Como Plantar Sementes


Eu costumava comprar plantas já em vasinhos nas lojas de jardinagem para transplantar em casa. Sempre olhava as sementes, mas nunca comprava para plantar, preferia sempre a planta já desenvolvida, mas depois das ipoméias fiquei motivada para começar a cultivar a partir de sementes e descobri o quanto isso é gratificante. Fiz muitas tentativas e cometi vários erros por babagens, que fizeram com que algumas experiências fossem mal sucedidas, por isso criei esse post para falar um pouco sobre como plantar sementes da melhor forma possível e aumentar as chances de vê-las germinar, crescer e florir.

Antes de ir comprando as sementes não pense no que quer plantar, mas no que pode plantar dependendo da estação do ano e do local onde você vive. As ipoméias mesmo, que são quase uma praga na primavera e no verão, se forem plantadas no outono dificilmente vão germinar. Já o amor-perfeito e o miosotis devem ser plantados no começo do outono. As estações do ano determinam o ciclo de vida das plantas e por isso são elas que ditam o que plantar e quando plantar. Se você tiver dúvidas sobre qual a melhor época para plantar o que deseja veja nas próprias embalagens das sementes.

Depois de escolher o que plantar de acordo com a estação do ano e local onde vive, escolha a fase da lua ideal para o plantio. Isso vai depender do que você está plantando, mas faz diferença, acredite. Eu uso a regra mais simples: se for plantar qualquer espécie que cresce acima do solo (floresce e dá frutos) eu planto sempre na lua crescente ou na cheia (mas ainda prefiro a crescente). Se for plantar qualquer espécie que cresce abaixo do solo (tubérculos, raízes e bulbos) planto na lua minguante. Na lua nova eu normalmente não planto nem faço transplantes de nenhum tipo de planta. Eu costumo acompanhar as fases da lua e as estações do ano em um programa bem básico, mas com muitas informações. Caso você não tenha um programa ou aplicativo que mostre as fases da lua pode acompanhar por sites como mostrei no post Calendários para Jardineiros.

Depois de escolher o que plantar e a fase da lua adequada , escolha as sementes para o plantio. Normalmente encontramos duas marcas de sementes a TopSeed e Isla, mas você pode conseguir sementes de plantas  já adultas. Dependendo da planta você pode colher as sementes e plantá-las. Se for plantar sementes de frutos elas devem ser retiradas de frutos já bem maduros e colocadas em cima de uma folha de papel toalha para secarem bem antes do plantio. Se você tiver em casa frutas ou legumes já maduros demais, quase podres, separe as sementes para plantá-las depois. Basta secar e guardar em saquinhos.

Algumas das minhas muitas sementes com participação especial dos alissos roxos

Algumas das sementes de ipomoea purpurea que eu colhi das minhas próprias plantas

Organizador com algumas sementes. Ótimos para colocar sementes recolhidas de plantas ou frutos separadas em saquinhos

Para escolher o local do plantio primeiro lembre-se que dependendo do que você for plantar pode ser que o ideal é que isso seja feito já no local definitivo ou não. Raízes, bulbos e tubérculos devem ser plantados em local definitivo, se não for o caso você deve plantar primeiro em um local temporário para depois fazer o transplante. Eu costumo usar sementeiras mesmo ou vasos pequenos, do tamanho dos típicos vasinhos de violetas.

Micro sementeira

O substrato para o plantio vai depender da planta, vale olhar a própria embalagem das sementes que normalmente traz pelo menos alguma informação sobre o substrato mais adequado,  mas pra ser sincera eu uso o mesmo para todas (faça o que eu digo não faça o que eu faço). Eu gosto muito de usar o Biomix flores e folhagens como substrato para as sementes, sempre me trouxe ótimo resultados. Outra dica importante é misturar uma parte de húmus de minhoca para 3 partes de substrato. Use essa mistura para todas as sementes que for plantar.

Para cada semente há uma forma ideal de plantio. Algumas necessitam de luz para germinar como as camomilas, então devem ser colocadas sobre a terra sem ser cobertas, outras devem ser plantadas a uma certa profundidade. Leia a embalagem que lá estará a informação que você precisa sobre a forma de plantio.

Depois de finalmente plantar as suas sementes, lembre-se que o substrato deve ser mantido úmido nesse período para que elas possam germinar, mas não regue as sementes, deixe já preparado um borrifador com água e de preferência o composto floral aconchego para molhar as suas sementes e futuras mudinhas quando ainda estiverem pequenas. Deixe a terra sempre úmida, mas não encharcada. O borrifador é excelente porque permite dosar melhor a quantidade de água e como não concentra o jato em um só ponto não afoga as probrezinhas, apenas molha.

O local ideal para manter a sementeira, vaso ou garrafa pet que seja onde você plantou as sementes é um em que não haja incidência de sol direto, porém que tenha muita luz indireta.

Depois e tudo isso é só ter paciência e esperar a sua semente germinar e crescer. Quando ela atingir um tamanho adequado deve ser feito o transplante. Quando uso sementeira transplanto quando a mudinha tem 5cm, se for vaso pequeno quando chega aos 10 cm, mas prefiro usar a sementeira aos vasinhos.

About these ads

187 Respostas para “Como Plantar Sementes

  1. Por favor preciso de ajuda estou com um desfio para iniciar projeto na escola com plantas mais necessito iniciar a parte da semente pode me dar idéias de plantas pensei na flor beijinho… pois assim eu poderia explorar várias cores para deixar o ambiente bem alegre. Minha preocupação é por que geralmente eu planto mudas direto. Iniciei agora na escola e preciso dar inicio ao projeto e estamos na estação do inverno e agora? Pode me dar uma orientação ?

    • Olá Cristhiany! Sugiro que você plante rabanetes que germinam facilmente no inverno e tente também ipoméias, que apesar de demorarem mais, acabam germinando. Não sei se as sementes de beijinho vão germinar, nunca plantei, mas não são flores de inverno.
      Abraços Floridos

  2. Ola!
    Eu queria saber como faço pra tira mudas de uma petunia, tenho uma e queria apartir dessa fazer outra em um novo jarro, sera que pode me ajudar?
    Desde já agradeço .

    • Olá Shalyany! Você pode usar as técnicas que passei no blog nos posts “Como Enraizar Ervas” e “Estaquia”, mas nunca tentei com petúnias e não sei se darão certo.
      Abraços Floridos

  3. Olá Bruna, tudo bom? Bom eu ADORO plantar e geralmente planto para dar de presente para pessoas próximas. Minha atual paixão (na verdade antiga, já) são as pimenteiras, pretendo ter bastante espécies diferentes. Bom queria saber se essas sementes que vendem em saquinhos são boas, comprei um saquinho de Dedo-de-moça e Malagueta da TopSeed e um saquinho de Biquinho Amarela da Isla. Essas marcas são boas? Nunca comprei, é a primeira vez que adquiro.

    • Olá Rodrigo! Essas marcas são boas sim. Costumo comprar delas. Só tome o cuidado de verificar se as que você comprou para consumo são as que tem no saquinho a indicação “sem defensivos”. Eu tive muito sucesso com sementes dessas marcas.
      Abraços Floridos

      • As da TopSeed nenhuma tem indicação “sem defensivos” porém duas tem “semente imprópria para consumo”. A semente é imprópria ou o fruto, quando tiver, é impróprio para consumo? Já li que o fruto não é impróprio para consumo.

      • Olá Rodrigo! Quando há a indicação de imprópria é a semente e não o fruto dela. O ideal é usar sementes que não foram tratadas com defensivos, mas nem sempre é possível. A Isla tem uma linha que tem a indicação “sem defensivos”.
        Abraços Floridos

  4. Olá Bruna,
    Hoje 14/05/14 fazem 5 dias que plantei 33 sementes de rosa do deserto em uma tampa daquelas de bolo que a gente compra. Acontece que não segui as instruções do vendedor, que era pra colocar as sementes em algodão e cobrir com papel toalha e vedar com insufilme. Coloquei terra preta preparada de viveiro e misturei húmus de minhoca, molhei a terra (acho que demais e ainda salpiquei pouquinho de água em cima e vedei com saco plástico transparente. Só que no terceiro dia abri o saco plastico e vi quase todas as sementes cobertas com uma espécie de teia negra, será mofo? Limpei uma por uma e recoloquei na terra novamente, desta vez tampando com a tampa da vasilha, e novamente algumas criaram esse mofo. Tem 5 delas que estão germinando, mas uma delas acho que o mofo tomou conta, limpei o brotinho e coloquei na terra de novo, e as outras estão c os brotos virados pra baixo, se enfiando na terra, ao em vez de brotar em pra cima como vejo na internet. ME AJUDE POR FAVOR, OBQUE FAÇO PRA SALVAR AS SEMENTES DESSE MOFO? DEVO TIRAR TODAS DESSA SEMENTEIRA E COLOCAR EM OUTRA SEGUINDO AS INSTRUÇÕES DO VENDEDOR? AINDA DÁ TEMPO DE SALVÁ- LAS? OU TIRO ELAS E COLOCO UMA AREIA POR CIMA PRA VER SE IMPEDEM O MOFO E ELAS BROTEM? QUERO PEDIR TAMBÉM A DIETA DAS FASES DA LUA, VOCÊ PODE ME ENVIAR NO MEU E- MAIL: alairpacheco_ vida@ hotmail.com? É gratuita?

    • Olá Alair! Essa teia negra é quase certeza que é mofo sim. Isso acontece por causa do excesso de umidade nas sementes. Eu nunca salvei sementes nesse estado então não sei te dizer se ainda é possível que germinem. Acho que você deve minimizar a umidade. Se o substrato ainda está úmido demais acrescente mais terra seca.
      Como nunca germinei sementes de rosa do deserto não sei dizer qual a melhor técnica de germinação, então não posso opinar se é melhor ou não fazer como o vendedor indicou.
      Quanto à dieta das fases da lua eu desconheço.
      Abraços Floridos

  5. Olá Bruna,

    Gostaria de aproveitar o tema e relatar mais este caso, agradeceria se puder me ajudar.
    Tenho um pé de roseira (sem espinhos), que estava em meu jardim, plantada aos pés de um Ipé amarelo, como mudamos, resolvi trazê-la comigo, para isso, podei-a e a plantei em um vaso grande, estava tudo bem, estavam vindos brotos enormes, mas do nada, esse brotos secaram e nada mais acontece há quase 30 dias.

    Será que foi o excesso de água? Aqui tem chovido bastante.
    Devo deixa-la no Sol direto?
    O que fazer!!! Estou com receio de perdê-la.

    Obrigada,
    Monica

    • Olá Monica! Pode ser excesso de água, pode ter sido o transplante, pode ser alguma praga, há muitas possibilidades para os brotos terem secado, é difícil saber o que foi só com essa informação. Eu precisaria ver fotos e ter mais detalhes para tentar pensar em algo com mais certeza. Se ela já está plantada há 30 dias já pode colocá-la no sol sim.
      Abraços Floridos

    • Prezada Monica, você cortou a roseira em época inapropriada. Estes brotos que você cita que estavam nascendo, eram provenientes da seiva que estavam no ramo e mais a água que você adicionou. Se você tiver mais alguns galhos no pézinho da roseira, espere e os plante no meio da lua minguante do inverno. NUNCA PLANTE EM OUTROS MESES QUE NÃO SEJA DO INVERNO, DANDO PREFERENCIA PARA A LUA MINGUANTE. Um grande abraço. Jurandy/Curitiba/Pr.

  6. Olá Bruna,

    Tenho um pé de roseira (aquela tipo trepadeira que dá uma flor pequena), que recentemente foi transplantado de um vaso pequeno (com terra preta), para um maior (com terra vermelha +preta), mas algo deu errado, perdeu toda folhagem e tenho percebido os galhos escurecendo e nenhum novo broto nos quase 15 dias que se passaram – não podei a planta antes ou depois.

    Devo deixa-la no sol ou mais na sobra?
    Existe alguma forma de não perdê-la, de recuperá-la?

    Ou de tirar algum novo pé de algum galho para não correr o risco de perdê-la em definitivo?

    Obrigada,
    Monica

    • Olá Monica! Se os galhos estão escurecendo a muda pode ter apodrecido ou simplesmente secado. ; ( Veja se a base do caule está marrom bem escura, se estiver é porque apodreceu. Caso não tenha apodrecido, se você plantou em horário de muito calor ou com sol direto pode ser essa a causa dela ter secado.
      Eu deixaria à meia sombra ou somente pegando sol da manhã. Você pode fazer estaquia de alguns galhos para conservá-la caso seja perdida por completo (tem um post sobre como fazer), mas sem ver exatamente o estado da planta não sei te dizer se há possibilidade de recuperação.
      Abraços Floridos

  7. Boa tarde Bruna. Estou tentando plantar sementes de alfazema,mosquitinho rosa e morango. Sem sucesso. O mosquitinho rosa até germinou. Porém,ao crescer o seu talo que é tão sensível não chega a vingar. Por favor me ajude.

    • Olá Andrea! Tente deixar a planta mais tempo com o plástico filme plantando em vaso maior ou colocando menos substrato. Evite regar demais também para não apodrecer o caule e não deixe secar porque dificilmente se recuperam. Essas plantas de caule fininho são muito sensíveis. Eu também germinei vários morangos, mas eles não desenvolvem, é triste ; (
      Abraços Floridos

  8. olá bruna. não consigo fazer germinar alecrim, cebolinha, coentro, oregno e salsa a vez ue tentei tem 4 m4eses e a 5a vez tem duas semanas, porem,nada germinou, pode me dar algumas dicas?…obrigado

  9. gostari de saber se posso transplantar as mudinhas de miosotis no chão ou no vaso.Elas sao duraveis ou morrem de´pois de algum tempo.fantei sementes vindas diretamente da Holanda,já estão germinando,quando posso passa-las para o lugar definitivo?

    • Olá Simone! O ideal é transplantar com tiver pelo menos 4 folhas definitivas (as duas primeiras não contam) ou 30 dias depois da germinação. Você pode transplantar para vaso ou direto no solo, mas miosotis são flores anuais (morrem depois de algumas florações) e não gostam de sol pleno em locais muito quentes. Se onde você mora faz muito calor coloque-a onde pegue somente sol da manhã.
      Abraços Floridos

  10. plantei algumas sementes de onze horas, elas até chegam a germinar, mas nao vao adiante, o pequeno caule fica fraco e se quebra. alguem poderia me dar algumas dicas? obrigado, clúdio.

    • Olá Cláudio! Normalmente isso acontece por dois motivo: excesso de água que faz o caule apodrecer ou vento mesmo que quebra o caule que é frágil. Se foi excesso de água você vai ver que o caule fica marrom próximo ao substrato. Se foi vento ele vai estar apenas quebrado. Também pode ser alguma praga de raiz, nesse caso veja se a muda tinha raízes.
      Abraços Floridos

      • obrigado Bruna!! vou observar esses detalhes, nessa primeira tentativa de plantar as sementes, fiz como li em um site, joguei a semente por cima do substrato e coloquei um plastico transparente fechando a sementeira com uns furinhos, mas li em outro site que a semente tem que ficar uns 5cm abaixo do substrato, fiz isso e estou aguardando o resultado. Valeu pela atenção, é bacana essa troca de experiências por aqui, rsrsr.. um forte abraço! Cláudio.

      • Olá Cláudio! Acho 5cm muita coisa mesmo para sementes maiores. Cubra apenas levemente e dependendo da semente não se deve cobrir, como é o caso das camomilas, manjericão, orégano, etc. Veja o post Mix de Técnicas de Germinação que pode te ajudar.
        Abraços Floridos

  11. Olá… Comecei a plantar agora, quero ter um pequeno jardim em casa… Mexer na terra tem me ajudado a ficar mais calma rsrs… Comprei o pacotinho de semente de onze horas e petunias e plantei em lugar definitivo… E isso foi em 11 de setembro… Choveu e demorou um pouco a brotar… So que agora tem varias plantinhas de aspecto diferentes, e eu não sei qual delas é a plantinha que plantei e qual delas são erva daninha… O que fasso?

    • Olá Evelin! O jeito é pesquisar na internet (pesquise em imagens no google) para ver como é brotinho de cada uma. As onze horas são fáceis de identificar, mas as petúnias eu não sei.
      Abraços Floridos

  12. Olá Bruna, aqui na minha cidade é difícil encontrar o BiOMIX. No caso eu poderia fazer o substrato para as mudinhas (sementeira) com a terra preta e húmus (2 partes de terra e 1 de húmus)? Depois de germinada a semente
    o que mais mistura na terra para o desenvolvimento da planta? Estou querendo um substrato que de para flores e verduras/legumes. Como tenho pouco espaço quero começar minha horta em vasos e garrafa pet. Poderia me orientar?

    • Olá Cláudia! Pode fazer essa mistura sim, sem problemas. Você pode colocar também no substrato farinha de osso e torta de algodão ou torta de mamona (essa é tóxica para animais). No post sobre adubos orgânicos tem as proporções. Mas só use esses outros adubos depois do transplante da muda quando tiver pelo menos 30 dias. Para as recém-germinadas use apenas húmus.
      Além disso, ao longo do cultivo você pode usar uma vez por semana ou a cada 15 dias o adubo líquido que mostrei aqui no blog. Elas adoram ; )
      Abraços Floridos

  13. Pingback: Horta em Casa | Os Saberes do Jardim·

  14. Olá! Sempre quis ter uma horta e estou muito perto de construir a minha, mas estou pesquisando bastante para aumentar as minhas chances de obter sucesso. Em uma dessas pesquisas, acabei vindo parar aqui! Parabéns pelo site e por dividir seus conhecimentos! Bem, como moro em apartamento e não tenho muito espaço, farei uma horta vertical na minha varanda. Algumas pessoas indicam plantar de 3 a quatro sementes da mesma espécie para aproveitar somente as mudinhas mais fortes. Mas, se eu plantar apenas uma mudinha no vasinho definitivo (15cm de altura e 12,5cm de diâmetro), imagino que terei uma horta mirradinha. Eu não poderia plantar duas ou três mudinhas em cada vaso definitivo? Além disso, pretendo deixar um espaço de 35 centímetros entre os vasinhos de cima e os vasinhos de baixo. Esse espaço é suficiente para que os meus temperinhos se desenvolvam? Desde já, muito obrigada pela ajuda! Um grande abraço!

    • Olá Vanessa! Eu não sugiro plantar várias mudas e descartar as outras. Sinceramente acho isso bem desnecessário. Sugiro que você plante as mudas separadamente e não vai ter problema nenhum, mas plante pelo menos 3 vasos de cada para poder consumir.
      Esse espaço de 35cm é suficiente sim, mas se você for plantar tomate por exemplo não vai dar, então nesses vasos coloque só temperos e ervas.
      Abraços Floridos

  15. Olá!
    Adorei seu blog…visito quase todos os dias pra saber se tem alguma novidade!
    Leio todos os posts!
    estou montando um “jardim” de vasinhos na minha área de serviço, a maioria através de sementes!
    pelo que eu li nos seus posts, eu cometi um erro: pus muitas sementes (as que eram pequenininhas) no mesmo vaso. Eu sou obrigada a transplantar ou posso deixa-las crescendo no mesmo vasinho e fazer uma espécie de maciço?
    Plantei girassol, margaridas, petunias, amor perfeito, cravinas, mosquitinho branco, camomila, Crisantemo, boca de leão, primula e ainda fiz uma hortinha com tomate, cebolinha, coentro e hortelã. posso deixá-las em seus vasinhos ou corro risco de perdê-las?

    • Olá Fernanda! Esse erro clássico, rs. A quantidade não depende do tamanho da semente e sim da planta. Se for orégano por exemplo pode deixar nascer todo mundo junto mesmo, mas se for manjericão que tem sementes relativamente pequenas, mas cresce bastante e tem raízes mais fortes o ideal é separar ou você vai ter que “sacrificar” algumas mudas depois e ainda corre o risco de matar ou danificar as que ficam. ; (
      Vou fazer um post sobre isso depois.
      Nenhuma planta dessas é muito grande, mas depende do tamanho do vaso. Se for vasinho de violeta vai ficar pequeno para algumas delas como girassol e tomate por exemplo.
      Abraços Floridos

  16. Pingback: Técnica para Germinar Sementes – III | Os Saberes do Jardim·

  17. oi vera, eu to comprando semente para a finalidade de bonsai mas estou começando ainda e o primeiro passo é fazer essa semente germinar, vc pode me dar uma orientação ? desde já agradeço !

  18. Adorei o seu blog, gostaria de fazer o plantio de algumas sementes de rosas raras. Você poderia me enviar algum arquivo ou artigo para me ajudar.
    Grata!

    • Olá Jane! Eu não tenho experiência com rosas e muita gente me pede informações sobre elas. O que sempre recomendo é que se procure um fórum ou blogs específicos. Eu realmente não entendo do assunto.
      Abraços Floridos

  19. Adorei o conteúdo do seu blog, estou começando a fazer um jardim em frente a minha casa e o assunto de germinação de sementes tem me ajudado muito. agora estou tentando germinar sementes de rosas.Gostaria e enviasse o programa que mostra detalhadamente o início e fim de cada fase e as estações do ano, agradeceria muito.

  20. ola! adorei seu site. eu gostaria q vc me enviasse o programa das estações do ano e fases da lua. e eu tbm gostaria de saber se vc me enviaria algumas sementes de ipomeia rubra, eu qro muito plantar e fazer uma armação de arame pra q ela fique no meu muro, mas ñ encontrei por aki, por favor. agradeceria muito a vc. bjsss.

    • Olá Meire! O arquivo já foi enviado para o seu e-mail. Quanto às sementes de ipomoea rubra eu não tenho. A minha nunca deu sementes.
      Procure em lojas on-line como a toca do verde, por exemplo.
      Abraços Floridos

  21. Alessandro Gerak
    Olá Bruna, comprei algumas sementes de varias espécies de flores, e gostaria se possível que me enviasse o arquivo sobre plantio e fases da lua, desde já agradeço, obrigado.
    parabéns pelo blog, abraços
    alessandrogerak@bol.com.br

    • Olá Bruna! Bem gostaria de uma ajudinha sua, é que estou querendo começar
      umas mudas de plantas ornamentais para futuramente comercializar. Voce, que tem mais experiência, poderia me sugerir algumas variedades que saõ de fácil cultivo? Na minha lista já está o Kalanchoe, pois é uma planta bem resistente e vendável. e algumas especies de cactus tb. Se puder me dar a dica fico grata em dobro rs. Abraços floridos.

      • Olá Claudia! Fácil cultivo são as pimentas, antúrios, lírios da paz, violetas. Essas foram as que me vieram à mente agora, mas tem muitas outras.
        Abraços Floridos

  22. Olá Bruna,
    comprei diversas sementes (plantas frutíferas para pássaros). Inclusive pyracanta,que veio com manual de germinação. Nuca pensei q fosse tão complicado. Tem-se q colocá-las por 3 meses dentro da geladeira, em um saco plástico com determinado substrato.
    Não há uma maneira menos complicada q consiga germiná-las?
    A Assis

    • Olá Adautivo! Esse processo de colocar na geladeira é para quebrar a dormência das sementes, mas nunca vi por tanto tempo. Eu não conheço essa espécie que você citou, mas talvez sejam plantas que requeiram temperaturas bem baixas para germinar, por isso a instrução de deixa-lãs na geladeira.
      Abraços Floridos

  23. Olá Bruna, moro em cidade pequena e não se acha quase nada…posso usar a terra preta no lugar do BIOMIX? A terra preta ou vermelha é um substrato, não? Infelizmente uma formiga ou grilinho feliz comeu as mudinhas da rosa. Mesmo cobrindo com uma telinha de mosquiteiro,rs. Tentarei novamente.Vc poderia me dar a dica da mistura de terra ideal para plantio de cactus? Um grande abraço!

    • Olá Cláudia! Eu sou uma negação com suculentas, rs, então sugiro que você pesquise sites ou blogs que falem sobre elas para eu não te passar informações erradas. A terra preta pode ser usada sim, mas você deve misturar areia e húmus de minhoca para formar um bom substrato. Use 3 partes de terra preta para 1 parte de húmus e 1 parte de areia.
      Abraços Floridos

  24. Olá Bruna, parabéns pelo blog e pela partilha tb. A minha dificuldade é qual a quantidade de sementes que coloco em cada quadradinho da sementeira. Quando as sementes são grandes sei que só basta uma, mas quando são pequeninas…quantas coloco? Plantei um galho de rosa e já está com brotinhos, sabe qual é o momento que devo transplantá-lo em lugar definitivo?

    • Olá Cláudia! Coloque sempre apenas uma semente nas sementeiras porque o espaço é reduzido e se você colocar mais de uma as mudas vão ter problemas no crescimento e será bem complicado separar depois.
      Quanto ao galho de rosa espere pelo menos 30 dias do plantio (estaquia). Se tiver mais do que isso já pode transplantar.
      Abraços Floridos

  25. Olá Bruna! Gastei um pacotinho de sementes de calendula tentando germinar e não consegui. Agora estou testando a técnica da estufa,Vc pode me enviar o programa?
    Obrigada

  26. olá
    amei seu blog,foi o melhor que encontrei–queria que me enviasse o calendário da lua,e me explicasse o seguinte-plantei sementes de flores num vasinho na area do meu ap-elas germinaram,estão do tamanho do meu dedo,rego e cuido,mas não sei como faço para transplantar–exemplo-preciso por argila manta para drenagem,terra,pedrinhas e depois transplantat as mudinhas,ou deixo no vaso mesmo,acho que deu muitas mudas–elas estão amontoadas–eu tenho mão boa para plantar-e como tiro sementes de alecrim–obrigada–beijos vó lidia

    • Olá Lidia! Fico feliz que você tenha gostado do blog!
      Nunca plante muitas sementes no mesmo vaso. É melhor sempre plantar uma para cada vasinho. No transplante tente separar cuidadosamente as mudas, mas é possível que você acabe perdendo algumas ; (
      No transplante eu coloco apenas argila no fundo para auxiliar na drenagem e evitar entupimento dos furos por onde sai o excesso de água, depois coloco o substrato e misturo húmus de minhoca e farinha de osso. As proporções dos adubos você encontra no post Adubos Orgânicos. Nunca usei manta de drenagem.
      Lidia eu nunca tirei sementes do alecrim. Atualmente estou fazendo algumas estaquias, mas sementes mesmo eu nunca usei, nem nunca vi, rs.
      Abraços Floridos

  27. olá! adorei seu site, adoro plantar e me interessei nesse programa que vc usa com as fases da lua, poderia me passar? meu e-mail:paulinhaa_thais@hotmail.com

    • ola!bruna amei seu site. amo plantas,e essas informações; vou plantar muitas sementes.por favor! pode me mandar o arquivo do calendário? desde de já obrigada! celestina. meu e-mail é;celestinapereira2@hotmail.com

  28. Eu comprei algumas sementes de flores e comecei a plantar,mas todas germinaram,porem apos alguns dias o caule bem no pesinho da terra apodrece fazendo com que a minha mudinha se separe da raiz e a morra.Me ajude por favor ,eu gostaria tambem de ganhar o calenário lunar.obrigada adorei o seu blog e spero que me ajude

    • Olá Tatiane! Se as raízes estão apodrecendo é porque o substrato está muito úmido. Se você perceber que está realmente encharcada é melhor colocar a muda no sol mesmo sendo pequena ou trocar boa parte do substrato, mas corre o risco da muda sentir o transplante. Espero que você consiga salvar pelo menos algumas.
      O arquivo já foi enviado para o seu e-mail.
      Abraços Floridos

  29. Olá!
    Adorei o post. Já tentei plantar quase tudo, mas as sementes nunca nascem, acredito que é porque eu não estava entendendo como funciona o processo de germinação. Agora vou tentar plantar cebolinha e fiz uma mini estufa, como você ensinou em outro post.

    A minha dúvida é: Quando planto na sementeira, devo colocar uma semente por compartimento ou umas três juntas para aumentar a possibilidade de germinar?

    Grata desde já,
    Maria de Fátima.

    • Olá Maria de Fatima! Coloque sempre uma semente por compartimento, nunca mais de uma. Se você quiser aumentar as chances de conseguir uma muda plante uma quantidade maior de sementeiras ou vasinhos.
      Abraços Floridos

  30. Ola bruna, ótimas explicações e bom trabalho, parabéns! Gostaria de saber como posso retirar as sementes da própria flor sem precisar compra-las. Se tem alguma técnica de como retirá-las (penso em plantar margaridas e lavandas). E gostaria também de seu app. das estações da lua… Abraços.

    • Olá! Que bom que você gostou do blog ; )
      Você pode sim retirar as sementes, mas cada planta tem suas particularidades e não há uma regra geral para isso. O ideal é você tentar pesquisar na internet onde encontrar as sementes de cada planta que você queria especificamente. Aqui no blog coloquei algumas, mas foram poucas por enquanto e infelizmente nenhuma dessas que você citou.
      Abraços Floridos

  31. Boa noite Bruna, comprei sementes daquelas que vem em saquinhos quero produzir as mudas e depois transplanta-las vc pode me enviar o programa das fases da lua e orientação para plantio.

    Obrigado!

    Ailton

    • Olá Marlene! Eu não tenho muita experiência com rosas, portanto sugiro aplicar as dicas do post e pesquisar mais sobre o assunto em fóruns (principalmente) e blogs especializados em rosas.
      Abraços Floridos

  32. Olá Bruna, parabéns pelo o blog, é muito útil e muito explicito. Gostava que me desse umas mais dicas de como plantar sementes de Manjericão, qual a melhor terra a usar, se devo regar todos os dias e em que altura do dia, se precisa de sol direto,.. passe toda a informação que saiba sobre esta plantação por favor. Muito Obrigada e cumprimentos floridos :)

    • Olá Alexandra! O plantio pode ser feito de acordo com o post “Técnica para Plantar Sementes I” que funciona muito bem. Lendo esse post e o outro que passei você encontrará todas as informações que precisa sobre o plantio do manjericão. Tudo que está descrito nesses posts se aplica ao manjericão ; )
      Abraços Floridos

  33. ola boa tarde,
    seu blog é muito iinteressante para quem adora flores,
    comprei algumas semente de rosas, e ao procurar como planta las entrei no seu saite,
    como todo mundo que te vizita, tbm costaria de receber o calendario lunar, que parece me muito bom
    meu email
    tanoshii353@hotmail.com
    obrigada e tenha um lindo final de semana.

  34. Olá, este programa que você tem sobre as fases da lua e tudo mais, também serve para verduras e legumes? É que cansei de perder sementes de alface, beterraba, e outras tem como você me mandar o arquivo? Desde já muito obrigada!

    • Ola Vivian! O arquivo já foi enviado para o seu e-mail.
      Sugiro que você leia o post “Calendários para Jardineiros” que tem o link para um site que também fala sobre a época ideal para plantio, poda, etc.
      Abraços Floridos

  35. Olá, plantei muitas sementes de várias flores e frutos e quase nenhum ainda germinou!!! Poderia me enviar esse arquivo com as fases da lua???

    • Olá Niedja! O fato de não terem germinado pode estar associado a várias coisas. As sementes podem ser velhas, o clima pode não ser favorável às espécies que você plantou, pode ter faltado água ou ter tido água demais no substrato, pode ser que sejam sementes que demorem mesmo a germinar, etc. Espere mais, quem sabe outras germinam.
      O arquivo já foi enviado para o seu e-mail.
      Abraços Floridos

    • Olá Bruna!
      Não tenho a menor experiência com rosas para te ajudar nesse caso. O que posso sugerir é que você plante as sementes uma a uma ao invés de todas ao mesmo tempo. Plante uma e observe a germinação, porque caso você cometa algum erro que ocasione a perda da semente não perderá todas de uma vez. Vendo que houve sucesso plante outras.
      Abraços Floridos

  36. Olá, achei bem interessante a informação sobre a plantação de tomate, pode enviar o programa que permite acompanhar as fases da lua?obrigado

  37. Muito interessante a matéria! Obrigado pela ajuda! Poderia me enviar via e mail o calendário? Comprei mais de 1800 sementes de rosas de todas as cores, inclusive preta, azul, verde e também rosas do deserto. Quero fazer uma surpresa para minha mãe que ama flores.

  38. Olá,gostaria que me enviasse o post com as fases da lua pois estou fazendo um jardim na frente da minha casa e gostaria de plantar no inicio do outono amor perfeito pois eu adoro essas flores!obrigada

  39. olá bruna. suas dicas foram de muito aproveito para mim sou professora de matemática e esse ano peguei um desafio que é dar aula de agroecologia,ecom suas dicas de plantio de flores, fiz um lindo jardim com sementes de amor perfeito e petúnias, e gostaria de entender melhor as fases da lua.beijo florido e prefumado.

    • Olá Eliane! Fico muito feliz de saber que o blog ajudou especialmente a criar um jardim de amores-perfeitos já que até hoje eles me deixam frustrada, rs.
      Já enviei o arquivo para o seu e-mail.
      Abraços Floridos

  40. Olá Bruna Pimentel,
    A pouco tempo me interessei em começar a cuidar de plantas, comprei um Petunia linda e fiquei louco para fazer mudas dela… sem sucesso… e pra variar do nada ela morreu… secou duma certa forma que me entristeceu… parecendo que tinha apodrecido mesmo pois bem próximo à raiz ficou com aspecto de mofo… para minha surpresa eu comecei a cuidar melhor dela e brotou um galho de outro aparentemente morto e está dando sobrevida a minha planta. A minha pergunta é: como posso fazer para fazer mudas dela??? comprei uma terra já adubada, posso fazer minha sementeira com essa terra???
    Estou pensando seriamente em começar a mexer com plantas pois isso me dá muito prazer…
    Espero que possas me ajudar.
    Um abraço.

    • Olá José Antonio! As petúnias são sensíveis e a grande maioria delas tem ciclo de vida anual, então depois de certo tempo elas morrem mesmo, mas como você mencionou que tinha mofo próximo às raízes pode ser que tenha sido excesso de água.
      Que eu saiba petúnias se reproduzem por semente, mas você pode tentar estaquia dessa planta. Acho que não daria certo, mas não custa tentar. Basta tirar um galho fazendo um corte diagonal e plantar em outro vaso. Cuide desse galho como se fosse uma muda normal, mas tome cuidado com a terra que não deve secar demais, nem ficar muito úmida. Pode usar a terra adubada sem problemas.
      O cultivo de plantas é realmente muito gratificante! : )
      Qualquer dúvida estou à disposição.
      Abraços Floridos

  41. olá nao quero ser pidao mas é qui na minha cidade nao tem sementes de morango é muito raro pelomenos eu nunca vi eu queria que vc podesse me ajudar fazendo uma doaçao para min eu seria muito grato se vc doace sementes de morango para min.

    • Olá Caio! As minhas sementes de morango são bem antigas e por enquanto nenhuma das que eu plantei germinou, provavelmente nem vão germinar. Eu mesma vou comprar morangos numa próxima ida ao supermercado para ter novas sementes porque não tenho encontrado os saquinhos nem da Isla nem da Topseed. Você pode fazer o mesmo.
      Abraços Floridos

      • ok mais o problema é encontrar morango no supermercado da minha cidade
        por isso eu pedi para que vc me fizece uma doaçao de sementes.
        eu moro no interior de rondonia.

      • Olá Caio! Eu não tenho sementes de morango no momento. Mas se você não encontra nem a fruta para comprar pode procurar as sementes na loja virtual da isla, no mercado livre ou no ebay se quiser procurar até variedades mais raras.
        Abraços Floridos

  42. oi meu nome é Rosimeri, eu moro em apartamento, eu plantei as sementes de salsa lisa em um recipiente e furei, comprei terra adubada e coloquei e plantei, eu queria saber quanto tempo leva para germinar, e quantos dias eu levo regar, é todo dia ou uma vez por semana.

    • Olá Rosimeri! Eu nunca plantei salsa então não sei exatamente quanto tempo leva para germinar. No saquinho das sementes normalmente vem dizendo o tempo de germinação, mas pode variar dependendo do clima.
      Quanto às regas, se você não fez a estufa como mostrei no post Técnica para Germinar Sementes I, regue todos os dias.
      Abraços Floridos

  43. Bruna.Muito show sua postagem. Eu gosto de jardim florido. Sou de multiplicar plantas por estacas. as vezes tem dado certo, outras nem tanto. Vim nesta postagem procurar informações sobre as fases da lua e vou me arriscar a plantar sementes.
    Envie-me, por favor a tua tabelinha.
    Desde já agradeço. Beijos e muitas florzinhas para o teu jardim.

    • Olá Tânia! Eu adoro plantar sementes, mas pretendo começar a praticar mais a estaquia. Vou fazer uma de alecrim em breve para postar no blog. ; )
      O programa já foi enviado para o seu e-mail.
      Abraços Floridos

  44. Oi lindinha será que vc poderia me mandar o arquivo adorei as informações,nunca plantei nada ,mas hoje comprei umas sementes e estou emplogada !!!Beijos e muitas flores pra vc.

  45. Pingback: Calendários para Jardineiros « Os Saberes do Jardim·

  46. BOA TARDE , ADOREI ESSA MATÉRIA. GOSTARIA DE SABER SE TENS ALGUMA DICA PARA PLANTAR SEMENTES DE PIMENTA DE JARDIM. GOSTARIA SE POSSIVEL QUE ME ENVIASSE O ARQUIVO DAS FASES DA LUA. ADORO MEXER NA TERRA, FAZER MUDINHAS, E O CONHECIMENTO NUNCA É DEMAIS NÃO É MESMO?! FICO NO AGUARDO.
    ABRAÇOSSSS

    • Olá Kelly! Já enviei o arquivo para o seu e-mail.
      Quanto às pimentas ainda devo fazer um post só sobre elas, mas não tem muito segredo. Elas gostam de calor, então plante somente em épocas mais quentes. Elas demoram entre 7 e 15 dias para germinar, mas algumas levam mais tempo. A maioria germina com 10 ou 12 dias. A técnica que passei no post Técnica para Germinar Sementes I funciona muito bem com elas. Depois da germinação evite sempre molhar as folhas porque favorece o aparecimento de ácaros que são muito comuns nas pimentas.
      Abraços Floridos

  47. Estava justamente precisando dessas informações e estou adorando seu site.Estou ansiosa pelas sementes que encomendei e procurando ao máximo conhecimento para tentar fazer o melhor com elas…gostaria que me enviasse seu arquivo com as fases da Lua…e obrigada por compartilhar seu conhecimento e suas experiências com tanta simplicidade e doçura.

  48. Olá, gostei muito do seu site. Muito instrutivo. Estou comendo meu jardim agora e gostaria de receber esse arquivo das fases da lua por favor.. Obrigado adiantado abraços

  49. Olá, tudo bem? Amei seu blog, ele é muito legal e tem muitas informações interessantes. Gostaria que me enviasse, por favor, o arquivo sobre as fases da lua a qual vc solicta para deixar mensagem para o envio. Não sei se aparecerá meu e-mail aqui para vc, ma deixo meu face para que possa me encontrar com facilidade: http://www.facebook.com/AMORAOSBICHOS
    Muito obrigada, boa e feliz semana,
    Rose.

  50. Boa noite Bruna!
    Adorei as informações. Eu decidi que ajudaria em um asilo como voluntária, mas ainda não sabia como contribuir. Pesquisando pela net, descobri que posso ajuda-los com jardinagem, porque além de ser uma excelente forma de “passar o tempo”, eles poderão consumir o que vão plantar, o que diminui os custos. Preciso, por favor, do programa que indica a lua e/ou estações e vou continuar olhando as dicas pq NUNCA mexi com nada disso e começarei a partir de hoje.
    Agradeço antecipadamente,
    Bjos
    Ana Mello – Salvador/BA (anamello_@hotmail.com)

  51. Olá Bruna!!! Parabéns pelo belo trabalho, pretendo me iniciar nessa prática em breve, sendo assim, gostaria de receber o programa sobre as melhores épocas de cultivo e toda informação possível sobre plantar flores!!! Abraços Floridos!!!!

  52. Olá Bruna, amei sei blog, adorei as explicações de como fazer germinar e plantar as sementes que compramos dentro dos saquinhos…. Só ler de como plantar atras da embalagem não se dá para ter clareza se vc está fazendo certo ou não…Comigo aconteceu que comprei vários saquinhos, os despejei dentro de um recipiente com terra vegetal, os aguava sem deixar a terra encharcada e nem seca, mas deixava na varanda e pegava sol durante parte do dia, bom me entristeci pq. nenhuma germinou e qdo germiinava morriam, e me chatiei pq. perdi todas as sementes e mesmo assim peguei os recipientes que estavam na varanda e as coloquei para dentro de casa e apesar de já fazer mais de 1 mês fico esperando se aparece alguma semente germinando…o que vc me orienta a fazer nesse caso.. apesar de ter passado bastante dias, dá para recuperar as sementes e começar tudo de novo certo ou elas não germinam mais? Confesso que do modo q. coloquei as sementes dentro do recipiente dificilmente conseguirei achá-las.
    Errei com as sementes e achando que seguindo o que se diz atras da embalagem fosse ser fácil cultivá-las e vi que fui com sede d+ e me decepcionei em não as não ter visto se desenvolver, mas com suas explicações agora vou mais devagar e tentar fazer minhas próprias mudas e desde já eu acrescento que é uma enorme satisfaçao vê-las crescendo e é esse prazer que venho buscando e uma terapia para me ajudar a superar uma perda tão gde que tive recentemente pela falta de meu anjo…
    Obrigada pelas suas orientações, vou segui-las e colocá-las em prática, pois para mim é como se eu tivesse tendo o privilégio de estar cuidando de meu bebê que hj mora com nosso Pai, e por esse motivo explico me entristeci de não ter conseguido fazer as sementes germinarem …
    Parabéns e continue sempre nesse caminho de passar suas experiências e conhecimentos para leigos que querem aprender, assim como eu.
    Desde já agradeceria se pudesse me passar o arquivo sobre as estações do ano, acho que será de muita ajuda.. forte abraços e bem floridos!!!

    • Olá Sandra! Elas podem não ter germinado não só pela forma equivocada de plantar, mas pode ser que sejam espécies que realmente não germinam em climas quentes. Veja no saquinho qual a época correta de plantar essas sementes. Se ainda quiser tentar a germinação coloque água nesse recipiente com a terra e as sementes, cubra com plástico filme e deixe em local bem iluminado, mas sem luz direta e pode ser que algumas ainda germinem.
      Siga as dicas do blog e dificilmente você vai ter problemas com germinação, mas se tiver qualquer dúvida quanto ao que plantar ou como plantar pode me escrever. : )
      Já enviei o arquivo para o seu e-mail.
      Abraços Floridos

  53. Olá, Bruna Pimentel! Meu nome é Célia e moro em Maceió/AL. Hoje descobrir você e vários comentários maravilhosos. Desejo, também, receber a tabelinha.
    Iniciei minha hortinha na varanda com plantação de hortelã, menta e alecrim.
    Parabéns pelo blog maravilhoso! Abraço Fraterno.
    e-mail: celiabiopsi@hotmail.com

    • Olá Célia! Fico feliz que tenha gostado do blog. ; )
      Já enviei para o seu e-mail o programa com as fases da lua. Veja também o post Fases da Lua que tem bastante informação sobre o que fazer ou não fazer em cada fase.
      Abraços Floridos

    • Olá Maria! Eu nunca tirei as sementes do morango, sempre plantei sementes de saquinho. Para plantar as sementes você pode seguir o passo a passo do post Como Plantar Sementes.
      Abraços Floridos

  54. oi meu nome é Relvison e gostaria de saber como eu planto amor-perfeito em Roraima o clima aqui é quente e elas nao tão querendo germinar. obrigado abraços.

    • Olá Relvison! Eu acho que será muito difícil você ter sucesso com o amor-perfeito aí em Roraima. O amor-perfeito é uma planta que aprecia o clima mais ameno e mesmo que germine, o que já será difícil, provavelmente não vai sobreviver ao calor. : (
      Abraços Floridos

  55. Oi adorei as dicas, Meu nome é Socorro e moro no Piaui. Terra muito quente , tenho um quintal e estou preparando ele para o plantio de varias plantas, gostaria de ver esse programa ou site que ve as fases da lua, para plantar, estou querendo saber tudo sobre jardinagem. Estou mandando meu email. Parabéns!

      • obrigada. gostaria de te perguntar onde compra sementes de qualidade. j fiz duas compras e as sementes no vingaram, claro que ainda no tenho todos os conhecimentos. Vc pode me dzer sua loja?

      • Olá Maria! Eu gosto muito das sementes da Isla e da Topseed, são as marcas mais conhecidas, não são caras e ambas me dão resultados satisfatórios. Tem também a feltrin que é uma marca mais cara, mas quem usa gosta bastante.
        Eu não tenho loja, não vendo plantas nem sementes, mas em lojas de jardinagem e até em supermercados costuma-se achar sementes com facilidade ; )
        Abraços Floridos

  56. Olá !
    Muito bacana suas dicas, tambem tenho problema com germinação, acho que deve ser por que moro em lugar muito quente (Roraima), sei lá. Gostaria de mais informação acerca das fases da lua e sua relação com germinação. Vc pode enviar o programa?
    muito obrigado

  57. Olá Bruna! Espero que esteja tudo bem.
    Esperando ter mais sucesso ao semear, peço que me envie o programa das fases da Lua.
    Mais uma vez agradeço a sua atenção.
    Sds.
    PAulo Cesare

  58. Olá Bruna bom dia. Gostaria de uma iformação sua. Veja bem, eu plantei umas mudas de sebolinhas, so que elas não deselvolvem e quando nascem o caule fica muito fininho. Gostaria de saber se tem aver com a profunidade da semente, e como devo fazer? Fico muito grato.

    • Ola Napoleão! Normalmente cebolinhas que crescem da semente ficam assim por muito tempo até engrossarem e mesmo assim acho que dificilmente ficam enormes como as cebolinhas que compramos em supermercado. Eu nunca plantei semente de cebolinha e isso que estou te passando é o que vi as pessoas comentando na época que eu pesquisei sobre o plantio da cebolinha, por isso preferi plantar da forma como mostrei aqui no blog.
      O que eu sugiro é que você adube as mudas com muito cuidado porque normalmente são bem frágeis quando ainda são novas. Use húmus de minhoca e torta de algodão misturados na terra ao redor das mudas. Faça isso no fim do dia, já sem sol direto e regue depois.
      O ideal é colocar cada muda em um vaso ou deixá-las com 15cm distância uma da outra para que possam se desenvolver. Caso as suas estejam muito próximas pode ser um fator que está prejudicando o crescimento.
      Depois veja os tópicos Plantando Cebolinha e Plantando Cebola.
      Abraços Floridos

  59. Ola,
    vou me estrear a plantar mas tenho umas duvidas, que utensilios preciso? Vou fazer da minha varada um lindo jardim! Nesta altura do ano o que devo plantar?

    • Olá Claudia! Quando você comprar as sementes que deseja plantar veja atrás do saquinho a indicação da época do plantio. Há muitas plantas a serem plantadas nessa época do ano, a maioria na verdade.
      Quanto aos utensílios eu sugiro que você compre um mini kit de jardinagem que é ótimo para iniciantes e além disso serve perfeitamente para quem vai utilizar plantas apenas em vasos. Tem um kit mini e um médio. Em lojas de jardinagem você encontra com facilidade. : )
      Abraços Floridos

  60. Bruna, boa noite!
    Gostaria de receber o arquivo sobre as fases da lua, e também , informações de como plantar a semente da flor de maio.Se quiser me mandar mudinhas da cor branca, e amarelo ouro eu aceito.(ai ,desculpe a brincadeira).
    Obrigada!Gostei do seu blog, pq.vc responde às questões.

    • Ola Sueli! Já mandei por e-mail o arquivo com o programa.
      Eu nunca plantei sementes de flor de maio, sempre comprei as mudas. Você pode, além de plantar as sementes, pegar com alguém um ramo da flor de maio e plantar na terra que ele enraíza.
      Abraços Floridos

  61. Amor-perfeito Gigante Suíço Sortido
    Amor-perfeito Gigante Suíço Crespo Sortido
    Amor-perfeito Gigante Suíço Roxo
    Amor-perfeito Gigante Suíço Vermelho
    Amor-perfeito Mini Híbrido Scotch Sortido
    Áster “Pluma de Avestruz” Sortida
    Áster “Rainha-do-mercado” Sortida
    Cravina Anã Singela Sortida
    Cravo “Chabaud” Gigante Dobrado Vermelho
    Ficóide Sortido “Tapete Mágico”
    Flox Estrelado Anão Sortido
    Onze Horas Dobrada Sortida
    Prímula Sortida
    Sempre Viva (Flor-de-palha)
    Zínia Cactus Sortida
    Grama Bermuda

    Essa são as sementes que comprei, nunca mexi com um jardim será que pode me ajudar?
    Meu email é dionayherica@hotmail.com, se tiver um tempo e poder me ajudar ficarei muito grata. att DIONAY HERICA

  62. Ola! me chamo Nayara, estou lhe deixando esta mensagem pq estou iniciando o cultivo de plantas em minha casa; mas estou um tanto perdida..por favor me ajude..envie-me informações de como fazer da forma mais correta possivel..para que minhas plantinhas sejam tão lindas quanto as tuas. Meu e mail é nayara_zimer@hotmail.com. Desde já lhe agradeço.

    • Olá Nayara! No blog tem praticamente tudo que você precisa saber. Você pode ver os posts Como Cuidar de Mudas e o post sobre Adubos Orgânicos que devem te ajudar bastante.
      Abraços Floridos

  63. Oi, eu e meu namorado compramos umas sementinhas dessas da isla, agora não lembro bem, acho que é amor perfeito e uma outra flor, olhamos atras e vimos q podia ser plantada no outono, dai plantamos, só q já faz mais de um mês e elas não crescem, fica só uns brotinhos frágeis, meu namorado achou que fosse falta de sol e colocou em um lugar onde bate sol direto a tarde toda, e muitas secaram (amarelaram), dai eu tirei de lá, regamos só quando a terra fica menos úmida, agora criou um mofo por cima da terra, gostaria de saber qual é o problema.
    um abraço

    • Olá Raíssa! Mudinhas tão pequenas e frágeis não devem pegar sol, provavelmente o fato de amarelarem está relacionado à isso. Se a terra está com mofo o ideal é você tirar boa parte dessa terra e substituir por outra. Tente fazer um recorte na terra ao redor da muda e tire com cuidado um pequeno torrão com a muda preservando toda a raiz. Descarte o resto da terra do vaso e replante com uma terra nova.
      O fato das mudinhas crescerem lentamente pode ter várias explicações. Falta de nutrientes, época do ano (dependendo da espécie), etc. No caso do amor-perfeito posso dizer que na fase inicial da muda o crescimento é mais lento mesmo, mas depois começam a se desenvolver mais rápido.
      Seria ótimo se você ao fazer esse transplante das mudinhas para uma terra nova usasse adubo misturado ao substrato.
      Se quiser me mande um e-mail com fotos das mudinhas e quem sabe tem algo mais que eu possa sugerir ; )
      Espero que dê tudo certo.
      Abraços Floridos

  64. OLÁ BRUNA , É SÓ PARA LHE AGRADECER O SEU SITE E A SUA AJUDA PRECIOSO ÁS PESSOAS GOSTEI MESMO . EU ANDAVA Á PROCURA DAS MELHORES FAZES DA LUA PARA PODER SEMIAR E PLANTAR PORQUE PERCEBO POUCO DE AGRICULTURA , E NÃO HAVIA MEIO DE ENCONTRAR E NUM CLIK DEPOIS DE TANTO PROCURAR ENCONTREI O SEU SITE QUE MUITO GOSTEI E LHE DOU OS MELHORES ELOJIOS BEM HAJA . UM ABRAÇO .

  65. Pingback: Como Cuidar de Mudas « Os Saberes do Jardim·

  66. ola ,gostava de receber informacoes sobre as fases da lua favoravel para as sementeiras.Ouço falar dos antigos certas coisas que gostaria de aprender sobre a influencia da lua nas sementeiras.Se me puderem ajudar agradeço obrigado.

    • Olá Andrade! Devo fazer um post futuramente falando um pouco mais sobre as fases da lua adequadas para plantio, transplante, adubação e etc, mas se quiser que eu te envie o programa que mostra detalhadamente o início e fim de cada fase e as estações do ano me mande um e-mail.
      Abraços Floridos

    • para planta, observe quando alua estiver na sua fase ascendente (se afastando da terra), pois ela puxará a semente para fora da terra!
      Quando descendente, ela exerce mais pressão sobre a semente que tera mais dificuldade de crescer

  67. Pingback: Técnica para Germinar Sementes – II « Os Saberes do Jardim·

  68. Olá, Bruna!

    Semeei ipomea púrpura da Isla há 13 dias e as mudas já estão com 6 cm cada. Pretendo transplantá-las para uma cerca que divide meu quintal, onde há grama.

    Você acha que ela já está pronta pra ir pra terra? Será que a grama vai acabar matando a grama? Obrigada e parabéns pelo blog! Abraço

    • Olá Harumi! Eu sugiro o transplante quando as mudas tiverem por volta de 30 dias ou 10cm de altura aproximadamente. O ideal é esperar as mudas estarem mais fortes, assim a probabilidade de perder alguma delas após o transplante é menor. O que você pode fazer é transplantar uma ou duas mudas e ver se vão suportar bem a adaptação para outro local mesmo sendo tão pequenas.
      Não deixe de colocar desde já um suporte para elas subirem. Eu costumo usar espetos de churrasco para mudas desse tamanho.
      Qualquer dúvida me escreva. Boa sorte! : )
      Abraços Floridos

  69. Comprei um monte de saquinhos com sementes, nem conhecia algumas delas, a unica que germinou foi a Ipomoea purpurea, lembro que são de várias cores, plantei após a segunda quinzena de novembro; voce não tem noção como cresceu é uma praga mesmo, nunca vi nada igual, cometi o erro de não guardar os saquinhos para saber identificar os nomes das flores, pesquisei e percebi que essa praga tem uma flor linda, a minha janela ta quase coberta de folhas, e as flores??? quando virão? no verão?

    • Oi Roberta! A ipomoea floresce na primavera e no verão, mas ela ainda está “novinha”. Pelo que você disse a planta tem apenas 1 mês e meio. Ela pode florescer em breve ou demorar um pouco ainda, mas aguarde que as flores virão e continue cuidando direitinho da sua muda ; )
      Quanto às outras você pode tentar novamente ou com outras sementes. Qualquer dúvida me escreva.

      Abraços Floridos

  70. Pingback: Técnica para Germinar Sementes – I « Os Saberes do Jardim·

    • oi eu moro em roraima e nao consigo germinar sementes como amor perfeito, cravo, cravina, como faÇo? pode mandar dicas pro meu amail? . bjao parabens pelo blog.

  71. ol[á, sestou querendo plantar ou semear as minhas sementes de salsa,coentro,pimentão,alface,pimenta. sou marinheira de primeira viagem. comprei terra.substrato,jardineira e a sementeira.no seu blog não tem o passo a passo em foto. tem algumas informações e cada vez que procuro essa explicação visual me atrapalho mais ainda.poderia me passar fotos do passo a passo? uns dizem ue tenho que colocar pedras de argila, manta de drenagem. fui ver para comprar a manta é um absurdo e muita quantidade. não dá….eu moro em apartamento e pretendo fazer a minha hortinha. compro salsa uso 2 vezes e quando quero usar de novo já ficou amarela. resolvi então ter a minha em casa.

    • Olá Vera! Eu não tenho um passo a passo com fotos. Eu dou no blog dicas de como fazer da melhor forma possível, maximizar as chances de sucesso, mas não é algo difícil de se fazer.

      Para começar uma horta com sementes você pode seguir as dicas do blog que falam sobre cada etapa. Plante em sementeiras e espere até o momento do transplante. Quando transplantar coloque no local definitivo, seja uma jardineira ou em vasos individuais. Para fazer o transplante basta montar colocando drenagem (eu uso argila e só, nunca usei manta de drenagem e só tenho vasos em casa porque moro em apartamento), depois o substrato e então as mudas. Depois disso é esperar crescer e colher. : )

      Talvez você tente algumas vezes até conseguir um bom resultado, mas é na prática que se aprende jardinagem. Primeiro plante as sementes e cuide delas até germinarem e crescerem. Depois se preocupe com o transplante. Qualquer dúvida me escreva aqui no blog ou mande um e-mail.

      Abraços Floridos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s