Calda de Fumo


Hoje eu vou falar da calda de fumo, um produto natural que é usado no combate à pragas. Para pulgões é mais eficiente do que o óleo de neem, mas para cochonilhas ajuda, mas não resolve.

Para quem pretende utilizar a calda de fumo saiba que têm alguns detalhes que devem ser levados em consideração:

- Suja horrores! O óleo de neem também suja onde você borrifa, mas a calda de fumo suja bem mais por causa da cor. Quando for aplicar calda de fumo, se for em plantas que estão em vaso já leve um paninho junto porque vai precisar.

- Fede, ó céus como fede! Triste é quando você vai aplicar e o vento joga tudo em cima de você. Nesse ponto o óleo de neem é melhor, porque a calda de fumo além de te deixar fedida ainda mancha sua roupa por causa da cor que é um marrom bem escuro.

- Preparar é o ó! Mas podia ser pior, com o pó de fumo (já sequinho e triturado) é ruim, mas nem tanto. O preparo da calda de fumo pode ser profundamente desagradável se você comprar o próprio fumo que tem aspecto horrível, fede e como se não pudesse ser pior ainda mancha a mão. Você tem que cortar o fumo (de luva claro) e deixar curtindo na mistura com sabão de côco e água para então coar! O ó. Agora está bem mais fácil, já tem o pó pronto e basta curtir, coar e misturar, sem ter que olhar aquele coisa comprida, marrom e horrorosa.

Sobre o preparo vou falar do pó de fumo Dimy que é o que há de mais prático.

Na própria caixa vem as instruções de preparo, porém vou fazer algumas observações em relação à forma como eu prefiro preparar para usar nas minhas plantas, mas é claro que você pode simplesmente seguir as instruções da embalagem:

Quantidade de água X Quantidade de pó: Nas instruções do produto é recomendado usar um saquinho de 50g (vem separado em saquinhos, mais prático impossível) para 500 ml de água. Eu prefiro usar um saquinho de 50g para 1 litro de água.

Tempo para a mistura curtir: Nas instruções é recomendado deixar de 2 a 3 dias curtindo. Eu costumo deixar 24 hs, mas se você preferir deixe os 2 ou 3 mesmo, porém eu não vejo necessidade.

Para melhorar a aderência: O fabricante recomenda usar álcool para melhorar a aderência. Sinceramente eu nunca tentei, sempre uso o bom e velho sabão de côco. Corte uma barra de 200g em 4 partes iguais, depois corte cada parte pela metade, depois corte pela metade novamente e dilua esse último pedacinho em 1 litro de água. Já vi pessoas que usam detergente, também nunca usei, mas deve fazer o mesmo efeito do sabão.

Tirando esses detalhes eu sigo o procedimento que vem na caixinha: Despejo a água quente no pó de fumo, deixo curtir, depois passo numa peneira fina e borrifo nas plantas.

Apesar dos pesares da preparação e utilização do pó de fumo, é o que há de melhor para pulgões. Funciona muito bem! Se o seu problema é esse, apesar do óleo de neem ser mais prático, menos fedorento e quase incolor, eu sugiro a calda de fumo. Elimina pulgões melhor e mais rápido do que o neem. Agora para cochonilhas só óleo de neem mesmo, pó de fumo não resolve.

About these ads

32 Respostas para “Calda de Fumo

  1. Minha dúvida é se posso regar as plantações depois de passr o caldo de fumo, porque tenho medo que ao regar a planta eu tiraria o caldo que acabei de aplicar.

    • Olá Iraci! Pode ser que sejam fungos, se for o tratamento é leite. Pesquise por ferrugem e veja se os sintomas são os mesmos das suas roseiras. Excesso de água também pode causar manchas marrons nas folhas, principalmente nas pontas.
      Abraços Floridos

  2. Saudações,
    De quanto em quanto tempo eu borrifo essa calda na planta ? Precisa intercalar com borrifos de água ?
    Att,
    Raoni

  3. Oi, o meu problema são as formigas, elas estão fazendo casa em quase todos os vasos de plantas, não sei mais o que fazer… Obs: Não são formigas cortadeiras, são aquelas que faz casa dentro de casa. O que fazer? Obrigada! Clarine

    • Olá Clarine! Aqui também já tive esse problema. Faço o seguinte: coloco em uma garrafa de 500ml dois dedos de cravos no fundo e completo com álcool. Deixo apurar por uma semana. Depois disso eu coloco com uma seringa o líquido nos vasos, mas coloco só nos cantinhos bem rente à borda porque sinceramente não sei se prejudica as raízes e nunca quis arriscar. Funciona bem. Além disso a outra solução é trocar toda a terra do vaso e antes de replantar lavar bem o vaso e secar.
      Abraços Floridos

  4. Olá, essa calda de fumo serve para caramujo de jardim, tenho aquela grama alta que geralmente usa-se para adornar plantas, mas tenho uma área grande plantada com essa grama, e os caramujos se aproveitam da sombra e da umidade que ali se faz, será que da certo? obrigado

    • Olá Carlo! Não sei te dizer se funciona com caramujos. Nunca tive esse problema então nãos ei realmente como tratar, mas você pode tentar. Se você usar as medidas corretas mal à planta não. Aí fazer. Tem também um arquivo no blog que fala sobre vários tipos de defensivos naturais, está no post cartilha sobre uso de defensivos naturais.
      Abraços Floridos

  5. Bom dia Querida Bruna! Adorei seu blog e mais ainda a seu jeito de falar super legal! A forma que você falou sobre o fumo é o máximo ! Beijos Cida de Osasco.

  6. Pingback: Pragas – Antes, Durante e Depois | Os Saberes do Jardim·

  7. ola tenhu um pé de maconha em casa e não sei oque está cortando as folhas o fumo pode afastar grilos largatas etc.?? obrigado

    • Olá Felipe! Eu nunca tive problemas com lagartas, mas já vi algumas pessoas comentando que usam fumo sim. Não sei te dizer se realmente dá certo porque eu nunca usei, mas vale a tentativa. Faça nas medidas corretas e se não resolver pelo menos não faz mal à planta.
      Abraços Floridos

  8. Bom dia Bruna! Primeiramente parabéns pelo seu blog. Moro em Nova Lima, na grande BH e tenho um grande e lindo jardim na minha casa (Modéstia à parte…hehehe), mas esse ano várias de minhas árvores foram atacadas por pulgões (Manacá da Serra, Quaresmeira, Ipê Roxo, Amexeira, Amoreira, Sapucaia, etc.) A quaresmeira, para minha tristeza, não deu nem uma florzinha sequer. Gostaria de saber se essa receita de calda de fumo também serve para árvores de grande / médio porte em áreas externas, ou se existe algo melhor e qual deve ser a periodicidade das aplicações.
    PS: Fiz uma única aplicação de óleo de neem e não deu nenhum resultado.
    Obrigado.

    • Olá Flávio! Já começou o comentário me deixando curiosa pra ver esse lindo jardim, rs.
      Eu tive pulgões aqui nas minhas éricas e foram muitos mesmo. Demorei para ver porque o danados ficaram por baixo das folhas. Mas ao contrário do que aconteceu com você fiz uma aplicação com o neem e o resultado já foi fantástico. Ainda fiz mais algumas aplicações para garantir, mas o problema foi resolvido.
      A calda de fumo funciona sim, mas tem os problemas que mencionei no post. Fede, mancha, etc. O que eu sugiro é que antes você teste o combo super top plus defensivos que mistura neem e sabão de côco e se quiser adicione ainda a calda de fumo nessa mistura.
      Pulgões são bem fáceis de combater. Caso não resolva você me mande fotos porque pode ser que seja outra praga.
      Abraços Floridos

  9. ola meu nome é marilucia eu tenho as flores de maio tenho 5 mais uma morreu elas esta cheio de pulgão e esta quebrando as flolhas o que devo jogar pra matar os pulgões vou agradeçer se me ajuda !!!!!!!!!!

  10. Bruna adorei o seu blog.Ando triste com meu pé de Fícus, ele está com Lacerdinha e eu gostaria de salvá-lo, posso usar a calda de fumo?Como sou alérgica, prefiro produto natural.O meu filho mora num vaso na sacada do meu prédio (nono andar).O que fazer,?
    por favor me oriente.Moro na Amazônia(em Belém do Pará).Agradeço a atenção..

    • Olá Maria de Fatima! Eu tive que pesquisar no google o que é lacerdinha, rs, mas sugiro a calda de fumo com sabão de côco para combatê-la. A calda de fumo deve ajudar, mas por via das dúvidas eu usaria os dois.
      Abraços Floridos

  11. Pingback: Combo Super Top Plus Defensivos | Os Saberes do Jardim·

  12. Oi Bruna!

    Minhas roseiras estão com pulgões e tripes, são bem novinhas e já tem botões e flores.

    Quantas aplicações você normalmente faz, qual o intervalo entre elas?

    Pode ser passado em cima dos botões e flores?

    Se puder responder ficarei muito agradecida.

    Seu blog foi crucial no sucesso que estou tendo com algumas sementes que plantei.

    Muito obrigada.

    Juliana

    • Oi Juliana!
      Quando uso fumo é uma vez por semana e também tiro os pulgões manualmente usando um cotonete ou algodão com a calda de fumo, mas tem que tomar bastante cuidado com brotinhos e botões.
      Pode borrifar em toda a planta. Normalmente eu até noto que a planta fica mais bonita e parece mais saudável depois das aplicações de fumo.
      Fico feliz que o blog tenha te ajudado. : )
      Abraços Floridos

  13. Olá, Bruna.
    Usando fumo sabiá (vem picado, pronto para preparar os cigarros), consegui exterminar completamente os pulgões após deixar o fumo apenas 10 minutos de molho.
    Adorei o blog.

    • Olá Tonim! Nunca ouvi falar no fumo sabiá, mas é sempre bom conhecer algo mais prático. Na próxima vez que eu precisar vou procurar.
      Calda de fumo para pulgões realmente é o que há de melhor.
      Abraços floridos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s