Ipomoea Purpurea (Ipoméia)


Adoro plantar sementes e ver minhas plantinhas crescendo. É uma enorme satisfação para mim acompanhar esse processo. Uma das melhores experiências que tive com sementes foi quando plantei Ipoméias, uma trepadeira anual de flores lindas.

A germinação e o crescimento das mudas foi muito rápido. No quarto dia de plantio germinaram e com 70 dias as mudas floresceram.  Plantei 36 sementes numa sementeira de plástico e absolutamente todas germinaram, floresceram e me presentearam com suas sementes, muitas sementes.

Surgiram flores de várias cores. As flores eram grandes se comparadas ao tamanho das folhas. Cada flor era aproximadamente duas vezes maior que uma folha. Com o crescimento da planta as folhas foram ficando cada vez maiores assim como as flores.

Para ver todas as cores basta entrar no meu álbum no Flickr criado especialmente para as Ipoméias e ver as flores das mudas:

http://www.flickr.com/photos/41333654@N05/sets/72157621888127263/

Essa foto é de uma das flores que abriram dessas mudas que plantei e ela retrata bem o quanto as ipoméias são lindas. No centro da flor parece haver luz:

http://www.flickr.com/photos/41333654@N05/3836245675/

Agora o passo a passo do crescimento das minhas Ipomoeas purpurea…

As Sementes

As Sementes

A Sementeira

A Sementeira

No 4º Dia

No 4º Dia

No 7º Dia

No 11º Dia

Em Vasos no 30º Dia

Muda no 50º Dia

O Primeiro Botão já no 70º Dia

About these ads

48 Respostas para “Ipomoea Purpurea (Ipoméia)

  1. Boa tarde bruna , comecei a algumas semanas uma horta suspensa e tambem resolvi tentar germinar sementes de amor perfeitos sortidos topseed eu usei as duas tecnicas e nao germinaram vc poderia me ajudar por favor , e tambem consegui germinar dalia no guardanapo, depois transferi para um copinho, mas estou na duvida de quando mudar para o vaso definitivo.

    • Olá Elisabeth! Eu também tive pouca sorte com as sementes de amor-perfeito, mas ainda pretendo tentar germiná-las. Se um dia eu conseguir dou as dicas no blog, rs. Quanto às sementes de dália você pode transferir quando tiverem 30 dias ou quando as mudas tiverem a partir de 10cm de altura. Isso é uma regra geral, mas sugiro que você avalie se a planta está desenvolvida o suficiente para um transplante.
      Abraços Floridos

  2. Fiz a semeadura de seis sementes de Ipoméia Púrpura e esta iniciando o quinto dia. Fiquei muito surpresa porque no segundo dia a primeira semente ja brotou, no terceiro, brotaram as demais. Hoje, o vasinho improvisado esta cheio, vou precisar transplantar. Nao sei porque foi tão rápido, será que isso se deu por conta do clima? Moro em Manaus e estamos no verão, +/- 35°.

  3. Olá…. gostaria de começar o plantio de uma trepadeira, para cobrir um muro de 6m por 4m (altura) e preciso muito da sua ajuda!!!!! preciso q seja resistente ao sol, q seja perene e que possa ser plantada em vasos. Li um pouquinho sobre a Ipomea e achei as flores lindas, mas qual tipo devo plantar? e qual o tamanho do vaso? SOCORRO!!!!!!rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

    • Olá Paula! Você pode plantar tumbérgias, alamanda, entre outras. No caso da ipoméia só a rubra é perene e aliás uma das espécies mais bonitas. O vaso deve ser grande, por volta de 40 litros pelo menos.
      Abraços Floridos

      • Muito obrigada pela ajuda!!!!! ; ) vou dar uma pesquisada nas que vc indicou pra me decidir. rsrsrsrsrs Mas acho q vou ficar com a Alamanda… lembra minha infância!!! :D

  4. Obrigada, Bruna, plantei a minha ipoméia semana passada e hoje me surpreendi com muitos botõezinhos, acredito que daqui alguns dias ela estará florida, mas fiquei triste em saber que a Gloria da manhã não floresce o ano todo. mas enfim , as flores são maravilhosas. bjo e gostei de te conhecer, seu blog é muito interessante. espero uma visitinha sua.
    bernadethrocha . blogspot.com

  5. olá, sou novata na arte de plantar, mudei à dois anos em uma chácara e estou começando um jardim. Comprei uma muda da ipoméa rubra e uma da purpúrea e plantei próxima a um alambrado achando que cobriria como aconteceria com uma tumbérgia. Mas estou tendo dificuldade em conduzir a trepadeira. Tem alguma maneira certa de fazer isso? Por favor me ajude. aguardo resposta e obrigada.

    • Olá Bernadeth! Eu aqui já desisti de tentar direcionar as minhas ipoméias. Como são rebeldes! Eu coloco pra um lado e no dia seguinte ela já está totalmente enroscada para o lado contrário, rs. A minha ipoméia rubra eu tentei conduzir como eu queria por mais de um ano, mas certamente devo estar fazendo algo errado, rs, conduzir trepadeiras é uma arte que preciso aprender. No entanto, depois que eu desisti ela começou a crescer pra onde queria e está mais linda do que nunca. Como eu mesma desisti, nesse caso não posso te ajudar com dicas mais precisas, mas o importante é que elas fiquem lindas. ; )
      Abraços Floridos

  6. Oi, Bruna!

    Plantei as minhas no dia 4 de junho, fazendo tudo timtim por timtim do que vc falou. Ontem, 28 de junho, notei que minhas mudinhas estão “tombando”. Será que estão morrendo? O que faço? Socoooorro!!!

    Beijos!

    • Oi Luana! Me mande uma foto por email assim consigo ter uma idéia do que pode ser. Ela pode realmente estar morrendo ou simplesmente crescendo e precisando de algum tipo de suporte para se enroscar. Vamos torcer que esteja só crescendo : )
      Abraços floridos

      • Então, Bruna…
        Não tenho teu e-mail, então postei aqui:
        http://www.flickr.com/search/?q=ipom%C3%A9ias%20dod%C3%B3is.
        Perdão, pois também não sei mexer direito no Flickr, mas acho que dá pra ver…
        Hoje borrifei (pela primeira vez) aquele adubinho líquido que vc ensinou para flores (com farinha de osso), para ver se consigo salvar, mas como são bbzinhas, estou temerosa de perdê-las, pois estava sonhando muito com meu muro de ipoméias…
        Aproveitando, eu e minhas plantas agradecemos por suas dicas. Pena eu não ter fotografado o “antes e depois”, mas a diferença é incrível! Exceto pelas Ipoméias; que será que fiz errado? =(

        Bjbj!

  7. Pingback: Ipomoea Quamoclit « Os Saberes do Jardim·

  8. Oi! Obrigada por me responder! Eu e meus filhos achamos as sementes … Junto tinha ate uma taturana, rsrs. No susto quase perco as sementes, hehe. Mas tudo bem, e muito bom ver as criancas aprendendo a amar e respeitar a natureza. Aqui eles valorizam muito isso… Arigato ne, abracos.

  9. Ola! Moro atualmente no Japao e meus filhos estudam em escola japonesa. Na primeira serie, eles plantam e cuidam de ipomeias. Estamos agora nas ferias de verao e eles trouxeram as plantas para cuidar em casa. Todos os dias dao uma garrafa de 500ml de agua e anotam quantas flores sairam. Todos os dias saem flores e o professor deles me pediu para observar se saiu alguma semente. Nao entendo nada de plantas… A semente sai de onde… Ela sai dura ou mole… Por favor, se alguem souber… Eles terao que fazer uma redacao sobre a planta e eu nao sei como ajuda-los… Obrigada

    • Olá Fernanda!

      As sementes saem do mesmo local onde estavam as flores. As flores murcham, secam e no local onde elas estavam se forma uma cápsula. Essa cápsula é verde da mesma cor do caule no início e aos poucos ela seca. Quando a cápsula estiver bem seca você pode abrir e dentro você deve encontrar de 2 a 4 sementes. Abraços Floridos

  10. Pingback: Como Plantar Sementes « Os Saberes do Jardim·

  11. Olá pessoal!
    Estou plantando algumas sementes de Ipoméia Violacea, mas eu sou uma pessoa muito ‘urbana’, não vivi nem acompanhei muitos plantios ao longo da minha vida.

    Adoraria uma ajuda, estou começando o plantio de varias flores e arvores no meu quintal, pois acredito que a natureza traz luz e vida, mas eu tenho muitas duvidas…
    desde regar ou não a sementeira até quando colocar no quintar e etc… Seria muito encomodo pra alguem de vocês me corresponder por e-mail?

    PAZ E LUZ!

  12. sou apaixonada pela Ipomoea Alba ou dama da noite como é conhecida aqui em São Paulo, lembra minha infância e as pessoas que comigo viviam e não estão mais comigo. Aqui na Capital são poucas pessoas que tem jardim e porisso ficou mais difícil achar um pé dessa planta maravilhosa. Por favor me ajudem. Obrigada.

  13. Pingback: Fonte de Inspiração « Os Saberes do Jardim·

  14. as minhas estão em uma sacada onde pega sol da tarde agora no verão ..elas chegam a murchar, mas depois que escurece e elas esfriam eu rego e elas sobrevivem…

  15. Oi, Bruna :)
    Hoje saiu a primeira flor da minha ipomoea plantada em novembro.
    Após a germinação, na metade de dezembro eu viajei umas 2 semanas e as mudinhas quase morreram, mas eu continuei a cuidar delas assim mesmo e deu certo !!!
    Vou enviar a foto da minha primeira flor para o seu e-mail, se quiser pode postar aqui.
    Bj

  16. Olá, Bruna: também palntei minhas sementes de ipomeia, agora já as transplantei para o local onde vão ficar em definitivo, porem estou com uma duvida, quanto tempo demorão para florescer?? a ramada esta enorme, muito bonita, mas nada de flroes ainda. obrigada Tânia

  17. A Ipomoea Alba tem na casa da minha família no interior de SP (moro no RS), mas ela não dá sementes e se propaga por estaquia. Já tentei trazer várias vezes as mudas, mas ainda não consegui que sobrevivessem aqui. Se um dia ela produzir sementes eu te falo e se quiser te envio uma. É incrível no final da tarde com o vento vc ver uma a uma se abrir daquele jeito do vídeo :)

  18. Oi, Bruna :)
    Obrigada pelo retorno… não aguentei a ansiedade e plantei naquele dia mesmo em um substrato qualquer e muitas sementes já brotaram e estão com 2 folhinhas !!!!! Lindas !!!!!
    Você conhece a IPOMOEA ALBA? (moonflower)

    Enquanto a Ipomoea purpurea (morning glory) abre as flores de manhã, a alba abre ao anoitecer, é um espetáculo !!!!!! É maravilhosa !!!

    • Oi Patrícia!

      Essa eu não conhecia, é linda.

      Gosto muito também da ipomoea horsfalliae (ipomeia rubra). A minha está crescendo muito vigorosa agora e está com muitos botões, em breve vou ter fotos ; )

      Fico feliz que suas sementes tenham germinado. Ver as ipoméias crescerem é muito gostoso, crescem a cada dia. Você vai se apaixonar por elas.

      Abraços Floridos

    • Olá Patrícia. Tudo bom!

      Eu gosto muito do biomix, principalmente para germinar. Ele costuma manter bem a umidade, então é bom tomar cuidado com as regas para não exagerar. ; )

      Abraços Floridos

    • Se for a ipomoea purpurea ela se propaga por sementes. Todos os tipos de ipomeia que eu conheço se propagam somente por sementes.

      Procure pelas sementes em cápsulas marrons claras que se formam algum tempo depois que a flor murcha. Nessas cápsulas é possível encontrar de 1 a 4 sementes.

      Abraços

  19. Plantei varias sementes de ipomeia em jardineiras na minha varanda. Elas brotaram bem, e em pouco tempo já estavam se enrolando na grade e produzindo flores lindas. Porem, pouco tempo depois começaram a morrer. Como dão muitas sementes vou replantando sempre, mas nunca consigo que elas cubram a grade, como eu vejo em fotos. O que acontece? Já fertilizei, fiz de tudo mas eleas crescem um pouco e morrem. Por favor, me ajude.

    • Olá Mara!

      Essa variedade de ipomeia (ipomoea purpurea) é anual, então elas crescem muito rápido, dão flores, sementes e depois de algum tempo morrem.

      As minhas costumam ficar por meses muito bonitas e dão muitas flores, mas depois morrem mesmo. Os galhos secam e ficam só as sementes, que como você eu recolho e planto novamente. Se for isso que acontece com você é normal, esse é o ciclo de vida dessa planta.

      Se você quer uma ipomeia linda, que dê flores o ano todo e que seja perene (não morra após a floração) eu sugiro outra espécie que é a ipomeia rubra (ipomoea horsfalliae):

      http://www.jardineiro.net/br/banco/ipomoea_horsfalliae.php

      Ela é linda, rústica, dá muitas flores e quase o ano inteiro. O único porém é que ela tem um crescimento mais lento do que a ipomoea purpurea.

      Espero ter ajudado. : )

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s