fiz que é bater no liquidificador folhas de tomateiro, alho, hortelã e pimenta dedo de moça (é como escrevemos aqui no Brasil ) mas é a pimenta vermelha normal, e esta mistura serve para borrifar em qualquer planta, verdura ou legumes que plantar. A pouco tempo comecei a plantar em vasos rúcula, couve, alho poro, agrião, pimenta malagueta(as plantas estão pequenas mas lindas) e já comecei a colher algumas folhinhas do agrião, rucula, e o sabor não tem igual, vale a pena sem agrotóxico mesmo sendo poucas ao colher estou muito feliz.
    Hoje mesmo vou começar a borrifar o leite e depois volto aqui para dizer a todos se deu certo. Abraços e obrigada pela dica.

    • Olá Mari! Depois que começa vira um vício, rs. É muito gratificante. Essa mistura que você mencionou eu já conhecia, fiz, mas não achei que resolveu tanto assim e continuo usando os tradicionais. O grande problema pra mim é que tem que ser feita na hora e usada e não tenho tempo pra fazer isso ; (. Só o leite que eu faço na hora e uso tudo que preparei, mas é muito rápido, já essa mistura tem mais ingredientes e demora mais pra fazer.
      Abraços Floridos

  17. Estavam aparecendo manchas brancas nas folhas de hortelã e usei sua técnica do leite, Já na segunda aplicação, não se notam mais as manchas. Gostaria de saber por quanto tempo devo continuar aplicando o leite. Obrigada.

    • Olá Rossana! Pode aplicar como preventivo uma vez por semana. Aqui eu uso independente de fungos porque as plantas ficam mais bonitas, a hortelã mesmo fica linda, mas você pode suspender depois que passar pelo menos 15 dias sem notar nenhum novo foco de fungo. Eu, sinceramente, acho que o ideal é manter aplicações regulares.
      Abraços Floridos

      • Olá, usei o leite no pé de cereja, acho que a planta não gostou por que as folhas amarelaram um pouco, não sei se efeito do leite ou se estava na época de mudarem as folhas, é a primeira vez que cultivo, poderia me dar uma luz?

        Date: Thu, 31 Jul 2014 21:08:33 +0000 To: majo768@hotmail.com

      • Olá Majo! O leite não amarela as folhas. Se está amarelando pode ser porque ficou com excesso de umidade nas folhas e deu fungos, mas o fungo tem outros sintomas além das folhas amarelas, como manchas ou algo parecendo um pó branco bem fino sobre as folhas. Veja também por baixo das folhas se não há pragas como ácaros, cochonilhas ou moscas brancas. Use o leite pela manhã, bem cedo, antes de sair de sol ou no fim da tarde sem sol, mas ainda de dia. Não use à noite porque se as folhas ficarem muito tempo úmidas podem criar fungos.
        Abraços Floridos

  18. gostaria de saber uma receita com óleo e detergente para pulverizar e acabar com lagartas que comem as folhas . plantação de maracujá 300 pês . ou outra receita grato Jose

      • ola
        começei a plantar tomates e gostei, entao plantei outras hortaliças tambem. Estamos em pleno verao aqui em portugal, minha hota do terraço tem sol de cedo 6.30 até as 14hs. Só que estou triste por os tomates esta secando as folhas e prejudicando os frutos, as outras plantas estao indo bem. Gostaria de saber alguma soluçao.
        obrigado

      • Olá Walter! As folhas do tomate secando pode ter várias causas. Podem ser fungos, nesse caso veja se os sintomas batem com as fotos do post, pode ser outra doença como míldio, pode ser ferrugem, pode ser até que não seja praga nenhuma e eles estejam mesmo no fim do ciclo. Se não há sinal nenhum de pragas, nenhum sintoma, provavelmente é um processo natural do tomateiro.
        Abraços Floridos

  19. Olá! Adorei ser blog! Muito útil para quem também gosta de criar legumes e verduras em casa!
    Queria saber se o leite pode ser desnatado ou e melhor o integral. Também gostaria de saber se essa mistura pode ser guardada e reutilizada (é uma receita grande para meus pezinhos de tomate).

    • Olá Sandorah! O ideal é desnatado, mas pode ser integral também. O mais importante é diluir. Não guarde jamais. O cheiro fica insuportável e não sai por nada. Você pode lavar e colocar água pura no borrifador depois e vai sair sempre aquele cheiro horrível. Se você guardar e ficar com cheiro tem que jogar o borrifador fora e comprar outro. Caso sobre líquido no borrifador despeje no substrato ao redor das plantas.
      Abraços Floridos

      • olá estou começando a ter tomates comprei meu 1º pezinho e as folhas estão ficando todas queimadas nas pontas e morrendo além de ter aparecido 1 fruto rachado. O que pode ser isso, e se o leite pode ser usado em outras plantas? e gostaria de te agradecer pois não sabia que ele nao gosta de muita aguá além de não poder molhar as folhas vou colocar isso em pratica hoje já mudando o local onde ele esta na terra para um vaso já que onde esta não pega quase nada de sol. se possível poder me responder por e-mail. Obrigada

      • Olá Thaiana! Podem ser fungos, mas só por essa descrição é difícil afirmar. O leite é sempre bem-vindo para os tomateiros, então você pode e deve usar independente do que seja. Tomates adoram sol, mas você deve regar mais se estiver muito quente porque eles murcham com certa facilidade.
        Abraços Floridos

  20. Gostei mt da sua pos…gistaria de saber se vc sabe sobre beringela tbm, adorei saber do tomate pois estou começando plantar e ja tinham me falado q é mt dificil de cultiva- lo eu so temho face, roseli da van cidade pedreira SP, gostaria muito q vc add queria saber sobre beringela e outras plantas, parabens pela sua colheita e pela post…obrigada, meu nome é. .Roseli

  21. Achei o seu blog hoje, quando buscava dicas sobre tomateiros. Gostei muito! Estou cultivando tomate (pela 1ª vez) na varanda do meu apartamento. Estava tudo muito lindo, desde que apareceram uns “bichinhos” branquinhos…Notei que as folhas foram ficando amarelas, depois marrom, bem acho que é graças a estas criaturas. Todavia, tenho alguns frutos já do tamanho de uma moeda de 1 real. Cortei quase tds as folhas doentes, e agora estou ansiosa para experimentar esta dica do leite. Devo acrescentar que estou apaixonada pelo meu tomateiro, parece um pet, rsrs. Ab. Sonia

    • Olá Sonia! Os bichinhos brancos podem ser cochonilas ou moscas brancas. Nesses casos o tratamento é o óleo de neem com sabão de côco. Os tomateiros são apaixonantes mesmo!
      Abraços Floridos

  22. Boa Noite, adorei seu Blog, a alguns meses comecei a cultivar tomates…infelizmente muitos deles não vingaram, por causa do fungo. Mas agora já aprendi como proceder diante de uma situação como essa.
    Gostaria de tirar duas dúvidas:
    1) Meu melhor tomateiro começou a produzir, apareceram várias flores , porem praticamente todas secaram e caíram, apenas uma está se transformando em tomate. Porque ?
    2) Durante quanto tempo um pé de tomate produz frutos ? Ele dá tomates apenas uma vez e morre ou não ? desculpe, sou muito leigo no assunto ainda

    Grato

    • Olá Luiz Felipe! Se as flores caem pode ser porque não foram polinizadas. Procure o post sobre tomates no blog e também o que fala da poda e polinização de tomateiros que vão te ajudar bastante. Tente a polinização manual, se não resolver me avise e tento te ajudar a descobrir a causa. O tomate pode produzir duas ou até três vezes antes de morrer, mas após frutificar ele morre. Os tomateiros tem que ser plantados todo ano. Por isso sempre tenho mudas crescendo aqui ; )
      Abraços Floridos

      • tenho pequena horta caseira e as flores do tomateiro morrem e nao dao frutos, o que deo usar?

      • Olá Walter! Não precisa usar nada. Veja o post “Polinização e poda de tomateiros” ou simplesmente dê petelecos nas flores e você terá frutos ; )
        Abraços Floridos

      • Ola! eu nao sei o que acontece mas meus tomateiros secam as folhas e estao morrendo, será por muito sol, estou em pleno verao aqui em portugal e minha hora esta no terraço e na varanda, pela manha o sol vai das 6.30-14hs e a tarde das 14-21hs. As outras hortaliças estao todas bem.

        Date: Sun, 29 Jun 2014 16:12:26 +0000 To: pireswalter1@hotmail.com

      • Olá Walter! Se os tomateiros já tiverem produzido algumas vezes pode ser que estejam secando naturalmente, pelo fim do seu ciclo de vida. Se estiverem com alguma sintoma diferente, manchas nas folhas ou frutos ou pragas visíveis o ideal é identificar o problema.
        Abraços Floridos

      • os meus tomateiros antes de dar frutos ja estao secando, quando começam florescer e dai produz somente um tomate ou dois, gostaria de resolver isto pq aqui em portugal ja perguntei a varias pessoas qeu tem horta caseira e ocorre a mesma coisa. obrigado pelas respostas, se puder veja as fotos da minha horta no meu face; pireswalter1@hotmail.com
        abraços.

      • Olá Walter! Nesse caso deve ser alguma praga mesmo. Observe a planta e veja se acha sintomas que possam indicar qual é o problema. Independente da praga, tomateiros para produzir bem precisam de muito adubo, então use um bom substrato e húmus no plantio, além disso faça adubações toda semana ou a cada 15 dias com o adubo líquido diluído na rega.
        Abraços Floridos

  23. Olá!

    Amo tudo que você posta. Tenho aprendido muito. Plantar e cuidar das plantas é uma das coisas que mais adoro fazer. Dentre o que cultivo tenho bastante orquídeas e gostaria de saber se posso usar o leite como fungicida para elas. Obrigada,

    Elaine.

  24. Oi, já sou fanzoca de seu blog Bruna, e foi ele que me inspirou em plantar os tomates, bem plantei e o que apareceu? as Cochonilhas… e muitas pois fiquei um tempo fora de casa e elas estavam consumindo todos o cinco tomateiros, hoje tenho apenas dois estão enormes. Antes desse ocorrido usei o defensivo que vc postou aqui, mas depois, mesmo usando todos os dias nada adiantava, no dia seguinte parecia que nada eu tinha feito, então pesquisei e apelei para uma receita bem ardida. E deu muito certo, e como deu, tem um mês que as cochonilhas não aparecem, aplico assim de mês em mês.

    A receita é:
    *2 pimentas vermelhas (das mais ardidas que tiver, mas, eu usei 10 dedos de moça pequeno) batidas secas no liquidificador;
    *2 CABEÇAS de alho (eu usei só uma e funcionou) para um litro de água no liquidificador;
    * 25 gramas de sabão de coco em pedra diluído em 1 litro e meio de água quente.
    => Deixei a água esfriar, misturei tudo, coei e borrifei no tomateiro e em outras plantas que estavam com as cochonilhas. Uma vez por mês.
    Obs.: achei que tem muito sabão nessa receita, e tem mesmo, pois as vezes criava espuma quando se deixa acumular nas folhas, mas como os tomateiros estavam em estado crítico, eu deixei assim mesmo e apenas sacudia levemente as folhas. mas agora que está tudo bem vou diluir mais essa quantidade de sabão.

    Bem espero ter ajudado com minha experiência. :)

    • Ola Ranny! Ótima receita. Já vi algumas parecidas, mas ainda não fiz. Por enquanto as pragas aqui estão sob controle, tirando alguns ácaros que apareceram nas ipoméias, mas mesmo assim quero testar. Preciso lembrar de comprar os ingredientes para fazer a receita. Obrigada pela dica ; )
      Abraços Floridos

  25. olá bruna. gostaria de saber de voce como proceder com relação ao sol direto nas plantas. na semente plantada deixo ou não no sol…e a resposta for não então quando elas germinarem, qual o tempo para expo-la ao sol. minhas sementes germinadas costumam cair ao solo e depois sumirem será que é por cusa do sal. minhas olantas pegam 3 horas de sol pela manhã e 1 hora de sol a tarde….tudo hortaliças. é o suficiente?…obrigado, seu blog é muito bom e agradeço se voce puder me ajudar…

    • Olá José Carlos! As sementes devem sempre ficar à meia sombra. Não deixe vasos com sementes que estão para germinar no sol direto, mesmo com plástico filme. Para expor ao sol eu sugiro que você espere ela ter pelo menos 4 folhas definitivas e mesmo assim sol da manhã no começo, sem sol pleno o dia todo. Se elas caem pode ser por excesso de sol por isso murcham ou excesso de água que apodrece o caule. Para hortaliças essa quantidade de sol está boa sim. ; )
      Abraços Floridos

  26. Boa Tarde Bruna, Semana passada me equivoquei, pois as folhas foram secando de baixo para cima e não o contrário. Desculpe. Achei na internet a responsável pela morte dos meus tomateiros.É a “Tuta Absoluta”, que falei ser tipo uma borboleta, porém mais fina e comprida. Lá em casa não apareceram ainda, mas me preocupo. Se essa praga aparecer, tem jeito ?
    Obrigado

    • Olá Nelso! Se não me engano essa tuta absoluta é a “mãe” da lagarta minadora. O controle é basicamente remover as folhas infectadas já na fase das lagartas e para eliminar os insetos acredito que o fumo funcione bem ou algum inseticida natural à base de alho, pimenta ou coisa parecida. Veja a cartilha de defensivos naturais e lá deve ter outras opções além do fumo.
      Abraços Floridos

  27. Meu tomateiro estava lindo, cresceu e começou a dar frutos, porém apareceram diversas pragas, uns bichos parecidos com percevejos marrons, preto e vermelho, além do que apareceram tipo uns ovinhos branco, parecido pulgão, infestou, hoje infelizmente cortei ele todo, vou recomeçar e experimentar a rega com leite, poderia me dar alguma outra dica se o leite combaterá esses insetos que apareceram? Sem contar que descobri que tinha uma borboleta enorme morando no tomateiro e me parece que botou muitos ovos nele.

    • Olá Mazé! Borboletas não fazem mal aos tomateiros, pelo menos que eu saiba. Apenas colocam ovos que vão virar lagartas e essas sim vão comer sua planta. Os ovinhos brancos podem cochonilhas ou moscas brancas a princípio, mas para ter certeza do que é precisaria ver fotos. Para ambos o tratamento é óleo de neem com sabão de côco. Veja o post “combo super top plus defensivos”, mas no caso do tomateiro não acrescente o fumo. O leite eu aconselho que você use de qualquer forma porque os tomateiros ficam visivelmente mais bonitos e saudáveis com ele, além de combater fungos, mas sugiro que você borrife uma vez por semana nas folhas sem exagero e aí a sobra do borrifador você usa para regar, é assim que faço com os meus. Lembre-se de sempre fazer isso no fim da tarde sem sol.
      Abraços Floridos

      • Ol, grata pelo retorno, hoje tirei fotos do maldito parasita que infestou meu tomateiro, essa foto de um p de menor porte que est em um consrcio com um p de cereja, verifiquei que tens uns 10 bichinhos como este mas que j estou tratando de arrancar antes que contamine minha rvore, os tomatinhos antes bem formados e vermelhinhos passaram a ficar como os da foto, descorados com tipo veias aparacendo, o que mata esse bicho? proveninte de que inseto? Hoje notei que tem alguns tambm no p de beringela, fico no aguardo.

        Grata!

        Date: Sun, 9 Mar 2014 22:45:50 +0000 To: majo768@hotmail.com

      • Olá! Não é possível enviar fotos pelos comentários. Mande para o meu e-mail e tento identificar, mas veias aparecendo provavelmente é lagarta minadora. As folhas apresentam os mesmos sintomas?
        Abraços Floridos

    • Olá Augusto! Conheço esse estudo e é ótimo saber que o uso do leite está cada vez mais conhecido porque realmente é um ótimo defensivo no combate aos fungos.
      Abraços Floridos

  28. bom dia Bruna, sexta passada arranquei meus pés de tomate. Foi assim: As folhas começaram a secar de cima para baixo e os tomates que já estavam de bom tamanho, amarelaram e não amadureceram. Esperei mais de um mes e lá estavam eles sempre amarelos. Notei alguns buracos no caule, alguns bichos marrons parecidos com uma borboleta, mas estreitos e compridos. Achei um gafanhoto também e desconfiei que foi ele quem comia os tomates mais novos.Mas enfim, não fiz nada por eles e mereci perder a colheita.

    • Olá Nelso! Secando de cima para baixo não é normal. Quando os tomateiros secam, já no fim do ciclo, eles secam de baixo para cima. Provavelmente foi alguma praga, acredito que os insetos só tenham comido mesmo os frutos e folhas, mas não foram responsáveis pelo tomateiro ter secado.
      Abraços Floridos

  29. Olá, Bruna. Nem preciso dizer que seu blog é demais. Como é bom saber que ainda existem pessoas que se importam com o que é realmente natural. Tenho uma horta também, no fundo do quintal. Amo demais ver as sementinhas se transformando. Mas tenho muitos problemas pela falta de experiência, por exemplo: Eu nem sempre sei diferenciar ataque de ácaro com fungos. Vc acha que é viável podar meu pé de quiabo? Está completamente atacado por ácaros, (pelo menos a mim parece que seja ácaro)?
    Adorei seu blog, Isis.

    • Olá Isis! Que bom que gostou do blog ; ) Eu demorei para conseguir diferenciar ácaros de fungos também. Os ácaros vermelhos normalmente quando aparecem deixam a planta com as folhas pintadas de branco, parecem salpicadas de pontinhos brancos bem pequenos e se você olhar por baixo vê micro pontinhos pretos. Quando são fungos a planta amarela, as folhas amarelam e às vezes fica um pó branco por cima das folhas ou manchas arredondadas nas folhas. Eu sugiro o uso do enxofre se você acha que é ácaro e leite diluído se achar que são fungos. Eu nunca cultivei quiabo então não sei se a poda é viável, mas aqui eu só faço poda se a situação estiver irreversível e a planta praticamente perdida.
      Abraços Floridos

  30. Bruna uma vez li q vc borrifava a agua de leite no seu geranio, fui fazer isso, depois percebi q começou aparecer no geranio uma praga branca não sei se é o “pulgão falado” e agora está por quase toda a planta eu tiro e qto mais eu tiro mais aparece. A planta fica no sol na parte da manha e a tarde sombra. Ela é aquela q fica pendurada com buques de flores; to c peninha o q faço? Não sei se foi a agua de leite ou ia aparecer mesmo, molho todos os dias mas a noitinha será q é muita agua? Um beijão Bruna

    • Olá Neli! Eu uso o leite diluído faz bastante tempo e aqui nunca apareceu esse bichinho. Não seria mosca branca? Se for use o neem com sabão de côco. Falo sobre como preparar no post combo super top plus defensivos. Acho que foi coincidência mesmo ou a solução está muito forte.
      Abraços Floridos

  31. muito boa a dica!!!
    eu to tentando montar uma mino orta em casa, com tomate cereja, pimenta, cebolinha, oregano entre outros, mas tenho tido muitos problemas :(

    meu tomateiro ja tem 3 meses e esta muito miudo, e alem de estar sempre com fungo ainda tem uma tal de lagarta minadora, e eu nao sei o q fazer alem de tirar as folhas afetadas. vou testar o leite ja apartir de hoje. (eu ainda tenho q encontrar algo para a lagarta minadora)

    • Olá Diegho! Eu também nunca ouvi falar numa solução para a lagarta minadora, infelizmente, mas tirar as folhas afetadas já ajuda. Quanto à horta é difícil mesmo no começo, mas aos poucos você vai adquirindo experiência e percebendo a necessidade das plantas.
      Abraços Floridos

      • Use a consorciação de legumes e frutos como é o tomate. Experimente colocar juntamente a arruda e a hortelã pimenta, verá bons resultados certamente.

      • Olá Fernando! Gosto de cultivar mais de uma variedade mesmo nos vasos maiores, mas nunca tentei hortelã pimenta ou arruda. Vou experimentar. Obrigada pela dica.
        Abraços Floridos

  32. o que faço meu pé de tomate estava com pulgão com uma dica com muita maldade falar para mim uma dica que era 10G de sal mais 10G de alho e 250ml de vinagre para acabar com os pulgão mais com isso meu pé de tomate as folhas secar quase todas o que faço me ajude por favor gustavo

    • Olá Gustavo! Se secou por inteiro não adianta, infelizmente não tem o que fazer, e as folhas que secaram, mesmo que não tenham sido todas estão perdidas. Talvez ele ainda tenha novas brotações, mas dependendo do estrago feito não vai se recuperar ; (((
      Abraços Floridos

  33. bruna. os meus tomateiros estavam lindos e verdinhos com 30 cms de altura. de repente as folhas mais altas começaram a murchar e e m alguns tomateiros alem de murchar perderam a cor verde. Passei a usar o leite há uma semana dia sim, dia não ta,mbem regando o solo com essa mistura. Há salvação para os meus tomateiros?…em qto tempo?…obrigado, adorei o seu blog e ele virou minha cartilha….josé carlos

    • Olá Jose Carlos! Normalmente as folhas começam a murchar de baixo para cima quando são fungos ou quando o tomateiro está no fim do ciclo. Veja se não há outras pragas nas folhas mais altas como cochonilhas ou pulgões. Além disso falta de água pode causar esse sintoma. Se os tomateiros murcharam por falta de água, você regou e eles continuaram com as folhas mais altas murchas mesmo horas depois da rega, essas plantas foram perdidas ; (
      Abraços Floridos

    • Olá Alice! Depois me dê notícias, mas tomara que ainda dê para salvar seu tomateiro. Se não der para salvar esse, pelo menos para os próximos você já saberá identificar os sintomas e o tratamento.
      Abraços Floridos

  34. Estou a pensar em fazer plantação de tomateiro em grande quantidade a partir Março do próximo ano e vou sem duvidas usar esta técnica para ver se consigo fazer uma boa colheita, porque cá, a temperatura é muito alta e chove bastante, gradeço caso tiveres outras dicas enviares para o meu E-mail. Também gostaria saber podemos usar o leite e usar outros produtos na pulverização.

    • Olá Laudelino! Quanto ao calor sem problemas porque os tomateiros gostam de muito sol, mas precisam de regas diárias. Dependendo da incidência de sol talvez seja o caso usar um sombrite. A chuva seria um problema, os tomates são sensíveis e muita água traz fungos. O ideal é protege-los das chuvas. Pode usar o leite sem problemas, mas não sugiro que misture com outros defensivos.
      Abraços Floridos

  35. Olá Bruna, choveu vários dias agora nesta semana de novembro e com isso não usei a rega do leite nos tomateiros, pq prá chegar até eles o solo tava muito molhado; embora eles estejam plantados embaixo da janela, pegava um pouco de chuva neles.
    Queria saber se os tomateiros plantados ao ar livre, com a chuva, pegam mais fungos.Pois tenho uns que nasceram sozinhos com o lixo da pia da cozinha que meu marido sempre joga numa terra que temos e mistura e depois coloca nos pés de plantas e com isso nasce é tomate, abobora etc.A chuva faz mal prá eles por ser excesso de agua? Eles ficam melhores plantados a meia sombra ou sol direto? E pés de feijão tb na sombra ou sol direto? Sabe me informar?Bjs e abraços floridos

    • Olá Neli! Os tomates que ficam ao ar livre pegam mais fungos sim porque acabam sofrendo com o excesso de água das chuvas. Os tomates preferem sol pleno, já o feijão eu não sei dizer, nunca cultivei, mas acredito que também prefira sol pleno.
      Abraços Floridos

  36. Gostei imenso de saber sobre essa alternativa, meu tomateiro foi infestado por ees praga que fica parecendo nuvem quando sacode a plantinha, vou fazer rapidinho, gratíssima por compartilhar sua experiencia ! Saúde á voce e suas plantinhas !
    Vera

  37. Uma solução de 5% de leite cru de vaca e 95% de água já pode ser utilizada para controlar o oídio – doença que ataca diversas culturas, causando a morte das plantas e prejuízos aos agricultores. Esse método foi desenvolvido na Embrapa Meio Ambiente e testado em pepino e abobrinha, com controle de praticamente 100% da doença.

    Para ver o trabalho acesse:

    http://muralvirtual-educaoambiental.blogspot.com.br/2013/11/leite-de-vaca-cru-para-o-controle-de.html

  38. Bom dia, muito mais muito interessante e útil este post, muito obrigado, gostaria de saber se a rega com leite pode ser feita em outras plantações como de pimenta, pimentão, romanzeira…

  39. Muito útil a informação, obrigada por compartilhar! Estou começando uma plantação de tomates cerejas aqui no Japão, mas de um tempo para cá, está aparecendo uns “bichinhos, não sei ao certo qual” que ficam entre as folhas (sim, entre a folha), nem atrás e nem em cima, comendo as folhas (dá para ver o caminho que ele percorre em cada folha), será que tem alguma forma de retirar ou evitar? Não sei se isso só acontece aqui nesse país.

    • Olá Erica! Não seria lagarta minadora? Dê uma busca por esse nome e veja as imagens que aparecem para comparar com as suas plantas. Se forem essas lagartas não sei como combater exatamente porque nunca tive esse problema por aqui, mas você pode tentar o combo super top plus ou ver a cartilha de defensivos naturais e talvez tenha algo para ajudar a combatê-las.
      Abraços Floridos

      • Olá Bruna! Realmente era uma larva minadora típica da Ásia, e pelo que pesquisei, tanto aqui quanto no Brasil, só dá para eliminar com produtos químicos ou eliminando as folhas que estão sendo prejudicadas. Obrigada mesmo, só assim pude salvar o meu pezinho de tomate! Espero que continue compartilhando seus conhecimentos nesse belo Blog! Bjs! e Arigatou Goseimashita! (Muito obrigada)

      • Olá Erica! Que bom que você descobriu o que era. Pena que não encontrou tratamentos naturais, mas talvez tirando as folhas seja possível controlar.
        Abraços Floridos

  40. Oi Bruna,coloquei 101010 na terra, no pé de tomate, apareceu manchas cinzas nas folhas e flores que iam abrir morreram, foi o produto quimico que queimou ou isso é fungo? Não ficou amarelo por baixo não. Adorei a dica do leite vou usar.Bjs

    • Olá Neli! As manchas cinza podem ser fungo, eu precisaria ver uma foto para saber com certeza, mas as flores terem morrido é quase certo que foi por causa do adubo. Se o tomate tem fungos às vezes as flores amarela a partir do cabo e caem sem abrir, mas se não tem sinal de amarelamento e elas simplesmente caíram provavelmente foi o adubo. Por essas e outras que eu só uso orgânicos. Adubos químicos tem pouca margem para erros ; (
      Abraços Floridos

  41. Olá Bruna, plantei meus primeiros pés de tomates em um vaso grande e desde o plantio venho seguindo o seu método, estou pulverizando conforme indicado. Os tomateiros, são dois, estão muito bonitos e saudáveis com mais de meio metro de altura e já com pencas de tomates, assim q tiverem maiores vou tentar enviar ou postar algumas fotos.

  42. Olá bruna, os meus tomateiros estão pequenos uns 30 centímetros e sem praga alguma, posso usar a mistura só pra irrigar, sem passar nas folhas?
    E mais uma pergunta, sabe se essa mistura afasta a traça do tomateiro? Ano passado elas cortaram todos os tomates, já tava com os frutos, não sei se na tua região tem esse inseto, mas aqui apareceu, não sei de onde…

    • Olá Gilmar! Pode usar o leite diluído na rega sim, mas eu sugiro borrifar uma vez por semana. Previne fungos e eles ficam muito saudáveis. O leite trata fungos apenas, não combate essa praga que você mencionou.
      Abraços Floridos

  43. OLA BRUNA!
    Tenho alguns pés de tomate no meu quintal e tambem esta ocorrendo o problema das folhas amarelarem, mas ja segui a dica do leite,mas tem um pé
    que todos os tomates estão como se fosse celulite, ja tem tomates grandes
    e tambem muitos ainda pequenos e todos com celulite oque pode ter ocorrido?
    Obrigado por todas essas dicas.

  44. Excelente post. Como fazendeiro de apartamento, fiquei triste em ver meus tomateiros com as folhas baixas amareladas e as demais com manchas brancas. Hoje retirei as (muitas) folhas afetadas e vim procurar na rede uma solução orgânica para o problema. Foi quando encontrei seu post.

    Ainda não tenho resultados, mas já tenho esperança. Amanhã usarei o leite desnatado.

    Parabéns pela dedicação e pela qualidade do seu texto.

  45. Ola Bruna, trabalho em uma creche publica e faço plantio de uma horta com as crianças, sempre fica maravilhosa e produtiva, mas agora apareceu um gato que faz coco todos os dias na horta, o chero está insuportável e não tenho colhido mais nada do local por medo de contaminação. Existe algum repelente natural para gatos? Não quero machucar o gato, mas quero minha horta de volta. Abraços

    • Olá Marcia! Eu já vi um pessoa comentar em um blog que usou algumas gotinhas de creolina (imagino que tenha que ser bem pouco) e que isso resolveu. Você pode tentar. Depois me avise se deu certo ; )
      Abraços Floridos

    • Olá Marcia, para manter os gatos longe do jardim ou da horta vc pode usar cascas de cacau que também vao se transformar em adubo para as plantas.
      Em se tratando de uma horta na escola, talvez fique caro esse método, mas li a respeito e parace que o que faz isso funcionar é porque as casquinhas quebradas são desagradáveis para as patas dos gatos. Então pensei que talvez se vc usar galhos quebradinhos pode fazer o mesmo efeito.

      Onde morei se usava muito a casca de cacau pois também é decorativa.

      Abraços folhosos

      • Olá Eliane! Obrigada pela dica aqui no blog. Não sou eu que estou precisando, mas quem sabe outras pessoas com o mesmo problema não veem o seu comentário e encontram a solução que precisam. ; )
        Abraços Floridos

  46. Pingback: Pragas – Antes, Durante e Depois | Os Saberes do Jardim·

  47. Oi, Bruna, tudo bem? Estou com problemas com meu tomateiro, as folhas estão amarelando, ficando secas até secar o galho…Tem uns insetos brancos que ficam agrupados, não sei o que fazer…Estou usando extrato de pimenta do do reino para espanta-los….e também o leite para as folhas, estou agora com uma semana usando, mas até agora não vi resultado…me ajude…obrigado. Bonnie.

    • Olá Bonnie! Se os insetos brancos voam é mosca branca. O leite não vai resolver. Use o combo super top plus defensivos. Se os insetos não voam é cochonilha e a indicação é a mesma. Faça aplicações a cada 2 ou 3 dias até sanar o problema, mas sem encharcar as folhas.
      Abraços Floridos

  48. Olá, Bruna! Tudo bem?
    Seu blog é muito interessante… Plantei aqui em casa tomates cereja, e quando já estava com os frutos crescendo começou a amarronzar e secar as folhas. Em princípio pensei que fosse fungo, testei o leite, mas agora vejo claramente o que aconteceu: ácaros! É visível agora as teias e os pequenos bichinhos acabando com as folhagens. Uso óleo de neen, mas não está sendo suficiente. Tenho um pé lindo de pimentão, manjericão, e estou com medo dessa praga se alastrar para as outras plantas, então decidi (com dor no coração) arrancar os tomateiros e plantá-los de novo, do zero. Você aconselha jogar a terra fora também? Teria alguma solução natural menos radical? Obrigada!

    • Olá Jéssica! Sempre jogue a terra de uma planta doente fora. Nunca aproveite, seja qual for a doença. Quanto aos ácaros a melhor solução que encontrei foi o enxofre. Tem dois posts no blog sobre isso, o sobre ácaros e o post explicando como usar o enxofre. Eu uso o enxofre dimmy e não tive mais problemas aqui, mas faço aplicações preventivas semanais ou quinzenais.
      Abraços Floridos

  49. Olá Bruna! adorei suas postagens.Estou começando a cultivar tomates e pimentas no quintal de casa e eles estavam lindos com uns 30cm de altura mas, eis que acordei essa semana e algum bichinho está comendo as folhas dos tomates e das pimentas. Estou muito triste, olho as folhas mas não vejo nenhuma lagarta. Não quero tratar com nada que não seja natural, será que vc pode me ajudar? Já agradeço! Abraços!!!

    • Olá Denise! Eu tenho alguns besouros aqui que comem as folhas, mas eles não chegam a fazer estragos, então nunca precisei usar nada, mas você pode tentar a calda de fumo. Já vi algumas pessoas comentando que usam nesses casos, mas não sei te dizer se realmente funciona. : (
      De qualquer forma olhe com muito cuidado e procure bem, porque eles são difíceis de achar mesmo e talvez seja melhor tentar catar manualmente, dependendo do que seja e da quantidade.
      Abraços Floridos

    • Olá Larissa! Mas essa quantidade é apenas a diluição sugerida. Você não vai usar tudo na mesma planta. Além disso a diluição pode ser feita usando qualquer medida, não precisam ser copos.
      Abraços Floridos

  50. olá meu nome é wagner gostaria de saber o que é bom para as moscas brancas em feijão será que o leite serve também?

  51. Oi Bruna , tenho,uma videira de uva Izabel carregada de caixinhos (contei 105 hoje e continua brotando), mas também percebi o mesmo fungo que me fez desistir de plantar tomates em algumas folhas, estou com medo que aconteça alguma queda de safra se o fungo se alastrar…será que o leite também serve nas folhas de uva? obrigado!
    Obs: já estou voltando a plantar tomate, huhu!

  52. Oi Bruna! Queria perguntar se da pra usar o esse leite como preventivo e/ou tratamento para outras plantas, em especial nas pimentas, pois eu tenho umas pimentas – que ainda estão na fase inicial, de duas folhas ja faz duas semanas (também queria saber se é normal essa demora, mas ta nascendo umas novas folhas, embora macroscópicas, rs) – malaguetas, como explicado anteriormente ainda pequenas, e queria saber se posso aplicar essa técnica nelas (no momento como preventivo). Qual seria o tipo de leite mais apropriado e a dosagem? E posso usar leite integral? Hahaha, desculpa essa metralhada de perguntas e sub-perguntas.
    Ah, post bem interessante, acho que vou montar acampamento no seu blog :D
    Abraços, Léo

    • Olá Léo! Pode usar o leite para qualquer planta desde que siga as instruções de diluição que passei. O ideal é usar leite desnatado, pelo menos é o que eu uso, mas pode usar integral sim. Quanto às pimentas o crescimento lento nessa época do ano é normal. Você vai ver a diferença no crescimento delas na primavera.
      Qualquer dúvida estou à disposição ; )
      Abraços Floridos

      • Ah, obrigado! Então queria aproveitar e fazer mais duas perguntas: eu plantei umas sementes de manjericão (numa terra que eu nem sei se é adubada) e as folhas começaram a murchar, é por excesso de agua? E elas podem receber sol direto( se sim por qt tempo)? E com as pimentas aconteceu o mesmo, mas eu colocava elas (ainda com duas folhas no sol direto entre 8:00 e 11:30, e todas morreram murchadas, agora plantei uma nova geração longe do sol. E qual a quantidade de água que devo dar para elas (pimenta malagueta)? desculpa, mas eu precisava descarregar essas perguntas! Obrigado!
        PS: Você responde rápido msm!
        Abraços, Léo

      • Olá Léo! Pode ser excesso de água sim. O caule pode ter apodrecido. Eu não sugiro deixar mudas recém germinadas no sol direto por tempo nenhum. Não existe uma quantidade exata de água. Você deve colocar o suficiente para deixar o substrato úmido sem sem encharcado.
        Abraços Floridos

  53. Bem, estou com alguns pés de tomate cereja e estão com fundos brancos, amanhã começarei a fazer o processo do leite e espero conseguir os resultados que você conseguiu. Fui orientada a fazer com água de fumo de rolo, mas acho que os pés não gostaram não, as folhas ficaram tristes. Obrigada pela dica.

  54. Olá Bruna, começarei minha plantaçao de tomates rs, retirei as sementes do proprio tomate, lavei numa peneira e coloquei as sementes para secar. Tenho um vaso com uns 30 cm de diametro e uns 60 cm de altura, posso plantar diretamente as sementes nesse vaso? Quantas sementes em cada cova ? E quantas covas? Me animei no plantio lendo seu blog. Adorei, Parabéns! :)

    • Olá Carmem! Pode plantar nesse vaso sim. Depende da variedade de tomate que você vai plantar para te dizer quantas sementes você pode colocar nesse vaso. Se for tomate cereja eu colocaria até 4 mudas, mas se for tomate de maior porte uma só, talvez 2 dependendo da variedade. Se for o caso você pode plantar mais sementes dando sempre distância entre elas e depois transplantar para vasos separados, mas nunca coloque mais de uma semente em cada cova.
      Fico feliz que você tenha se animado com o blog. ;)
      Abraços Floridos

  55. boa noite Bruna. buscando uma soluçao para os meus tomateiros, encontrei o seu comentário, e passei a fazer uso do leite, na proporção indicada, não só nos tomateiros, mas também nas laranjeiras atacadas por purgão, geralmente nos brotos. Quanto aos tomateiros, não vi surgimento de fungos ou qualquer outro tipo de ataque, estão com flores e logo começarão a produzir,mas quanto ás laranjeiras, fiquei impressionado, uma vez que com algumas aplicações, os “purgões” foram dizimados. O meu plantio é pequeno, somente para consumo. Bruna, sou advogado aposentado, tenho uma propriedade rural aqui em Três Lagoas MS e sempre corro atras de soluções para cuidar de hortas, pomar e jardins. Realmente fiquei impressionado com a aplicação.
    e me pergunto: será a gordura do leite que impregnada no caule, mata os purgões? Um forte abraço

    • Olá Humberto! Eu só testei até hoje a eficácia do leite no tratamento de fungos, nunca testei com outros tipos de pragas. É bom saber que você conseguiu esses resultados usando o leite, mas não saberia dizer o porquê. Se você tiver outras informações sobre isso me avise.
      Da próxima vez que eu tiver pulgões vou testar usar o leite ao invés do óleo de neem para ver se consigo resultados tão bons quanto os seus. : )
      Abraços Floridos

  56. Outra boa dica também seria a calda bordalesa, constituída por Sulfato de Cobre e Cal, deve – se diluir em baldes separados 100g de cada para 10 litros, ou seja será feito 20l de calda. Essa receita para os tomateiros é para o controle de pinta preta e queima. Ela também é um fungicida natural e também dá uma impermeabilizada na folha fazendo com que a entrada de fungos e bactérias seja dificultada.

  57. Olá Bruna.
    Os meus tomateiros já estão com aspecto de secos, será que ainda tem volta?
    Outra coisa, posso usar o leite em outras plantas também? é que o mesmo tem acontecido com os morangueiros, pereira, cerejeira, algumas ervas aromáticas… parece que foi se alastrando… e olha que estão todos em vasos separados.
    Beijos e obrigada.

    • Olá Vitória! Se estão secando de baixo para cima de maneira uniforme, sem sinal nenhum de doença e a muda já produziu algumas floradas, mesmo que poucas, estão no fim do ciclo. Aqui estou fazendo assim: planto as mudas, quando estão já bem desenvolvidas, quase no ponto de florescer eu planto outras e assim por diante. Assim tenho sempre tomateiros por aqui.
      Pode usar o leite em qualquer planta. Caso os tomateiros estejam com fungo e por isso estão secando, dependendo do quanto já estão secos vai ser difícil você recuperar. : (
      Abraços Floridos

  58. olá Bruna.
    Sobre fungos em tomateiros, tenho colocado cal nos pés e como ele é bactericida e fungicida e ainda com magnésio e calico, o retorno está sendo maravilhoso, pois as plantas doentes ficaram boas e a produção está ótima. Aconselho a todos .
    othon

  59. Comem?? Bruna! Seus gatos comem as plantas?? Tenho 2 aqui, o máximo que fazem é se deitar nos canteiros, só comem a “grama de gatos” e a ” erva de gatos”. Quem sabe se vc plantar uns vasos dessas duas eles cão gostar de ter suas próprias plantinhas?? Os meus sentam na frente doa vasos pra cuidar!
    Bj

    • Olá Eliane! Você tem apenas uma dupla eu tenho uma gangue de 5 meliantes aqui, rs. E o pior é que cada um tem uma preferência, um gosta mais da jabuticaba, outro da érica, outro do tapete inglês, tem um que adora violeta e por aí vai. Eu já plantei muita erva do gato pra eles, mas eles mais arrancam os brotos e sujam tudo de terra do que comem, rs.
      Eles são uns amores, mas terríveis com as minhas plantas.
      Abraços Floridos

  60. Ola, Bruna!
    De passagem pelo Google vi seu blog e não resisti. Como você com, “you grow girl”, também inclui o seu nos meus favoritos. Desde ja parabéns
    pelo seu interesse nos produtos de tratamento naturais.
    Este tratamento com leite, é muito conhecido na “velha” Europa. E é realmente um produto que eu uso, entre outros, em prevenção e/ou em cura.
    A unica diferença é que sempre tratei com leite magro (segundo as receitas) por 2 razões:
    1) O leite gordo deixa um cheiro rapidamente inseportavel.
    2) Tambem deixa uma pelicula impermeavel à volta da planta que, com a acumulação, se transforma em “fonte” de varias doenças.

    Perdão por meu Português pouco académico,!

    • Olá Fredy! Fico feliz que você tenha gostado do blog ; )
      Eu uso sempre leite desnatado aqui, imagino que seja o seu leite magro aí. Uma pena que o uso do leite ainda não seja tão conhecido no Brasil, porque a eficácia é incrível.
      Abraços Floridos

      • Ola, Bruna…desculpe o atraso (devido a férias “grandes”). O leite magro é realmente o desnatado dai por nao conter gorduras.
        Um abraço,
        Fredy

  61. Oi Bruna! Eu estou tentando o método há um pouco mais de um mês. Pelo que tenho visto, segura um pouco, mas não chega a acabar com o fungo. De toda maneira, o tomateira fica mais forte, e produz mais. Isso é fato. Outra questão que quero testar nos próximos meses é quanto a qualidade dos tomates. Tenho notado eles um pouco porosos na textura, não tão suculentos quanto esperava. Mas isso pode ser devido a variedade. As próximas colheitas serão de uma var. diferente. Vejamos.
    Um abraço florido!
    Fred

    • Olá Fred! Aqui ele acaba mesmo, exceto se o tomateiro estiver muito infestado. Mas faz tempo que não chego nem a ter fungos porque uso o leite como preventivo nas mudas desde pequenas. Você está borrifando ou usando nas regas?
      Acho que a questão de não estarem suculentos é por causa da variedade mesmo.
      Abraços Floridos

  62. Affff Vai faltar leite por aqui! rssss lendo este post depois de cada linha lembrava de uma planta que está precisando de leite!!! Meu lírio da paz tá amarelo, deve ser fungo, não sei… a mini rosa que comprei em 3 dias caíram todas as flroes e folhas, coloquei de cabeça pra baixo de molho na água com detergente kkkk não resolveu, mas não morreu… a Phisalys cresce bem mas tá parecendo o seu pé de tomate com folhas amarelas e manchas brancas… hmmm tá vendo.. vai faltar leite… Tive a seguinte idéia, quando estiver de chuva e não ser pra regar dá pra polvilhar o leite em pó no solo pra não parar o tratamento! Tivemos por aqui quase 3 semanas de chuva direto, então dá pra tentar pois tem caso que a planta vai morrer mesmo.
    Um grande abraço e obrigada por compartilhar tanta informação preciosa!

      • Impossível, nessa janela só bate sol no verão e depois das 5 da tarde por uma meia hora talvez…

      • Olá Eliane! Você está tratando como se fosse fungo? Se as folhas estão amarelas por igual com as pontas secas pode ser excesso de água.
        Abraços Floridos

      • Pois é Bruna…. nas primeiras semanas foi isso mesmo, quase matei a coitada afogada, depois quase matei de sede rssss. Mesmo depois de colocar água com parcimônia as folhas continuaram a ficar amarelas, as outrora grandes e verdinhas estão muídas e quando amarela de vez eu corto fora…Depois de descobrir o leite comecei a colocar na rega, mas agora no frio é so uma vez por semana então acho que vai demorar a surtir efeito. Na mini rosa que esta bem seca, a terra, dei um banho de leite, está linda, com 2 aplicações já deu pra ver, está brotando linda e sadia!
        abraços floridos pra todos!

      • Olá Eliane! Você já olhou embaixo das folhas desse lírio para ver se não tem pragas? Tente tirar o torrão do vaso e veja se na parte de baixo não está encharcado. Às vezes parece seco, mas é só na superfície.
        Que bom que a roseira está reagindo bem ao tratamento. O leite é ótimo mesmo ; )
        Abraços Floridos

  63. Bruna,
    Nos sites: http://www.tocadoverde.com.br e http://www.tabutinssementes você acha as sementes do tagete.O fato é que cada planta fungicida tem também suas pragas, é a cadeia alimentar da natureza. Vez em quando pego uma cochonilha ousada nos tagetes.Mas como já afirmei anteriormente, a incidência de pragas é menor por conta das várias plantas fungicidas que me preocupei em plantar na horta. Temos tagete no jardim e em cada pé de frutífera.
    Abraços

    • Olá Adeita! Comprei no fim de semana passado e já plantei. : )
      Comprei também umas sementes de calendula. Vamos ver se em breve eu posto todo o crescimento delas.
      Abraços Floridos

    • E ponha cadeia alimentar nisso! Uma vez comprei tagetes, lindos! fizemos uma fileira nos lados da calçada da porta até o portão. Cada dia amanhecia um a menos, até que sumiram todos! Comidos pelos caracóis.. Aqueles pequenos e com a casinha nas costas. Ficamos com trauma, tagetes nunca mais.

  64. O LEITE VALE PARA FUNGOS EM PÉ DE LIMÃO TAMBÉM
    HOJE É TUDO COM VENENO E TENHO MINHA HORTINHA EM CASA
    JÁ ESTOU COM PÉS DE TOMATES E VOU CUIDÁ – LOS ASSIM AGORA
    OBRIGADA PELA DICA . NOS PÉS DE COUVE COM FUNGOS . PODE APLICAR TAMBÉM . OBRIGADA

  65. Olá Bruna, pesquisando na internet solução natural para fungos em tomateiro e achei o seu blog. Usei o leite em pó em meus três pés de tomates cerejas e funcionou. Maravilha! Agora quando eu plantar tomates já farei aplicação preventiva no início da brotação das folhas.

    • Olá Márcio! Desde que eu descobri essa receita maravilhosa eu uso como preventivo e os tomateiros adoram! Pode usar em outras plantas também. Pimentas também gostam muito do leite.
      Abraços Floridos

  66. Bruna,
    Estou com um problema sério, temos na horta dois pés de maracujá, as abelhas arapuas estão roendo a base das flores, não vinga um fruto, com a flor danificada.Será que você ou alguém que acompanha o blog pode me dar alguma pista do que fazer para afastá-las. Para piorar a situação uma lavadeira mascarada resolveu fazer ninho la dentro das folhas. Acho que está choca já me deu vários voos rasantes.Agradeço a resposta.
    Abraços.

    • Olá Adeita! Nesse caso não sei como te ajudar. Eu nunca tive esse problema e os insetos que resolveram morar aqui na minha varanda são todos benéficos para as plantas. Nunca precisei afastá-los.
      O que eu posso sugerir é que você baixe o arquivo do post Cartilha sobre Uso de Defensivos Naturais e veja se lá tem algo que possa te ajudar.
      Abraços Floridos

  67. Bruna, boa noite!
    Estou começando um jardim e percebi que as mini e as roseiras grandes estavam com fungos, apliquei o leite borrifado e reguei.Fiz hoje, como tenho pesquisado muito na net, li que o melhor leite é o da vaca que esta amamentando, ele libera um hormônio que protege a planta. Mas se não temos esse serve o de caixinha.O detergente neutro junto com o neem combate cochonilhas e pulgões e outras pragas. A calêndula é ótima para fazer companhia aos tomateiros, a nicandra também e o tagete protegem a horta e o jardim. Em todos os cantos do pomar, da horta e jardim tenho tagete plantado. Manjericão e hortelã, alecrim, citronela, arruda também são úteis. Não temos mais pragas porque temos tudo isso plantado. Mas ainda existem umas ousadas e teimosas. Como tenho pesquisado muito elas não me pegam mais desprevenida, chegou, parto para o ataque.
    Abraços a todos.

    • Olá Adeita! O leite de vaca amamentando me soou tão surreal quanto um chifre de unicórnio, rs, mas pra quem tem acesso vale fazer o teste e ver se dá melhores resultados.
      Quanto às pragas nem me fale! Tenho uma pé de alecrim considerável no meu vaso de ervas e é onde tenho pragas com mais frequência. : (
      Vou usar a dica do tagete. Como qualquer desculpa é bem vinda para comprar novas plantas devo sair à caça de uma muda hoje mesmo, rs.
      Sobre a calêndula eu já li bastante especialmente sobre o efeito dela para afastar pragas de raiz, como as cochonilhas de raiz. Dizem ser muito eficiente.
      Abraços Floridos

  68. Ola Bruna!! Nossa, adorei essa super dica, eu estava preocupada com meu tomateiro, esta com pontos brancos e as folhas baixas com manchas… Estava querendo uma solucao organica e fiquei FELIZ de encontra-la aqui!!! Valeu por compartilhar, amanha mesmo comecarei o tratamento com leite!! Bjs!!

      • Bruna, Obrigada pela resposta! Esta ajudando, sim!! Comecei o tratamento naquele dia e hoje vejo q nao espalhou e meu tomateiro esta crescendo firme e forte, rs!! Aproveitei e borrifei a solucao tb nas folhas do meu morangueiro e no pe de chuchu!! Estao todos lindos e felizes, rs! E eu tb!!
        Obrigada!! Bjs!

  69. Olá,
    Tive enormes problemas com fungos. Só fiquei sabendo agora de que o uso de leite pode controlar os fungos… Depois de já ter usado sulfato de cobre =/.
    Faz pouco tempo que eu usei mas estou tendo bons no CONTROLE DOS FUNGOS. Mas o sulfato é fitotóxico e queimou algumas folhas inclusive de algumas plantas adjacentes. Vou tentar usar o leite.
    Obrigado

  70. Olá bruna!
    Mt bom post! vou exprimentar.
    Uma pergunta, será que nao dá para por o leite em pó numa meia e sacudir por cima da tomateira ?
    Pergunto isto porque eu perguntei a um agricultor como acabar com o fungo e ele disse para fazer este processo mas com enxofre. (ele n conhecia esta do leite).
    Obrigado! =)

    • Olá André! Você diz o leite puro sem água ou com água? Se for puro não, mas com água, se a meia servir como um bom regador sem encharcar o tomateiro por que não? rs
      Abraços Floridos

  71. Oi Bruna, estou com 20 mudinhas de tomate e estão crescendo com algumas poucas folhinhas já amareladas. Estou burrifando a água com leite e elas já apresentam melhoras. A dúvida é a seguinte: fiz a solução e ainda sobrou bastante. já no dia seguinte ela não estava mais homogênea e está com um cheiro forte, azedado. Isso seria um problema? Devo fazer a solução somente na hora de uso?
    Adorei o blog! Muito obrigada pelas informações e parabéns!

    • Olá Barbara! Você pode borrifar o leite em todas as suas plantas, não precisa ser só nos tomateiros com fungos porque o leite trata também a deficiência de cálcio e as plantas costumam ficar mais bonitas. Se sobrar e você deixar no frasco vai azedar e o cheiro é medonho como você deve ter percebido, rs, mas funciona da mesma forma. Eu prefiro fazer só a quantidade que vou usar e se sobrar jogo fora. Eu já fiz e deixei mesmo com cheiro ruim, mas vai piorando, o cheiro fica mais forte e depois impregna no plástico e não sai por nada.
      Abraços Floridos

    • Olá Caio! O leite realmente faz muito bem aos tomates, é neles que uso frequentemente, nas outras só uso se vejo vestígios de fungo, mas depois de ler esse artigo da embrapa vou passar a usar em todas as minhas plantas para ver os efeitos.
      Obrigada por compartilhar e fico feliz que o blog tenha te ajudado ; )
      Abraços Floridos

    • Aqui a melhorar com este sistema de amamentação da planta tomateiro esta funcionando, pois já parou de atacar nova brotação, e os caminhos feitos no caule estão parados… vou postar depois

  72. Boa noite Bruna, notei que meus pés de tomates cereja estão exatamente com este fungo branco, está no caule e nas folhas, comecei a ler os posts e só não me apavorei pois tenho fé de que o tratamento com leite vá funcionar. Amanhã mesmo já regarei com o leite. Queria te perguntar o seguinte, tem vários “bracinhos” do tomateiro, principalmente os mais baixos que estão quase sem cor e secos, eu devo arrancá-los ou deixo cair naturalmente? Sabe me dizer a partir de que tamanho começam a dar frutos? Fico no seu aguardo. Parabéns pelo blog, e parabéns as pessoas que aqui postam seus comentários, todo mundo com muito respeito e focados no assunto, bem legal!

    • Olá Charles! Pode tirar as folhas mais baixas e mais afetadas pelo fungo, só não faça podas nas ramificações do tomateiro. A partir de 4 meses os tomateiros já dar flores e posteriormente frutos, mas isso pode variar dependendo da estação do ano, da quantidade de sol que pegam, do clima do local, do adubo, etc.
      Fico feliz que você tenha gostado do blog e fique à vontade para tirar dúvidas ; )
      Abraços Floridos

      • Olá Bruna, o que são as ramificações? Eu cortei os “braços” inteiros mais perto do solo e mais afetados… Fiz isto a mais de uma semana e já a uma semana estou regando com leite todos os dias no final da tarde e dia sim dia não borrifo o leite nas folhas, bastante, mas dou uma sacudida para não ficar acúmulo. O tomateiro está com 1 metro de altura e da metade para cima está ótimo, verde, com muitas folhas nascendo e sem fungos. Tem umas mini mosquinhas que moram junto a terra e o começo do tomateiro, são alguma praga? Queria te enviar uma foto para você avaliar, como faço? Bom, desde já muito obrigado!

      • Olá Charles! As ramificações são formadas quando o caule se divide, essas você não poda. Essas mini mosquinhas devem ser drosófilas que são atraídas por matéria orgânica em decomposição, no caso o leite ou outro adubo que você utilize. Se as mosquinhas forem brancas e estiverem também embaixo das folhas é praga, mas se forem apenas drosófilas que são pretas não precisa se preocupar.
        Você pode usar o leite na rega só uma ou duas vezes por semana e continuar borrifando que é o que surte mais efeitos e mais rápido.
        Pode mandar fotos para o meu email brunappt@gmail.com
        Abraços Floridos

  73. Olá Bruna, tenho alguns pés de Tomate Piccolo, estava usando como preventivo o mancozeb, só que pode- se dizer que e um cultivo familiar, não tem sentido usar um produto altamente tóxico, gostei muito da dica do leite, so que gostaria de saber se essa dosagem do leite em pó 1 colher de leite em pó desnatado, diluído em um copo d’agua, em uma calda de 3 copos adicionais, isso daria para quantos pés de tomate, queria saber uma base até mesmo para aumentar minha produção e ter um custo menor, para visar o lucro. Obrigado, peguei seu e-mail e vou mandar lá também para ter uma melhor visão.

    • Olá Flávio! Eu costumo plantar poucos pés, no máximo três por vez que é o cabe no vaso que eu uso, então não sei dizer exatamente para quantos pés daria. Quando eu preparo o borrifador dá e sobra bastante porque não é o objetivo encharcar a planta (nem é adequado) então gasto pouco.
      Sempre que eu borrifo o leite, uma vez por semana normalmente, eu preparo uma quantidade pequena. Sempre sobra, mas faço uma quantidade muito pequena para usar só na hora, porque se o leite fica no borrifador ele estraga e o cheiro é terrível.
      De qualquer forma fico feliz de saber que o blog ajudou e parabenizo sua atitude de evitar os defensivos químicos ; )
      Abraços Floridos

  74. como informei antes, adorei a dica.
    Tenho uma outra pergunta.
    Você teria alguma dica para pé de pimentão vermelho?
    Pois estão aparecendo algumas mancha pretas no caule da planta, para ser mais exato nas forquilhas do caule.

      • Bruna e Ricardo vou me intrometer no assunto pois acho que não é fungo e sim a variedade do pimentão. Aqui também planto pimentão vermelho e é normal aparecer esta mancha preta nas forquilhas. Vamos ver se mais alguém ajuda aí!
        Abraços a todos.

      • Olá Julio! Você pode ter razão! Agora que você mencionou, realmente algumas plantas apresentam essas manchas. Quando li o comentário dele não pensei nisso. Para ter certeza só vendo fotos, mas espero que você esteja certo ;)
        Abraços Floridos

    • Bruna e Julio
      Muito obrigado pela ajuda, como posto as fotos?
      Acredito que seja realmente algum fungo, pois está clareando com o leite e muitas vazes o broto do fruto cai ainda bem pequeno.

  75. Ola Bruna, estou com 3 vasos de tomateiros, e agora começou aparecer estas machas, já tenho por volta de uns 20 tomates cerejas, porem com essas manchas nas folhas, vou tentar sua receita para não perder o que tenho, depois posto aqui o resultado.. grato pela dica..

    Marcelo Lima

  76. OLÁ BRUNA:
    ESTOU INICIANDO, DANDO OS PRIMEIROS PAÇOS PARA UMA PLANTAÇÃO DE TOMATE, APROXIMADAMENTE 300 MUDAS. NÃO TENHO MUITA EXPERIÊNCIA COM HORTAS MAIS VOU ARRISCAR E VOU SEGUIR SUAS DICAS E SEU MÉTODO COM O LEITE RIGOROSAMENTE. ESTOU MUITO GRATO. ACHO QUE ENCONTREI O QUE PROCURO. QUE DEUS TE ABENÇOE

  77. Olá
    Gostei da dica, só tenho uma duvida.
    Se aplicar o leite e depois de algumas horas chover, tenho que aplicar de novo?

  78. Obrigado pela dica, pena que acabei perdendo todos meus tomates e tomates-cereja por causa desse fungo. Moro em apartamento e os cultivava em hidroponia. Agora pretendo iniciar de novo. Essa dica do leite vai me deixar bem mais tranquilo ehehhee. Segue um dos meus vídeos em que aparece o meu ‘drama’ e minha perda :/ http://www.youtube.com/watch?v=WjAK6ugj-XE

  79. Obrigado Bruna, por compartilhar o conhecimento!
    Apliquei a água com leite e funciounou muito bem.
    Já havia tentado outras receitas naturais, como alho, por exemplo e nada..

    E aproveitei e apliquei também em uns pés de Dália, no outro lado do jardim – que tinham tanto fungo que mal dava para ver o verde das folhas – e funcionou também. Apliquei à noite mesmo e de manhã o resultado já era surpreendente.

    Gracias!

  80. Bruna,
    Volto aqui para dar o depoimento depois de usar o leite na minha mudinha de tomate cereja. Eu plantei da semente mesmo e ele estava estacionado no crescimento, com uma carinha de que nada ia acontecer. As folhinhas já molinhas e amareladas. E como disse, bem pequeno, nada de crescimento. Usei o leite dia sim e dia não e só vc vendo que coisa mais linda! Verdinho, grandinho…nossa, parece que todo dia de manhã ele está maiorzinho e saudável!
    Dica preciosa! Muito obrigada!

    P.s.: acabei borrifando as “vizinhas” e parece que estão todas gostando do leite! rs rs.

    bjooo,
    Ana Mello

  81. Bruna , achei o “saberesdojardim” um local de aprendizado, o qual eu estava procurando a muito tempo.Tenho uma dúvida sobre o uso do leite , com o fundo no estagio inicial eu aplico nas folhas ou na raiz? Quantas vezes na semana( ou dia ) . Desde já agradeço , pretendo fazer agronomia e posso afirma que assim que houver novas postagens estarei aqui, comentando e apoiando :) ( PS: estou iniciando uma horta no jardim e pretendo plantar inicialmente 20 mudas ) . Com as dicas do seu site* , creio que terei sucesso !

    • Olá Lucas! Fico feliz que você tenha gostado do blog e de saber que tenho um futuro agrônomo para me dar boas dicas ; )
      Quanto ao leite aplique nas folhas, mas você pode usar também na rega sem problema algum. Os tomateiros adoram! Eu aplico uma vez por semana normalmente se for como preventivo ou duas vezes na semana se estiver com fungos. Caso a muda esteja muito comprometida aplico até dia sim dia não, mas sempre borrifando sem exageros.
      Abraços Floridos

  82. Bruna, eu adotei 1 tomateiro pelo fato dele ter brotado naturalmente no piso CIMENTADO do quintal de casa. Nao tendo experiência no assunto reguei a planta e folhas com excesso e então surgiram os fungos no caule e folhas. Combati com uma mistura de agua e desinfetante. Muitos fungos sumiram mas surgiram formigas. Hoje ele esta com 1 m e com + de 20 frutos. Como deixa-lo saudável novamente.

  83. Oi Bruna, sabe o que posso usar contra a mosca branca? O oleo de neen acaba com ela? Minha mãe tem a planta comigo ninguém pode e aquilo é um ninho de tudo qto é praga que vc imaginar! As moscas brancas voaram dela para a minha horta (tomate, quiabo, pepino, abobora de tronco e berinjela)! O que posso fazer?

    • Olá Jessie! Eu já vi algumas pessoas comentando que usam óleo de neem com sabão de côco e dá muito certo, mas como nunca tive problemas com mosca branca não sei dizer ao certo se funciona mesmo. De qualquer forma eu estou fazendo um post sobre essa mistura que tem tido ótimo efeito contra ácaros e vou te mandar um email antecipando a receita já que você está precisando : )
      Abraços Floridos

  84. também achei ótima a dica do leite, e como em casa sempre lavamos tudo que pode ser reciclado, estou aproveitando o restinho de leite que fica nas caixinhas na hora de lavar e jogando no tomateiro, parece que realmente as folhas ficaram mais verdinhas… e sem gastar nada, porq o que fica no fundo da caixa acabava sempre sendo jogado.
    abços.

  85. Encantada com a generosidade em compartilhar. Estava buscando fotos para saber se o meu “pé-de-tomate-de-estimação” era mesmo um tomateiro e achei você. Gracias por tudo, tchê!!!

  86. Olá a todos,
    Gostei muito do post e dos comentários.
    Eu plantei o ano passado tomates e pepinos e tratei o fungo com leite, água e cinza (da lareira). Colocava nas folhas e consegui salvar as plantas da doença. Não tenho bem as quantidades pois fazia um pouco à sorte. Se calhar só leite funciona na mesma. Vou experimentar.
    Quanto à cochonilhas o melhor (já várias pessoa sme disseram) é água e sabão. Sabão daquele tradicional de barra, de lavar à mão. Dissolve-se sabão em água quente (eu coloco cerca de 1 cm da barra) em 1L de água e pulveriza-se e funciona mesmo! Eu experimentei nas couves e só apliquei 2 a 3 vezes.
    Quanto ao fio de cobre no tomateiro, é porque o cobre é mau para os fungos (por isso se usa a calda bordalesa com sulfato de cobre, que é permitida em agricultura biológica).
    Bons cultivos.

    • Olá Ana! Adorei as dicas! Essa do sabão eu estou testando associada ao óleo de neem para cochonilhas e ácaros e depois venho contar no blog os resultados, mas já é ótimo conhecer mais alguém que teve bons resultados : )
      O leite para os tomateiros realmente funciona muito bem. Que bom que você conseguiu salvar suas mudas.
      Abraços Floridos

  87. Bruna estou a dias para postar um elogio para a tua dica do leite e água e hoje estou fazendo isso.
    Desde quando eu transplantei as mudas de tomate estou tratando elas com a tua dica e eu que já estava desistindo de plantar tomate revoguei a minha idéia pois já estou colhendo os tomates e as folhas NÃO AMARELARAM pelo fungo!! Claro que agora os primeiros pés de tomate que plantei estão no fim do ciclo produtivo mas mesmo assim nota-se que não tem fungos.
    Por isso queria deixar aqui um MUITO OBRIGADO pra ti e estou sempre acompanhando o teu blog.
    Valeu, Julio.

    • Olá Julio! Fico muito feliz de receber comentários como estes e de saber que o blog te ajudou a manter seus tomateiros saudáveis. Eu mesma perdi vários pés antes de descobrir essa dica. Boa sorte no cultivo : )
      Abraços Floridos

  88. Bruna, lembrei agora de outra dúvida. Tem gente que depois que planta flores, verdura, legumes, etc…poe por cima camada de areia. Diz que protege para os microorganismos da terra adubada não morrerem devido ao sol e evitar da terra ser mais rapidamente compactada devido a chuva. Isso tudo é verdade? Vale a pena jogarmos areia no vasso da nossa horta?

    • Oi Jessie! Eu nunca tinha ouvido falar sobre o uso da areia, mas eu uso seixos para proteger o substrato dos meus vasos. Eu não acho que a areia seja uma boa opção pelo mesmo motivo que pedriscos também não são: ambos são finos demais e ficará impossível fazer uma adubação por exemplo ou fazer um transplante sem que essas coberturas se misturem ao substrato. Eu prefiro os seixos porque são bonitos e maiores (eu uso os médios) sendo mais fácil de retirar se eu quiser mexer no vaso por algum motivo. Também é possível usar a argila, mas eu já usei durante algum tempo e prefiro os seixos. A argila mantém o substrato úmido mais tempo o que pode favorecer doenças.
      Abraços Floridos

  89. Você pode usar o leite e o óleo de neem juntos ou dê um intervalo de 5 dias entre aplicações porque a umidade favorece os fungos e outras pragas.
    Aos poucos vou publicando posts sobre pragas e como combatê-las naturalmente ; )
    Abraços Floridos

  90. Estamos com uma horta na escola, mas já estamos tendo problemas com a cochinilha, no tomateiro e quiabeiro.Inlclamos a horta em agosto e já temos muita coisa plantada. Sou amadora e tenho pesquisado muito na net.Nâo quero de forma alguma usar agrotóxico.Encontrei este site e gostei de suas orientaçoes. Hoje fui à horta e seguindo as orientações da net passei vinagre com bucha de espuma, nas cochinilhas.Estou preocupada com mais de dez pés de mamoeiro.Toda orientação que puder nos dar será bem vinda.
    Olha a nossa horta também no face e verá nossas colheitas.É linda! Estou apaixonada.
    Abraços.

    • Olá Adeita! Eu sugiro o óleo de neem e se for possível o controle manual também retirando as cochonilhas com cotonete ou uma escovinha das plantas. O óleo de neem deve ser aplicado a cada 5 dias.
      Abraços Floridos

  91. Oi Bruna! Estou começando agora no mundo da horta orgânica em casa, plantei alguns tomates desde a semente no início de setembro, ainda estão pequenos mas com fungos igual da sua foto. Queria usar o leite de caixinha mas não entendi a questão das proporções para diluir qto do leite de caixinha na agua porque vc usou porcentagem. Podia explicar melhor, por favor? em colheres, copos de requeijão, litros, etc.

      • Obrigada Bruna! Adorei essa sua dica do leite para fungos, agora entendi a qtde, já usei e já melhorou bastante os tomateiros. Mas as cochonilhas de uma planta contaminada voaram pra elas (poucas) e usei logo o óleo de neem, depois de qto tempo posso voltara usar o leite nelas? ou o oleo de neem também ajuda no combate aos fungos?

        Aliás, fica a sugestão: faz uma série de reportagens mostrando as principais pragas e como combatê-las naturalmente, sem usarmos nada que seja nocivo. :)

  92. Olá tudo bem? Tenho dois tomateiros do tipo cereja na minha horta aqui em casa eles estão plantados em vasos e recentemente aconteceu que eles estão com fungos, acredito que são manchas brancas como você explicou aqui no blog. Ai aconteceu o seguinte, como eu não sabia o que era, o s fungos se espalhalharam por todo o tomateiro incluindo o caule da base até a ponta. Será que a rega com o leite ainda pode funcionar? Ele ainda está dando os frutos normalmente, mas agora praticamente já não tem mais folhas. Estou preocupado, pois já estão para nascer novas folhas e tenho medo que se espalhe o fungo também na nova folhagem. O que eu faço???

    • Olá Anibal! Eu já vi algumas pessoas sem esperança de salvar seus tomateiros que conseguiram bons resultados com o leite. Talvez você não consiga ver tantos resultados se o seu tomateiro já estiver no fim do ciclo de vida e depois desses frutos começar a morrer, mas pelo menos já terá sido um aprendizado para o plantio dos próximos. ; )
      Abraços Floridos

  93. oi bruna tudo bem,mesmo passando oleo neen como preventivo apareceu as tais de cochonilhas brancas descobri um site que manda usar oleo mineral fiz hj e passei vamos ver o que vai dar, se der certo dou um alo ok.( a descobri que è cochonilha branca vendo as fotos que vc postou)abraços

    • Olá Carlos! Às vezes mesmo fazendo prevenção elas aparecem. Já ouvi algumas pessoas comentando sobre o óleo mineral, mas como o óleo de neem tem a mesma função e ainda repele pelo cheiro, eu prefiro. De qualquer forma espero que você consiga sumir com essa praga.
      Abraços Floridos

  94. Bruna, tira uma duvida;vc manda por 1 medida de leite em 4 copos de agua (leite em pó) que medida e essa ,seria 1 colher de sopa de leite para 4 copos de agua ou colocar 2 colheres de sopa em 1 copo de agua e colocar mais 4 copos de agua.Qto ao adubo organico tem que coar. Pode usar torta de mamona no lugar de algodao obrigado

    • Olá Carlos! Seria a segunda opção que você mencionou. Prepara-se um copo de leite normalmente (dilui leite em pó em água) e depois adiciona mais 4 copos de água. Eu preparo o copo de leite com apenas uma colher de sopa cheia de leite em pó.
      Eu nunca coei o adubo. Como a parte sólida decanta você acaba usando apenas o líquido.
      Eu prefiro torta de algodão porque tenho animais em casa (5 gatos travessos) e a torta de mamona é tóxica, então nem entra aqui em casa, mas se você preferir e não tiver risco de algum animal se intoxicar pode usar sem problemas. Só não sei te dizer a quantidade porque nunca usei, mas na dúvida use a mesma que usaria se fosse a torta de algodão.
      Abraços Floridos

  95. tenho uma chacara tenho uns 50 pes de tomate antes nao ia, comecei usar humus. compostagem e passar calda bordalesa. e quando comecou a nascer os tomates oleo neen. tinha muita mosca da fruta, tomate ficava cheio de larvas, hoje meus tomates estao otimos, hoje vi seu blog fiquei feliz por poder trocar ideias. como prevençao posso usar o leite e qto o fertilizante humus ,torta, farinha posso usar juntos com o leite ( ex.sabado passo o leite qdo posso usar fertilizante ,sera que o leite ajuda a combater a mosca da fruta. obrigado

    • Olá Carlos! Eu eventualmente coloco junto no mesmo borrifador, mas depende da situação. Se vou usar o neem e é a semana que vou adubar (o adubo foliar orgânico que mostrei no blog) já coloco no mesmo borrifador na diluição que passei. Com o leite a mesma coisa. Mas quando não uso junto prefiro dar uns 3 ou 4 dias de diferença porque a umidade nas folhas e no caule propicia o ataque de alguns tipos de praga, entre elas o ácaro que é terrível. Então eu dou alguns dias mais por essa questão da umidade. Eu sugiro que você faça o mesmo, porque se os ácaros aparecem é muito difícil se livrar deles ;(
      Abraços Floridos

  96. Olá Bruna,
    Plantei o meu primeiro pé de tomate-cereja há pouco mais de um mês em um vaso na varanda do meu apto, é bem iluminada e com um sol até as 11 am. Ele germinou e cresceu muito bem e rápido. Apareceram algumas manchas amareladas nas folhas dos ramos mais basais próximo ao solo, percebi que essas manchas se alastraram e foram subindo. Há pouco mais de uma semana o arbusto começou a florescer, porém tive que cortar os ramos mais basais que secaram, e as manchas amarelas tomaram quase toda a metade inferior restante do pé de tomate. O meu objetivo era evitar agrotóxico ou fungicida industrializado, assim como queria evitar cortar todos os ramos infestados. Portanto vou tentar a receita exposta nesse post. Muito obrigado e foi difícil achar uma leitura específica para o meu problema, espero que resolva.

    • Olá Bernardo! As pessoas que testam e me dão retorno tem ótimos resultados. Espero que ajude no seu caso também.
      Se possível depois volte ao blog para dizer se realmente funcionou.
      Abraços Floridos

  97. Bruna, adorei seu post. Eu coloquei uns tomatinhos sweet grape em um vaso e eles germinaram e estão crescendo vigorosamente. Já está começando a aparecer o que me parece ser umas florzinhas. O problema é que percebi algumas folhas com lagarta minadora. Tirei as folhas, mas continuam surgindo outras. Estou tentando calda de fumo. Você já teve esse problema? E outra dúvida: na base do caule é normal aparecer umas verruguinhas brancas? Estou preocupada… Agradeço demais pelo post. Estou usando leite em um pé de hortelã com fungos. Ele está melhorando bem! Bjo!

    • Oi Karina! Fico feliz de saber que sua hortelã está melhorando : )
      Nunca tive esse problema com lagartas, ainda bem, rs, mas também não sei como te ajudar nessa questão já que nunca passei por isso. Você tentou óleo de neem? Talvez ajude. Você pode ver também a cartilha sobre defensivos naturais, pode ser que tenha alguma receita boa para esse problema.
      Quanto ao problema do caule seria melhor você me mandar uma foto por e-mail, mas se por acaso você passar o dedo e sair algo parecido com um algodão é cochonilha ou se você olhar bem, mas bem mesmo e ver que a coisa branca apesar de bem pequena é comprida, fina e tem micro patinhas é cochonilha também. Nesse caso o melhor é borrifar óleo de neem uma vez por semana associado à sua boa vontade de usar um cotonete mergulhado no próprio óleo de neem já diluído (mesma mistura para borrifar) para retirar manualmente uma por uma. Caso você ache que podem ser cochonilhas veja o post sobre elas aqui no blog que tem fotos e ajuda a identificar o tipo.
      Abraços Floridos

      • Obrigada, Bruna, pelas dicas. Vou te enviar um e-mail com a foto do caule, mas já adianto que é da própria planta, como verruga mesmo.
        Abraços!

    • Olá Leonardo! Eu acredito que sirva para qualquer planta. Eu uso muito nos tomateiros porque são as plantas que tenho que costumam apresentar esse problema, mas acho que não há problema em usar para outras plantas.
      Abraços Floridos

  98. Olá, gostei muito da dica. Sou iniciante na plantação de tomates e tenho uma dúvida: quanto tempo um pé de tomate produz frutos?

    Abraços vermelhos:)

    • Olá Alex! Fiquei em dúvida se você quer saber quanto tempo eles levam para frutificar ou quanto tempo ficam produzindo então vou responder as duas coisas, rs
      Os meus tomateiros eu planto todo ano porque ao fim da frutificação eles secam e morrem e normalmente planto nessa época agora (fim de inverno/começo de primavera) quando esquenta. Plantei minhas mudas mais novas em agosto assim que começaram a ter dias mais quentes em SP e imagino que vão frutificar para durante o verão, mais próximo da metade da estação. Os meus tomateiros ficam uns meses frutificando. Normalmente começam a dar flores, muitas flores e quando pára de crescer em altura não dá mais flores, apenas amadurecem aqueles frutos que nasceram e enquanto alguns frutos ainda amadurecem a planta já está bem no fim do seu ciclo. O meu já está quase todo seco, mas pelo menos comi tomates sweet cherry maravilhosos, bem mais gostosos do que os vendidos no mercado aliás : )
      Abraços Floridos

  99. Gostei muita da dica, vou utiliza-la em uma pequena horta de coentro, onde os fungos estão atacando. Será que vou ter bons resultados?

  100. Uma dica que meu sobrinho trouxe de França para evitar os fungos em tomateiros, é assim: logo no inicio do destes, faz-se atravessar o pé de cada tomateiro, por um fio de cobre (pode cortar uma ponta de fio multifilar (com muitos fios finos) e usa-se um fio desses finos), se custar muito, é possível com ajuda de uma agulha, basta que fique uma ponta de 5 a 10 mm de cada lado, eu já usei um mais forte, porque os pés dos tom. já tinham frutos…
    e funcionou!

  101. BRUNA, PARABENS SOU AGRICULTOR E SO TRABALHO COM ORGANICO, NO TOMATE GERALMENTE PULVERIZO UMA MISTURA DE FARINHA DE TRIGO COM AGUA E GERALMENTE FUNCIONA. MAS FAREI UM TESTE COM SEU APRENDIZADO.VALEU PARABENS.

  102. Olá Bruna! Adorei a dica, e vou tentar hoje mesmo. Meu tomateiro está do jeito que está na sua foto, espero chegar a recuperar como o seu.Cheguei a comprar fumo de corda para fazer calda, mas vou tentar fazer com o leite por ser mais prático. Obrigado.

      • Olá , Eu tenho uma dúvida: deixei cair sementes de tomate na jardineira e elas germinaram agora tem 1,20 m está linda, mas como o local tinha demasiado sol muitas folhas secaram e eu as tirei( tirei o caule danificado) e dexei crescer os brotos entre o caule principal e o ramo cortado esta ação está correta??? E outra dúvida quero meu pé bonito e grande mas com frutos médios e sadios comO faisão para o pé continuar a crescer sem ter que podá-lo e destruí-lo por favor me ajude

      • Olá Nicolas! Quanto à tirar as folhas não tem problema algum, mas normalmente o tomateiro seca mesmo, não tem muito o que fazer : ( Os meus costumam frutificar algumas vezes, mas depois secam por inteiro. Essa parte do cultivo do tomate é sempre frustrante pra mim, mas para servir de consolo ultimamente tenho plantado muitas variedades de pimentas que são frutos muito gostosos para fazer conservar, molhos, etc, e tem uma durabilidade bem maior do que a dos tomateiros. Viram arbustos muito bonitos e tem um crescimento bem vigoroso. : )
        Abraços Floridos

  103. Ola!! Meu tomateiro já deu tomates mas eles estão apodrecendo devido a fungos esta mistura funciona nos tomastes ou somente nas folhas!!

    • Olá Diego! Acredito que funcione também nos tomates, mas nunca tive fungos por aqui nos frutos, somente nas folhas e caule. De qualquer forma sugiro que você tente usar o leite.
      Abraços Floridos

  104. Bruna, boas novas, o processo de “amamentação” dos tomateiros está funcionando! O fungo parece estar sob controle. A situação e a seguinte: as folhas afetadas com o fungo, pela característica desta patologia, ficam amarelas, murcham e secam. As folhas que estavam em estágio inicial de contágio também ficaram amarelas, murcharam e estão caindo. Já estão nascendo novas folhas sem a presença do fungo. Folhas caindo é modo de dizer, pois se deixarmos cair estas folhas ruins no solo, o mesmo irá ser contaminado – estou cortando ou arrancando as folhas doentes. Confesso que não tinha esperança de salvá-los, porém sua dica foi e é de extrema importância à cultura. Seguirei amamentando os tomateiros uma vez por semana. Grato por compartilhar a informação. Ah, dica minha, os mosquitos detestam o cheiro do tomateiro. Portanto, se você não quiser ter mosquitos dentro de casa, pode experimentar colocando um pé de tomateiro perto da porta de entrada. Mais uma vez, grato por compartilhar a informação.

    • Paulo fico muito feliz com essa notícia! Eu estou com mudinhas novas aqui de tomate amarelo e desde o transplante vou começar a usar como preventivo.
      Eu nunca notei que os mosquitos não gostavam do cheiro do tomateiro. Ótima dica ;)

      Abraços Floridos

  105. Bruna, interessante sua dica. Meus pés de tomate estão tapados com o oídio (oidium neolycopersici). Optei por não utilizar fungicidas industriais. Testei outra dica e não obtive sucesso, a dica “dos 5″ – 5 cebolas, 5 dentes de alho, em infusão de 5 litros d´água, após 2 dias diluir em mais 5 litros d´agua e aplicar sobre as folhas, borrifar no pior dos casos todos os dias. A situação dos tomateiros só piorou e se agravou após alguns dias de intensos ventos. Irei testar sua dica e assim que obtiver resultados informarei.

    • Olá Paulo! Eu testei o leite e continuo usando com muito sucesso. Os fungos no meu tomateiro ficaram completamente controlados. Além de borrifar o leite uma vez por semana ou a cada 15 dias como preventivo eu sempre rego os tomateiros com leite. Isso os mantém saudáveis também. Agora estou plantando novas mudas porque meu querido tomateiro já deu o que tinha que dar e está entrando em declínio.
      Paulo só tome o cuidado de não encharcar as folhas com leite e agite o caule para sair o excesso. Borrife sempre bem no fim da tarde. Qualquer dúvida me escreva e me avise sobre os resultados.
      Abraços Floridos

  106. O meu tomateiro está com esse fungo. A foto ajudou a identificar. Antes de ler a dica, cortei as folhas, mas agora vou tentar esse método. Já apliquei a mistura e irei acompanhar, apesar de ter cortado quase todas as folhas. Espero que ele sobreviva.
    Agradeço a dica.

    • Eliane normalmente dá pra salvar, mas se estiver com muito fungo talvez não seja possível. De qualquer forma conhecendo esse método seus próximos tomateiros com certeza serão mais saudáveis. Leia também o post sobre tomates que tem dicas de cultivo desde o plantio da semente.

      Abraços Floridos

  107. Pela foto, percebi que realmente meu tomateiro esta com fungo. Já vou começar o tratamento. A diferença é que não tenho folhas no caule perto da terra. Meu tomateiro é o perinha e o caule e comprido e somente na parte de cima abre cachopas de folhas e flores que viram frutos. Vamos ver o que consigo fazer e depois posto aqui o resultado. Valeu

  108. Adorei a dica… minha mãe tem estufa de tomate e ela me fala que os agrotoxicos são muito caros… alem de nao serem saudaveis… vamos testar amanha bem cedo….obrigado!!!

  109. Muito obrigado. Comecei a testar a sua sugestão em Dezembro e, desde então, meus tomateiros começaram a ficar mais verdes e agora estão 100% saudáveis.

  110. Muito útil! Estou borrifando leite em pés de pepino e de abobrinha, mas não sabia que era bom tbm pra tomate! Certamente, irei tentar ainda hj: na ultima semana, surgiram pontos esbranquiçados e amarelados, como os da sua foto!

  111. Pingback: Tomates « Os Saberes do Jardim·

    • Olha eu amei eler sobere os tomateiros. Eu plantei uns sem nenhuma técnica, conforme esta aula maravilhosa que obtive aqui. (não tinha tempo), um peé germinou, cresceu e deu vários tomates, lindos, mas……aconteceu exatamente o que voce falou , e quando eu pisquei….o tomateiro tinha morrido. Agora que tenho tempo, e já tenho minhas sementes naturais (guardo semente de tudo que como), vou usar a teécnica que voce ensinou. Dei até uama pausa pra tirar minhas sementes da janela e colocar o papel filme. O pimentao amarelo , o jiló e a beterraba, já estaão germinando, lindos…. Amei suas dicas. Beijos Rosi – Rio de janeiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s